A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP) da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, anunciou diversas medidas de reestruturação e ampliação de pontos de táxi, com o objetivo de melhorar o atendimento e reorganizar o sistema de táxi da cidade.
Ampliação de Vagas em Pinheiros e Mooca
Rua Jerônimo da Veiga – Ponto Privativo 1916
Na Rua Jerônimo da Veiga, altura do número 164, o Ponto Privativo 1916 passou por ampliação para atender até 4 vagas distribuídas em três segmentos:
– Segmento 1: 5 metros de extensão, 1 vaga;
– Segmento 2: 10 metros de extensão, 2 vagas;
– Segmento 3: 5 metros de extensão, 1 vaga.
O ponto agora conta com uma extensão total de 20 metros e capacidade para atender até 10 permissionários, com índice de rotatividade de 2,5 carros por vaga.
Rua Airi – Ponto Privativo 3143
No bairro da Mooca, o Ponto Privativo 3143 foi ampliado para 13 vagas, com extensão total de 65 metros, em quatro segmentos localizados na Rua Itapura, Rua Platina, Rua Padre Estevão Pernet e Rua Airi, em locais estratégicos próximos ao Hospital Prevent Senior e Clínica Prevent Senior. Com um índice de rotatividade de 1,92, o ponto suportará até 25 veículos.
Alameda Lorena – Ponto Privativo 1165
Outro ponto ampliado foi o Ponto Privativo 1165 na Alameda Lorena, próximo à Alameda Casa Branca e Rua Peixoto Gomide, também na Subprefeitura de Pinheiros. A extensão total agora é de 40 metros, distribuídos em quatro segmentos e com 7 vagas, permitindo até 22 carros com rotatividade de 3,14 carros por vaga.
Remanejamento e Transferências de Vagas
Remanejamento no Ponto da Rua Araújo
Uma das mudanças envolve o Ponto Privativo nº 1651, localizado na Rua Araújo, onde foi autorizado o remanejamento de uma das vagas, conforme análise técnica da Divisão de Estudos, Projetos e Eventos (DEPE). Este ajuste visa melhorar a distribuição de vagas e adequar o uso do espaço conforme a necessidade dos taxistas da região.
Transferência do Ponto na Rua Major Marcelino
Devido a obras, o Ponto Privativo nº 3205, antes localizado na Rua Major Marcelino, nº 178, foi transferido para a Rua João Boemer, nº 555, no bairro do Pari, sob a jurisdição da Subprefeitura Mooca. Essa mudança temporária permitirá que os taxistas mantenham suas operações sem interrupções, garantindo o atendimento ao público na área.
Redistribuição no Ponto da Rua Cardoso de Almeida
A Portaria SMT/SETRAM/DTP nº 242/2024 estabeleceu ajustes no Ponto Privativo nº 969, que agora conta com dois segmentos: o primeiro, na Rua Cardoso de Almeida, possui quatro vagas e o segundo, na Rua Doutor Cândido Espinheira, conta com uma vaga adicional. Com uma extensão total de 25 metros, este ponto passa a operar com um índice de rotatividade de 3,6 carros por vaga e suporte para até 18 permissionários.
Inclusão de Condutor no Ponto de Luxo da Rua Edward Weston
Por fim, a taxista Fernanda Scudeler Pontes, condutora de táxi com Alvará nº 009.771-28, teve deferida sua inclusão no Ponto Privativo de Táxi nº 1024, categoria luxo, localizado na Rua Edward Weston. A condutora terá até 90 dias para completar as formalidades necessárias, incluindo a comunicação com o DTP por meio de canais eletrônicos.
Criação e Extinção de Pontos de Táxi
Extinção de Ponto Livre e Criação de Novo Ponto Privativo na Rua Lopes Neto
Foi deferido o pedido para extinguir o ponto de táxi livre, da categoria comum rádio, e substituí-lo pelo Ponto Privativo nº 3239 na Rua Lopes Neto, próximo ao número 246. A mudança visa atender à demanda da região com um ponto privativo, que garante maior controle e organização dos serviços oferecidos no local.
Indeferimento para Criação de Ponto na Vila Dionisia
Outro pedido, que visava à criação de um novo ponto de táxi na Rua Afonso Lopes Vieira, 186, Vila Dionisia, foi indeferido. A negativa se deu após análise detalhada do processo administrativo, que concluiu que a criação do ponto não atendia aos critérios técnicos ou de viabilidade exigidos pelo DTP.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as medidas foram tomadas com base em análises técnicas que visam um melhor aproveitamento dos espaços públicos e a melhoria na qualidade do serviço prestado aos cidadãos, buscando aumentar a acessibilidade e eficiência nos deslocamentos urbanos.