A partir de agora, os taxistas de Salvador estão autorizados a operar com picapes grandes em suas frotas, conforme confirmado pela Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae). A entrada desses modelos no serviço de táxi na capital baiana abre espaço para veículos robustos e com maior capacidade de carga, como a Nissan Frontier, Fiat Titano e Volkswagen Amarok. Segundo o regulamento do SETAX (Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi).
Especificações e Regras para Operação
Cor e Programação Visual: As novas picapes devem ser pintadas na cor branco neve e adesivadas conforme as diretrizes do SETAX para facilitar a identificação.
Estrutura: Os modelos exigidos precisam ter quatro portas laterais e capacidade para cinco ocupantes (incluindo o motorista), além de sistemas de ar-condicionado.
Combustíveis permitidos: Para atender a uma demanda mais sustentável e econômica, os veículos autorizados podem funcionar com diversos tipos de combustíveis, como gasolina, álcool, diesel, opções elétricas e bicombustíveis, expandindo a flexibilidade na escolha.
Idade do Veículo: Apenas veículos com até dois anos de fabricação são aceitos para ingresso no SETAX, garantindo uma frota moderna e mais eficiente.
Procedimento de Cadastramento e Vistoria
Para integrar essas picapes ao serviço, os taxistas precisam solicitar o cadastramento junto ao SETAX. É necessária uma vistoria técnica admissional para garantir que o veículo esteja de acordo com todos os requisitos, assegurando conforto e segurança aos passageiros.
Impacto no Mercado
A novidade também beneficia montadoras e concessionárias, que poderão explorar este novo nicho de mercado ao oferecer picapes e modelos diferenciados com condições exclusivas para taxistas. Além disso, essa opção diversificada traz um diferencial ao serviço de táxi da cidade, ampliando o conforto e a experiência dos passageiros, especialmente em trajetos com maiores necessidades de espaço e capacidade de carga.
Respostas de 10
a liberação da compra da picape vai da margem aqueles que quer ter um carro bom e não pagar impostos e IPVA mas barato, resumo da ópera, o governo vai terminar tirando as inzençoes, só quem vai se ferra eo taxista
Quem reclama é quem não aprendeu a trabalhar neste novo cenário… nossos clientes não estão mais nos pontos de taxis. nao adianta ter carro o popular para tentar concorrer com aplicativos! nosso foco tem que ser outros clientes!
ótima iniciativa. precisa consseguir os descontos de ICMS.
creio que é mais uma tentativa de aperfeiçoar a mobilidade urbana.
parabéns pela iniciativa.
qto aos que discorda da iniciativa. Faz parte. Entre á *Raça Humana* existe pessoas que:
em uma eventual distribuição de Dinheiro, em Cédula de 100 reais.
Alguns dizem:
quero não.
Só queria, se fosse 2 de 50.
Resumo da 0pera.
0 ser humano está sempre insatisfeito.
Mera ilusão para o taxista raiz. Só quem vai adquir um veículo desses são os novos taxistas que entraram no sistema aproveitando a queda do valor da licença para não pagar os tributos, IPVA, IPI e ICMS reduzidos. Podem ter certeza que ninguem vai rodar em uma praça dessa que nós enfrentamos todos os dias com esses super carros para bater o dia todo e levar R$ 150,00 bruto para casa. Me deixem de FIAT MOBE mesmo, está de bom tamanho para esse concorrido serviço.
esses veículos são ideais para fazer avião. o serviço de táxi perde o felling da coisa.
Armação, isso e para favorecer alguns abnegados pois o verdadeiro taxista não precisa de picape.
O interessante é fazer o “trabalho ” completo, ou seja , precisa liberar as isenções previstas em lei para os taxistas.
muito top tava ansioso pra isso chega logo amei é parabéns ao sistema pela autorização
1 – Muito bom… Mais quanto custa o seguro de uma veículo desse?
2- Um carro altamente visado pelos bandidos…
3- Grande parte das ruas onde levamos clientes não suporta um carro desse…
4- Vai virar carro de carreto a preço de taxímetro… Ou a prefeitura vai autorizar preço diferenciado para carregar determinadas cargas?