O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) deu início a mais uma rodada de verificações metrológicas dos taxímetros em diferentes municípios paulistas. As inspeções, obrigatórias e anuais, têm como objetivo garantir a precisão na cobrança das corridas e reforçar a confiança entre passageiros e taxistas.
As novas etapas do cronograma contemplam as cidades de Taboão da Serra, região do ABC e São João da Boa Vista, em datas e locais definidos pelo órgão, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado.
Taboão da Serra
Em Taboão da Serra, a verificação acontece de 13 a 24 de outubro, de segunda a sexta-feira, na Rua Maria Aparecida Nicoletti, no bairro Condomínio Iolanda.
Região do ABC
Já os taxistas do ABC paulista (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) terão o serviço disponível de 15 a 17 de outubro, com ponto de partida na Rua Senador Queiroz, em frente à Praça Noêmio Spada, no bairro Vila Scarpelli, em Santo André.
São João da Boa Vista
Na cidade de São João da Boa Vista, as verificações estão programadas para os dias 14 e 15 de outubro, na Rua Alcedino Tonizza, em frente à Praça Doutor Octávio da Silva Bastos, no bairro Alegre.
Agendamento obrigatório
O agendamento é obrigatório e deve ser feito exclusivamente no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br), tanto para a verificação anual quanto para outros serviços, como troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de vistoria.
Na data agendada, o taxista deve apresentar:
- Alvará de estacionamento emitido pela prefeitura, dentro do prazo de validade;
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) na categoria “aluguel”;
- Certificado da última verificação do Ipem-SP (exercício de 2024).
Os reparos ou manutenções dos taxímetros devem ser realizados exclusivamente por oficinas credenciadas pelo Instituto. O não comparecimento ou atraso na verificação pode gerar penalidades.










