Por Rodrigo Malveira
Após duas manifestações reivindicando a regulamentação dos aplicativos, realizadas em abril, taxistas do Recife prometem aguardar os prazos dados pela prefeitura para definir se existirão novos protestos. Em reunião entre o presidente do SINDTAXI-PE, Flávio Fortunato; o vereador Aerto Luna; o secretário de mobilidade e controle urbano, João Braga; e a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, realizada no último mês, ficou estabelecido que o prazo máximo para publicação do edital seria o dia 15 de maio.
De acordo com um dos líderes das últimas manifestações, o taxista Lúcio Mauro Souza (TP 0821), o movimento tem mantido diálogos com a secretaria de mobilidade e controle urbano em busca do cumprimento das datas estabelecidas, porém, já deixa avisado o que será feito caso isto não ocorra. “Vamos aguardar os prazos que foram dados. Se após esses prazos não tiverem nenhuma ação, vamos pra rua de novo, sim”, diz.
Sobre as pautas entregues após o protesto do dia 8 de abril, Lúcio diz que os taxistas ainda seguem no aguardo de uma resposta da prefeitura. Entre as solicitações estão a fiscalização dos veículos particulares que usam os chamados ‘pirulitos’ e os ‘miadores’ e também a fiscalização do Gás Natural Veicular (GNV) desses veículos.
Após a publicação do edital, a CTTU estabeleceu que as empresas ainda terão 120 dias para se regularizarem de acordo com as diretrizes da legislação municipal e, somente após isso, a fiscalização será iniciada.