Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Inventado para evitar cobranças abusivas, o taxímetro se tornou um grande ‘vilão’ nos dias atuais para taxistas e passageiros

O taxímetro calcula o preço a partir da distância percorrida e tempo gasto no percurso - Foto: Reprodução/Nossa Vitória

Por Daniel Júnior – Equipamento obrigatório para calcular o preço a ser pago pelo serviço de táxi, o taxímetro causa receio e espanto. É por causa do taxímetro que muita gente deixa de utilizar o táxi. Na maioria das vezes, os passageiros ficam apreensivos com o que vai pagar no final da corrida.

O taxímetro mede o valor cobrado pela corrida, com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso.

Historicamente, o taxímetro foi inventado em 1891 pelo engenheiro alemão Wilhelm Bruhn. A sua invenção foi uma forma de evitar que os cocheiros (aquele que conduz um veículo puxado por cavalos ou algum outro animal) cobrassem preços abusivos.

Os primeiro táxis motorizados apareceram em 1896 na cidade alemã de Estugarda. No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipados com um sistema inovador de cobrança — o taxímetro.

Nos dias atuais, o taxímetro se tornou um ‘vilão’, pois muita gente acredita que o aparelho vai calcular altos valores no final de uma corrida. Um equipamento que foi criado com o objetivo de evitar cobranças abusivas, tem causado perda de clientes para os taxistas, sobretudo para aqueles que não aceitam prestar serviço sem o uso do taxímetro.

Em grandes eventos por todo o país é comum agentes notificarem taxistas, acusando-os de cobrança fora do taxímetro, mas na maioria dos casos é o próprio passageiro que provoca a situação, gerando no taxista o receio de perder a corrida. Ainda mais que o taxista sabe que os motoristas clandestinos fazem isso livremente, sem qualquer receio de punição.

Essa situação levanta o debate, mais uma vez, sobre o fim do uso do taxímetro físico e a migração para a cobrança através de soluções digitais, o que, inclusive, acabaria com despesas, com mudança tarifária e verificação anual de taxímetro.

Como forma de solucionar essa problemática, em algumas cidades a Prefeitura cria tabelas de preços de corridas em locais de grandes eventos.

 


 

Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!

Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei, Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).

 

 

(Visitas totais 38.906)

Compartilhe

Respostas de 109

  1. sou taxista em Campinas/sp , e posso dizer com muita certeza, e dificilmente um passageiro embarca sem antes perguntar o valor aproximado da corrida, e geralmente o valor que apontamos, fica dentro dessa estimativa. só queria deixar claro algumas pessoas que se manifestaram acima, e o táxi não é uma empresa de fachada, nós como motoristas somos realmente credenciados, não usamos perfil falso para dirigir, não ligamos para passageiros mudando os valores que a plataforma mostra e cobrando por fora.
    escolher ser enganado fique à vontade com a Uber.

  2. o próprio governo poderia criar o app taxímetro vinculado a conta Gov.br.
    o ajuste de tarifa seria gerido pelo governo mediante solicitação da categoria em cada cidade. Isso acabaria com os custos de verificação taximétrica e manutenção do mesmo.
    As prefeituras informaram quam são os taxistas permitidos para serem adicionados na plataforma Gov.br. inclusive deveria ser transparente o acesso para verificação tanto de taxistas como de usuários pela conta Gov.br.

    1. primeiro coisa tem que fiscalizar mais tem muito clandestino em São Paulo o taxímetro e o meio mais correto pra os passageiros ter certeza que não tá sendo dibriado ( Mais os órgãos públicos tem que fazer a sua parte e a polícia ir atrás dessas pessoas que dibria as pessoas)… ou cadastrar a Uber e estas empresa de aplicativos ou proibir porque tem mais Taxista Idôneo que desonesto.(Fiscalização e o jeito mais Certo pra acabar a safadeza) e a corrupião dos órgãos.

