Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Itapissuma tem a Caldeirada da Mira

prato site

Na primeira semana em solo pernambucano, a equipe do Ei, Táxi foi apresentada a uma delícia da tradicional culinária de Pernambuco, a Caldeirada. Mas não foi uma qualquer, e sim, a Caldeirada da Mira, uma cozinheira de mão cheia e que nos cativa pela sua simpatia.

 

A Caldeirada é um prato que mistura frutos do mar como camarão, arraia, polvo, marisco, sururu e lagosta; temperados com tomate, cebola, alho, coentro, azeite de oliva, sal, pimenta e leite coco; é servida com arroz branco e pirão. Um prato para 4 pessoas custa em média R$ 70. Antes, porém, você precisa tomar o Caldo da Caldeirada que é uma entrada ao prato principal.

 

O restaurante de D. Mira fica em Itapissuma, cidade localizada no Litoral Norte de Pernambuco, pertencente à Região Metropolitana do Recife (RMR), distante cerca de 40km, em mais ou menos 50 minutos pela BR-101, percorridos de carro.

 

Itapissuma, que em Tupi-Guarani quer dizer “pedra negra”, é uma cidade que está situada entre o mar e o Rio Itapissuma; foi fundada como uma vila por iniciativa de padres Franciscanos, nos anos de 1588; tornou-se distrito do município de Igarassu em 1892; ganhou a sua emancipação em 31 de janeiro de 1983; e possui aproximadamente 26 mil habitantes (IBGE 2015). A cidade é cercada por rios, mar e manguezais, por isso é reconhecida como um dos principais polos náuticos do Nordeste, além de ser considerada Patrimônio da Humanidade por sua reserva de Mata Atlântica.

 

Almiran Xavier Lins, ou simplesmente D. Mira, tem 64 anos, é itapissumense, viúva e mãe de um casal de filhos. “Já são 20 anos servindo a Caldeirada, meu filho”, conta a anfitriã, cheia de orgulho. Seu restaurante fica no Mercado Público, à beira do Canal de Santa Cruz que divide a cidade da Ilha de Itamaracá. O acesso para a Ilha é através da Ponte Presidente Vargas, conhecida como Ponte Itamaracá.

 

D. Mira com Adriano Rios, diretor executivo do Ei, Táxi - Foto Ei, Táxi
D. Mira com Adriano Rios, diretor executivo do Ei, Táxi – Foto Ei, Táxi

 

Mira tem os taxistas da cidade como pessoas importantes para o seu dia a dia. Para ela, profissionais como Costinha, Rogério, Dudui e tantos outros são essenciais tanto dentro da cidade quanto no deslocamento até a capital, trajeto que ela faz costumeiramente.

 

Então taxista, você que estiver com o seu cliente querendo comer uma Caldeirada, já sabe onde encontrar a Caldeirada da Mira.

 

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 525)

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais