O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realiza nesta semana a verificação periódica de taxímetros nas cidades de Birigui e Araçatuba, no interior paulista. A ação é conduzida pela equipe de fiscalização da regional de Araçatuba e tem como objetivo garantir a precisão das medições e a confiança nas relações de consumo entre taxistas e passageiros.
Em Birigui, as verificações ocorrerão nesta quinta-feira, 6 de novembro, a partir da rua Heleno Santos Silva, s/nº, no bairro Parque das Árvores. Já em Araçatuba, a aferição será realizada na sexta-feira, 7 de novembro, com ponto de partida na rua Arthur Ferreira Costa, s/nº, próximo ao Hospital da Mulher, no bairro Aviação.
O agendamento é obrigatório e deve ser feito pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br), tanto para o serviço de “Verificação” quanto para “Outros Serviços”, como troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro ou atraso de verificação. O não comparecimento ou atraso pode gerar penalidades ao permissionário.
No dia da aferição, o taxista ou responsável pelo veículo deve apresentar:
- Alvará de estacionamento válido emitido pela prefeitura;
- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
- Certificado da última verificação do Ipem-SP (exercício de 2024).
Os reparos ou manutenções dos taxímetros só podem ser realizados em oficinas autorizadas pelo Ipem-SP. Já os motoristas autuados por circularem com o equipamento irregular têm dez dias para apresentar defesa junto ao instituto.Segundo o Ipem-SP, a verificação periódica dos taxímetros assegura que o valor cobrado pelo percurso reflita corretamente a distância e o tempo de viagem. Durante o processo, são checados também itens como lacres, tarifas, pneus e condições gerais do veículo. O trabalho contribui para fortalecer a relação de confiança entre o cidadão e o poder público.