  3. moro no Rio de Janeiro e sempre vi taxistas reclamando dos uber…o problema é que em toda profissão vai existir avanço…e a realidade é que estamos na era digital, muito taxista não aceita, porém quero ver taxista aqui no Rio de Janeiro agora…já que ontem dia 12 a própria uber deu início ao cadastro de taxistas licenciados na cidade para rodar pelo aplicativo, deixando mais uma opção de escolha ao passageiro…o que vai ter de taxista se cadastrando…para poder ter mais corridas…infelizmente tenho que admitir que o valor do taxi na bandeira 2 realmente é muito mais caro que um dinamico da uber…passageiro gosta de conforto e economia. E infelizmente o taxista perdeu muito por conta disso. Mas felizmente a plataforma que é tanto criticado por taxistas esta dando a oportunidade de rodarem de maneira licenciada dentro do proprio aplicativo que tanto tem raiva…isso pelo menos na cidade do rio de janeiro…espero que isso se expanda para todo o estado e consecutivamente para outros estados do brasil.

    1. Temos o táxi.rio…não precisamos da Uber! Sobrevivemos até agora sem eles! Táxi no Rio de Janeiro é RESISTÊNCIA a esse sistema predatório praticada por esta empresa que não tem pelos seus “ parceiros “ ,e pelos seus passageiros respeito e transparência !

  4. Aqui no RJ tem o app da prefeitura Táxi Rio, que te informa uma previsão de tarifa. Só que na hora de pagar, o taxímetro sempre dá muito acima. Tem que brigar para o taxista te dar um desconto, o que foi considerado no início da operação e ele aceitou a corrida. Infelizmente, enquanto houver espertos, não vai pra frente. Já podia existe o taxímetro digital com o preço já acertado, pago por cartão ou Pix direto como nos apps. Sem surpresas no final da corrida.

  5. se o taximetro é tão ruim e causa tanto medo aos usuários de taxi porque as empresas de app como por exemplo a uber e 99 insiste tanto em ter o taxista na sua plataforma e detalhe eles cobram o mesmo valor do taximetro tira uma porcentagem para eles e faz o repasse para o taxista.
    muita gente fala mal do taxista mas na hora de ir embora para casa usa uma plataforma que vai utilizar o serviço do taxista e vai morde uma parte da renda do taxista.
    parem de inventa moda taximetro não assusta ninguém
    e taxista diga NÃO ao taximetro virtual ele pode ser manipulado.

    1. Utilizei por longos 13 anos os táxis. fazendo sempre o mesmo trecho na madrugada, ao sair do trabalho. Sabia de cor o preço da tarifa. Mas as vezes aparecia um filho do diabo, com um taxímetro adulterado que me lesava, mas eu ficava quieto para não estragar meu descanso. Daí surgiu os aplicativos. Hoje faço o mesmo trecho, mas só uso o aplicativo. Deixei o táxi de lado. Por vários motivos: “não tenho que ir procurar táxi, carros limpos e confortáveis, educados, etc.. Já passei muito problema com táxi, era motorista que fumava enquanto dirigia(eu sou alérgico a cigarro e outros produtos, infelizmente), motorista brigão no transito, motorista que não queria que eu fosse no banco de trás. porque não se achava “chofer”, os adulteradores de taxímetro, etc. Acho que essa “falha” de comportamento, levou ao surgimento dos aplicativos. Falta pouco para me aposentar, então deixarei de usar esse transporte com tanta frequência(6vezes por semana)

    2. só li besteira até agora, taxímetro foi feito para proteger o passageiro de preços abusivos, por isso a obrigatoriedade de taxímetro nos táxis, o taxímetro é exclusivamente aferido pelo inmetro para dar total segurança ao passageiro.
      Se hoje você pega um táxi e paga um valor X, amanhã você vai pagar exatamente o mesmo justamente por conta da aferição realizada pelo inmetro.
      Pessoal de aplicativo agora tá receioso que os táxis vão usar a mesma plataforma deles kkkk
      ontem foi vocês que invadiram o mercado dos táxis e hoje é os táxis entrando em seus aplicativos!!

