O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) inicia nesta terça-feira (11) uma nova etapa de verificações periódicas de taxímetros em diversas regiões do estado. As ações, que fazem parte do calendário anual do órgão, serão realizadas em Embu das Artes, Santana de Parnaíba e nas cidades do ABC Paulista, com o objetivo de garantir a precisão das tarifas e a confiança nas relações de consumo entre taxistas e passageiros.
A verificação metrológica é obrigatória e deve ser agendada previamente no site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br), tanto para o serviço de “Verificação” quanto para “Outros Serviços”, como troca de titularidade, furto, roubo, baixa de taxímetro e atraso de verificação.
Os taxistas que não realizarem o procedimento no prazo poderão ser multados e, em caso de reincidência, podem ter o alvará suspenso.
Embu das Artes
As verificações ocorrerão de 11 a 14 de novembro (terça a sexta-feira), das 9h às 14h, com ponto de partida na Rua Aleardo Carpi, nº 93, Vila Cercado Grande.
A ação será conduzida pela equipe da regional sul da capital e contempla também a mudança de tarifa municipal.
Santana de Parnaíba
Em Santana de Parnaíba, o atendimento acontece de 11 a 13 de novembro (terça a quinta-feira), no Estacionamento do Estádio Municipal Prefeito Gabriel Marques da Silva, localizado na Rua João Santana Leite, Chácara das Garças.
A fiscalização será realizada pela equipe da regional oeste do Ipem-SP.
Região do ABC Paulista
Já nas cidades do ABC (Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul), as verificações ocorrerão de 12 a 14 de novembro (quarta a sexta-feira), na Rua Senador Queiroz, em frente à Praça Professor Noêmio Spada, Vila Scarpelli, em Santo André.
A ação será coordenada pela regional de Santo André.
Documentos obrigatórios
Para realizar a verificação, o taxista ou responsável pelo veículo deverá apresentar:
- Alvará de estacionamento emitido pela prefeitura, dentro da validade;
- Certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel);
- Certificado da última verificação do Ipem-SP;
- Ordem de serviço de oficina credenciada e autorizada pelo instituto.
Importância da verificação
O procedimento tem como finalidade confirmar se o valor registrado pelo taxímetro corresponde corretamente à distância e ao tempo percorridos, conforme as tarifas estabelecidas por cada prefeitura.
Além do equipamento, os fiscais analisam o estado geral dos veículos, pneus, lacres e demais itens de segurança.Taxistas autuados por trafegar com taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao instituto.




