A chapa da situação do Sindicato dos Taxistas de Camaçari (Sintac), na Região Metropolitana de Salvador, foi reeleita com 72 votos. Raimundo Pereira de Souza assumirá a presidência e Leônidas de Jesus Loyola, a vice-presidência. O processo eleitoral foi realizado nos dias 24 e 25 de maio e contou com um total de 95 votos válidos. A chapa derrotada, que tinha Cândido Antônio Ribeiro Alencar na presidência e Jurandir Leal da Silva na vice, obteve 23 votos.
Após a morte, no dia 3 de março, do ex-presidente do Sintac, Nelson Ferreira dos Santos, infectado com a covid-19, Raimundo, que era vice de Nelson, assumiu provisoriamente a entidade e abriu um novo processo eleitoral conforme determina o estatuto.
Convencido pelos colegas a disputar o processo eleitoral e continuar à frente do sindicato, Raimundo montou a chapa da situação e colocou-se para o embate. Enquanto de outro lado, estava o taxista Cândido, opositor à situação, disposto a mudar o comando do Sintac.
Apesar de o momento não ser dos melhores, pode-se considerar positiva a participação dos eleitores no processo de votação, chegando a cerca de 44% dos 219 taxistas sindicalizados na cidade.
Raimundo, agora, assume a cadeira de presidente do Sintac pela primeira vez após um processo eleitoral. Suas participações, até então, vinham sendo na diretoria. Papel que correspondia às expectativas, a julgar pelo resultado deste processo eleitoral em que ganhou com 76% dos votos válidos.
“Foi uma eleição tranquila, composta de duas chapas. Fizemos esse pleito após 90 dias de falecimento do presidente Nelson Ferreira como determina o estatuto do Sindicato. Vamos prosseguir com todas boas ações que já vínhamos fazendo. Continuar ajudando os taxistas em suas demandas diárias”, disse Raimundo Pereira, novo presidente eleito do Sindicato dos Taxistas de Camaçari. Ele ficará no comando até 2024.
“Levo isso não como uma derrota, mas sim um ensinamento de vida. Coloquei meu nome pensando que a categoria queria mudanças, mas hoje vi que me enganei. Saio fortalecido… Foi feita a vontade da maioria da categoria. Boa sorte a Raimundo na condução de seu novo mandato”, afirmou Cândido Antônio.
Chapa Vencedora:
Raimundo Pereira de Souza – Presidente
Leônidas de Jesus Loyola – Vice-Presidente
Jonas Almeida Rios – Diretor Financeiro
Benedito Ângelo do Rosário Cruz – Diretor Administrativo e Patrimonial
Maurício Figueiredo de Santana – Diretor Assistencial
Josenilson Santos Cunha – Diretor de Esporte e Cultura
Rossano Costa Pinheiro – Conselheiro
Luis Carlos dos Santos – Conselheiro
Renildo das Neves Lima – Conselheiro
Luiz Gonzaga dos Santos – 1º Suplente
Valdemar Gomes da Silva – 2º Suplente
Edesio Antunes dos Santos – 3º Suplente
Vitor Chagas Gonçalves dos Santos – Secretário