  6. “prefiro o taxímetro do que me sujeitar as regras americanas desse app no Brasil”. estão aqui para explorar os pobres desempregados trabalhadores Brasileiros e levar o montante para os Países deles. Carros sucateados devido as corridas quase de graça, passageiros querendo ser seu patrão porque tem pontuação, desconto chegando a 40 por cento das viagens…so tomando no c……. e ainda tiveram que sacrificar a profissão do taxista para matar a fome de milhões de pessoas desempregadas nesses app que promete falso ganho… vai gastar tudo na manutenção…roda muito e os apps não estão nem ai. enfim, o Brasileiro é pau nu c…um país desse sem tecnologia de logística, tudo comprado politicamente e vendendo falso marketing….

  7. fira os yaximetros combtic tic nervoso através de botons escondidos q disparam os valores .táxi tem q acabar yaximetros e ser por meios digitais e ponto

    1. com os carros modernos tudo eletrônico taxímetro com selo e lacre do Inmetro e Ipem fiscalização vistorias quase que semestral kkkk tá assistindo muita série

  8. É muito bom criticar o serviço dos outros

    Queria ver você sem reajuste de salário por nove anos qual é a situação do taxista hoje

    Passou oito anos sem reajuste quando veio reajustar foi uma migalha de valor e agora mais um ano sem reajuste totalizando nove anos

    Enquanto isso ninguém critica os carros de aplicativos que na tarifa dinâmica é um absurdo e também cobram valores absurdos mas ninguém vem criticar só querem meter o pau no taxista

    1. se não tá sendo reajustado, brigue por isso, se não conseguir ou concordar mude de profissão mas não fique roubando as pessoas nas viagens sob o argumento de não estar sendo reajustado que isso não é justo. como tudo na vida se a profissão ficou ruim, se adapte e mude de profissão. e não estrague toda uma categoria por práticas erradas de uma pessoa isoladamente ou um pequena parcela do grupo. as profissões se adaptam todo tempo, veja as locadoras de filmes, datilografia, tecnologias mudam, Tai o exemplo de fax, cd, dvd, e graças a Deus o Uber, tax99, que TB já está na hora de mudar pq já estão de abusos das plataformas, começou tão bem…. a proposta era boa.

      1. Só fala merda, não sabe de nada, fica tranquilo que vai acontecer com vc a mesma coisa que aconteceu com o taxi espere e verá questão de tempo.

    2. se a profissão tá ruim mude e não estrague a categoria não se pode justificar algo errado porque o reajuste não ocorreu. as profissões evoluem e mudam, os aps tão já estão na hora de mudar as plataformas estão muito abusivas com os motoristas.

    1. Abusivo são as cobranças de taxas dinâmicas nos carros de aplicativos comi Uber e 99 assim como os burros que engolem esse abuso e pagam. melhor pagar o táxi

      1. Abusivo? Pra começar o Taxímetro é aferido com o valor que a Prefeitura homologou, com o Taxímetro nenhum passageiro é assaltado como tem acontecido aqui em minha cidade pelos clandestinos, corrida no Taxímetro com o valor de R$ 20,00 os clandestinos assaltam os passageiros e cobram R$ 30,00 alegando para os passageiros desavisados que o Táxi é mais caro, quanto a cobrança eletrônica seria péssimo pq nós taxistas teríamos que pagar para alguém uma porcentagem do meu trabalho, feito com o meu carro, que tem seguro e todos os impostos pagos.

        1. Lembrando que o taxista tem desconto de 30% a 40% na compra de. 1 veículo novo.
          O consumidor não sabe disso, então o outro carro que também trabalha com transporte alternativo não tem desconto, paga todos os impostos sem isenção

          1. verdade, por mim o taxista deveria pagar tudo normalmente todos os impostos referente a compra de carro, porque se é a empresa dele e lucra com isso então deveria pagar tudo como um comerciante ou empresário faz. iptu, pro imóvel que comparado ao IPVA nos táxis não é pago. taxas e impostos pra compra do imóvel sede da empresa…. para o taxista seriam os impostos da compra do carro zero que pra ser justo deveria ser cobrado. e se não ficar bom o cara troca de profissão, porque a vida é assim. as profissões novas surgem pra outras acabarem…. chama. se evolução.

