Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Prefeito do Rio de Janeiro sanciona lei que extingue limitação de vida útil para táxis e estabelece vistoria anual para veículos com mais de dez anos

Táxis do Rio de Janeiro
Agora, desde que os veículos passem pela vistoria anual e sejam aprovados nos critérios de segurança, conservação, conforto e bom funcionamento, poderão continuar em operação independentemente de sua idade - Foto: Reprodução/falandodeviagem.com.br

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou, na última quarta-feira (21), a Lei nº 8.546, que extingue a limitação de vida útil dos veículos utilizados no serviço de transporte individual de passageiros por táxi no município. A nova legislação, de autoria da vereadora Vera Lins, também estabelece a obrigatoriedade de uma vistoria física anual para veículos com mais de dez anos de fabricação.

Com a sanção da lei, os taxistas do Rio de Janeiro não estarão mais restritos ao uso de veículos com idade limitada, o que antes obrigava muitos profissionais a renovar a frota regularmente, incorrendo em altos custos. Agora, desde que os veículos passem pela vistoria anual e sejam aprovados nos critérios de segurança, conservação, conforto e bom funcionamento, poderão continuar em operação independentemente de sua idade.

A vistoria física deverá ser realizada na pista de vistoria da Superintendência Executiva de Táxi e Transporte Individual (SETT). O objetivo é garantir que, mesmo com mais de dez anos de uso, os táxis mantenham um padrão de qualidade adequado para o transporte de passageiros.

Caso o proprietário do veículo não cumpra a obrigação de realizar a vistoria, poderá sofrer sanções administrativas, incluindo o bloqueio do veículo no sistema de gestão de táxis, além de possíveis suspensão ou cassação da autorização para operar o serviço.

A lei, que representa uma ajuda para muitos taxistas que enfrentavam dificuldades financeiras para renovar a frota, já está em vigor, e o Poder Executivo poderá expedir regulamentações adicionais para garantir a sua plena implementação.

(Visitas totais 4.727)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Anuncie no Banner Ampliado do Portal Ei Táxi 1140x560px

Siga nossas Redes Sociais