          2. O valor máximo é de 30%, e não é desconto.
            É isenção de ICMS e IPI.
            É direito adquirido.

  9. Concordo com a reportagem. Como passageiro, iniciar uma corrida hoje em dia sem saber de antemão o valor que irei pagar por ela é algo que me deixa apreensivo. Um belo dia, cheguei de viagem na rodoviária Tietê à noite, estava cansado, com muita bagagem e pouca disposição pra caminhar até a saída e ficar aguardando um carro de aplicativo. Resolvi “encarar” o táxi e fui acompanhando o avanço do taxímetro com apreensão, pois quando ainda estávamos na metade do caminho, o valor mostrado no aparelho já estava muito acima do que eu esperava. No final, a corrida saiu o dobro do valor que eu pagaria por aplicativo. Podem falar o que for da tarifa dinâmica, a tal da “bandeira 2” faz um estrago muito maior no bolso do passageiro e pior, não tem como fugir kkk! Resultado, nunca mais pego táxi convencional pra fazer esse trajeto.

    1. Táxi e artigo de lucro pra quem pode pagar e busca segurança,aja visto que o mesmo retorna a seu ponto de origem desembarcado , já o motorista de aplicativo entra em nova corrida ,não liga ar e não oferece segurança seu bobo mão de vaca , que não valoriza a classe .

      1. não vejo assim já trabalhei com app dependendo da situação eu ligava o ar principalmente quando esta chuvendo

        1. 75% dos passageiros da úber nunca entraram num Táxi, agora vai a família inteira passear no Shopplng, o coitado do motorista do app, não conseguemarrumar o carro quando acontece algo, voces que defendem o app escravizam os motoristas de app, 18 horas de trabalho pra conseguir manter a família com dignidade.

      2. Amigo vc tá mal informado.
        Os motoristas de app são obrigados a ligar o ar condicionado,pelo menos no RJ.
        Inclusive,li uma matéria a respeito q nós podemos solicitar auxílio policial no caso do motorista se negar.
        Eu ando sempre de 99 . Graças a Deus nunca tive problema,os motoristas sempre chegam com ar ligado. Caso contrário eu solicito para q ligue mas nesse calor ,nunca precisei solicitar.

    2. sou taxicista, 4 passageiros queriam voltar da praia,dei meu preço achou caro,então pegou um carro de aplicativo e ficou empenhado no meio do caminho ,esquentou o motor do carro , sem cuidado com o carro ,valor muito baixo não dá pra pagar manutenção, meu carro é novo e o que ganho da pra manutenção…feitooo

    3. Isso aí, vai de aplicativo e boa sorte!
      Só uma pergunta. Você chegou no seu destino com segurança?

    4. Deus queira que vc não seja assaltado algum dia , já que já vi muitos motoristas de aplicativo com a famosa tornozeleira eletrônica.
      Além de que táxi sempre foi caro e só usa quem pode

  10. sou taxista 12 anos trabalho com clintes particular, não posso reclamar tem dia que não consigo atender passo para outro taxista de confiança, hj vejo maior parte passageiros uber mora periferia não consegue pagar taxi ,tem meia dúzia pessoas que tem condições mais anda aplicativo por sem maior barato ele não quer conforto com ar carro novo igual no taxi,

  11. Táxi é igual ao cobrador de ônibus, ainda existe, tem sua função, mas, por causa da tecnologia, todo mundo sabe que não precisa mais.

    1. não precisa mais até a hora que o Uber tá dinâmico ou não aceita uma corrida pra um local perigoso

      1. brinca muito !! taxi cobra o certo enquanto o dinâmico do app cobra absurdos !!! quem anda sempre de taxi tem noção do preço das corridas

    2. táxi paga seguro de passageiro (vida) para lhe levar em segurança do ponto A ao B. Em caso de acidente, o passageiro estará coberto por essa apólice. É obrigatório em qq táxi no Brasil. O Uber é o camelô do oficial. Não paga nada, cobra o que querem e na hora que bem entenderem. Vejo “CRIENTES” do Uber se abanando no banco de trás com os 4 vidros abertos e seguem como gado. Que perdoem os gados! É assim que vejo vocês. Em resumo:
      Passageiro de Uber, merece o serviço que lhes oferecem.
      É aquele papo:
      Moto 99, Moto Uber, Uber carro…
      Nada mais é do que o EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO. Simples assim!

    3. para quem é durão igual a você um Renault kwid sem ar condicionado um cara todo tatuado que ninguém sabe da onde veio e para onde vai deve ser ótimo
      táxi credenciado legalizado profissional anda no corredor de ônibus normalmente carros novos e com ar condicionado ligado por isso custa caro para durão igual a você não dá

  12. ” Receio, espanto ” sim muitas pessoas sentem medo do taxímetro e muitos que transporto originários do transporte de caronas por aplicativos me perguntam para que eu ligo o instrumento de cobrança.
    sempre ligo mesmo acertando o valor antecipado, São Paulo SP obriga a utilização e eu concordo, é a transparência do serviço legalizado do transporte remunerado. Inclusive recebo ofertas de corridas que ultrapassaram o valor dado no taxímetro mas o cliente quiz assim e nao questionou ao final.
    Infelizmente fomos tomados de assalto por aplicativos de carona e governantes corruptos incapazes e inescrupulosos, há dez anos o taxi respira com dificuldades, continuo ganhando a mesma coisa mas os lucros reduziram e isso no meu ver caminha para a extinção do Taxi nos próximos 10 anos se medidas não forem tomadas. Medidas iniciais como subsídios da aquisição do veículo novo assim como as ja existentes isenções dadas seria uma compensação pelo descaso do poder público com a profissão.

    1. o taxi jamais morrerá a não ser parabo taxista q ao invés de seguir firme com o taxi fortalece os após seja taxista e deixe com q eles se matem por si só e os passageiros q não usam taxi e querem correr riscos q continuem indo pelos após que com história da oferta e procura acabam cometendo o crime q nos q trabalhamos pelo tx somos punidos se cometer o crime de cobrar direto corridas fechadas dentro do município

  13. Táxi morreu! Só não vê, quem não está nas ruas. Carnaval no Rio provou isso. Táxi vive os seus últimos anos de agonia. Aqui no Rio só é taxista ainda quem é aposentado ou quem vive nas costas da sogra, sogro, pai ou mãe.

      1. um dia muita gente irá sentir saudade do taxi. tanto os passageiros quanto os motoristas de aplicativos que terão de arrumar outra atividade, pois os carros autônomos estão chegando. as tarifas inicialmente irão baixar,mas é. seguida será majorada para aumentar seus lucros.

    1. Vc está muito enganado, o táxi e patrimônio do Rio de janeiro e por isso continua e sempre continuará de pé sou taxista com muito orgulho, e continuo ganhando meu dinheiro e pagando minhas contas, sem nenhum aperto e olha que meus gastos e bem grande.

    2. Vc está completamente enganado. O movimento está melhorando. Nossa concorrência é com nós mesmos. Os escravos que trabalham para os aplicativos , para piorar, agora sofrem com a concorrência das motos. de mal a pior.
      quem anda de táxi, continuará. Quem já andou, está voltando.

      1. Não volto mesmo. Só usava táxi para ir e vir de aeroportos. Para ir ainda dava, mas para voltar eram sempre desonestos.

        O problema do Uber hoje é que muitos motoristas são ex taxistas e levaram junto os maus hábitos e os carros sem manutenção Embora um pouco mais caro, a solução é o Ubet comfort

  14. já vi q quem fez a reportagem não é táxista, e q também não entende do assunto, vou dedicar meu precioso tempo a explicar pra vcs.
    o taxímetro cobra KM rodado e tempo parado, sim tempo parado, e está correto, carro parado também consome, a não ser q vc queira passar calor no carro, pois carro desligado não funciona o ar-condicionado, mas aí é melhor vc pegar um uber, pq motorista de táxi q se presa não vai querer passar calor com vc não.
    e com relação ao km rodado, sabe quando vcs falam pro motorista da uber fazer o caminho q vcs querem pra deixar ou pegar alguém, aumentando o caminho, e eles olham com cara feia pra vcs, pq vai aumentar o caminho e não a remuneração deles, pois é, no táxi não tem disso, o taxímetro corrige essa alteração.
    A tarifa do taxímetro é justa, é calculada pelo setor de transporte da prefeitura de forma a manter sustentável o serviço de transporte de táxi.
    O passageiro q deixa o táxi por causa do seu valor, ou é por dificuldade financeira, mas tão logo passa essa dificuldade ele volta. ou é pq nunca foi passageiro escopo do táxi. Digo isso fazendo uma analogia básica:
    pense assim vc tem o Mc.donalds (é o táxi) e vc tem o Podrão (os concorrentes)
    então vc deve conhecer gente w só vai no mc Donald’s e gente q só vai no podrão e gente q vai nos dois.
    vai ter hora q o podrão vai parecer melhor ,ou ainda se apresentar melhor ou mais barato, mas no final é só um podrão, e o melhor é o McDonald’s é mais caro, então só vai quando ta sobrando.

  15. Mas o autor usa de má fé descaradamente !
    Na verdade quem assusta o passageiro é a TARIFA DINÂMICA dos aplicativos estrangeiros, onde não existe uniformidade de valores em relação a distancia percorrida e ninguém sabe responder o critério utilizado.
    O taxímetro é na verdade a ferramenta mais moderna e eficiente que garante ao passageiro e ao taxista que os valores estão exatamente corretos para ambos e que foi aprovado e fiscalizado pelo governo federal.

    O autor erra ao dizer que o taxímetro é um vilão sendo que na verdade o vilão são as empresas de aplicativos de transporte que destroem todo o trânsito e transporte terrestre do Brasil .

    1. autor de bosta taxímetro a forma mais justa cobrando tempo x distância, os apps miseráveis na maioria das vezes não cobram as adversidades do trajeto corridas na aceitação com tempo estimado de X quando aumentado por alguma adversidade não repassa o valor justo por exemplo corridas de 10 reais com tempo estimado de 10 min, com alguma adversidade a corrida passa a ser de 1hora, essa mesma corrida de 10 quando é reajustada que não é sempre vai para 12 13 no máximo, forma totalmente errada de ser cobrada, o mais justo sempre vai ser cobrar pela corrida em tempo real com trajeto e distância percorridos

    2. Cruz, vc acertou na mosca, esses caras dizendo que o taxímetro é vilão do taxista, isso é a maior imbecilidade que já ouvir sobre nossa categoria.

  16. Motor parado, taxímetro desligado.Para não haver cobrança indevida.Deus chama de balança enganosa e abomina seu uso.

    1. morreu pra quem.nuncs viveu do..taxi o táximetro e um aparelho vc aferido pelo imetro todos os anos e o valor justo cobrado não sob demanda como os aplicativos que hj cobram 10 reais numa corrida e amanhã na mesma corrida cobram 100..quem está acostumado com o.legal nunca vai andar no ilegal. vida longa ao táxi!!

  17. precisamos de comentários construtivos pois vejo que a cobrança no taxisimetro pode ser inovada,mas motorista de app quer prestar serviço de táxi quando chegam a conclusão que não deram a manutenção devida em seus carros.precisam de formar uma categoria e cobrar o app que faturam milhões.acorda!!!

  18. sou do Estado do Espírito Santo, confio e só procuro táxi, segurança, higiene, conforto, e não a cobrança indevida e muito menos leilão na corrida!

    1. sou de Bragança PA, trabalho há 16 anos como motorista de táxi.Na minha cidade rodamos valor tabelado,não usamos taxímetro, mais nós últimos anos apanhamos muito com a clandestinidade e transporte de aplicativos, tanto que estou me planejando pra deixa a profissão e partir pra outro ramo.

      1. comentário do colega aí de Bragança Paulista exatamente que pode acontecer se agente perder o taxímetro e de nada fazer com os clandestinos e tbm os carros de Aplicativos que são tbm clandestinos só para identificar melhor .sou de Salvador tenho 27 anos e Amo o quê faço ,porém tá complicado se tem alguém responsável por tudo isso são nossas autoridades

  19. O serviço de táxi no Brasil existe há quase 500 anos, desde que os primeiros veículos motorizados começaram a circular nas grandes cidades.
    História do táxi no Brasil
    O primeiro táxi do Brasil foi conduzido por Felisberto Caldeira no Rio de Janeiro em 1908.
    Os motoristas eram chamados de “chofer de praça”.
    O nome “táxi” vem do taxímetro, inventado na França no início do século XX.
    O primeiro serviço de rádio-chamada (rádio-táxi) do Brasil surgiu em Curitiba em 1976.
    A profissão de taxista foi regulamentada no Brasil em agosto de 2011 pela Lei Federal nº 12.468, a lei do táxi.
    Padronização dos táxis
    No final da década de 1970 e no início dos anos 1980, os táxis foram padronizados na cor amarela, inspirados no “Yellow Cab” americano.
    A cor amarela foi idealizada por John Hertz, em 1915, porque, segundo ele, a cor amarela somada à cor vermelha poderia ser vista de muito longe. CONHEÇA A HISTÓRIA DA PROFISSÃO PRA NÃO SAIR POR AÍ FALANDO BESTEIRA. TAXI É O CAMINHO CERTO TAXÍMETRO É O JUSTO PARA O TAXISTA E CLIENTE

    1. Muito bem dito, taxi legal, é aquele regulamentado por prefeituras. o resto, são essas imoresas internacionais de aplicativos, explorando pobres coitados em todos os países. (vergonha). Apoio total aos taxistas de todas as cidades. Os taxistas, precisam de aplicativos com mais tecnologias, que sejam das prefeituras, e só.

    2. Eu estava lá, eu vi o Pedro Álvares Cabral pedindo um taxi.
      E na outra calçada, o Maluco Beleza, Raul, tocando Gitá…

    3. kkkkkkkkkkkkk

      500 anos de taxi? Pedro alvares cabral desembarcou no Brasil e já entrou em um taxi para dar um “rolê”…

  20. Ei , táxi é um serviço de utilidade pública que está no mercado a mais de 100 anos. Com certeza esse jornalismo sensacionalista está levando algum por fora pois até os passageiros que saíram para se aventurar nos app regressaram ao serviço de táxi pq viram que o serviço de táxi é excelente e seguro motoristas preparados e carros bons…. Vai procurar algo de útil para fazer seu jornaleco de 5 categoria

  21. Ei táxi, vcs nunca me enganaram! jornalzinho tendencioso, criado para levar desinformação para os taxistas e para sociedade. Ao invés de vcs criticarem o Taxímetro, aparelho este que está presente em todo serviço de TÁXI do mundo é um aparelho que leva o preço justo da tarifa, um aparelho seguro e eficaz que leva consigo a ” TARIFA PÚBLICA”. Porque vcs ao invés de atacar o serviço de TÁXI não falam da verdade da roubalheira dos aplicativos travestidos de modernos mas que na verdade usam dos ALGORITMOS e da Tarifa Dinâmica uma ferramenta de ROUBO. Vcs da redação deste jornal são pessoas que trabalham dia e noite para destruição do táxi. CANALHAS!!

    1. entendo os lados
      o taxímetro poderia ser trocado sim por um app ou algo do tipo para finalizar corrida, no atual momento talvez ter os dois fosse o melhor
      Quanto a não usar o taxímetro em eventos, está errado, infelizmente toda profissão tem os maus profissionais

      agora absurdo tbem, é ver carros apps trabalharem até hoje sem regulamentação mínima, todo avacalhado, porém tem preço baixo né ( aí ninguém enxerga o resto) sem falar das tarifas dinâmicas ” um absurdo” além daqueles motoristas que tbem não ligam app e cobram por fora , os apps de moto então , sem comentários …

      são muitas coisas erradas para ser debatido e melhorado que o poder público tinha que organizar pra ontem!!!!

    2. Melhor é Uber preço fixo…tem alguns taxistas que já nem usa taximetro mas ja definem o preço na “marretada”

      1. taxistas tbm querem o digital .mas aí o poder público não vai mais ganhar dinheiro deles p aferir todo ano.regular significa pagar

        1. boa tarde quem está defendendo os taxista são auta sociedade eles só atendem os grandes centros vocês já viram taxista atendendo as comunidades periferias supermercado os APP rodam por tudo pega nos bairros ele para qualquer lugares viva nos

  22. Olá boa dia , concordo com o colega Ivanir , está mais do que na hora de se criar um App só para táxi , o cliente já está se acostumou a pedir o carro para fazer o seu transporte através do aplicativo , e eles já querem saber o quanto vai ser pago e não ter a surpresa de quando irá pagar …
    Temos que acompanhar a evolução e não ficar perdendo clientes por tá resistindo a modernidade… a tecnologia está na palma da mão hoje todo ser humano tem um smartphone e quer ter todas informações do hora…
    Cria um Aplicativo somente para táxi séria melhor coisa para todo nós tanto taxista quando os clientes.
    como Ivani falou , a gente já sair de casa com o aplicativo ligado e as corridas chegando até nós.
    Aplicativo de táxi Já , modernidade sim!!!

    1. Nobre colega já temos a muito tempo! táxi é pioneiro em vários sentidos! até antes de temos o SAMU!No que atendemos várias EMERGÊNCIAS ! INCLUINDO TBM VARIOS PARTOS! E NUNCA COBRAMOS POR POR ISSO!

      1. Na minha opinião a pessoa para falar de um assunto teria que no mínimo ter conhecimento de causa ou seja ir para o campo pesquisar a realidade das ruas sugiro ao jornalista ir a algum evento de grande porte e tentar pegar um transporte e verificar se isso que ele defende acontece na realidade infelizmente essa prática abusiva chegou até em alguns maus profissionais do táxi. Lembrando ao colega taxista que tem essa opinião desse jornal a nível de Brasil existem varios apps de taxis inclusive o 99 que pratica um valor abaixo do taxímetro e nem possuem bandeira 2 pelo menos aqui em Belo Horizonte

    2. concordo plenamente estamos ultrapassados só tendo custos e desgastes com cliente com imagem de ser está sendo lesados que venha aplicativo para táxi

  23. e tem mais os abutres faz as corridas bem baixa e aínda dizem que são profissionais nem dirigir sabem direito param em qualquer lugar ligam o alerta e acham que estão certos mais fazer o que né os governantes que são culpados disso estão envolvidos até o pescoço aí virou esse inferno que tá eu só queria que tirasse esse monte de taxas que nós pagamos

  24. o problema é que os taxistas tem um monte de coisas p pagar renovação de alvará aferição do taxímetro e o imposto pagamos dimais p tão pouco

  25. Boa noite.eu acho que o taxímetro é o justo.porque se for cobrar no ” tiro”,com certeza sai mais caro para o cliente.

    1. boa noite se o taxímetro e obrigado a usar que ligue quando sai nem o passageiro perde nem o motorista agora preço combinado acaba ficando mais caro o problema e o medo do passageiro que fica em dúvida

  26. já existe taxímetro digital em muitas cooperativa pelo app que usam, o problema que as empresas que contratam este serviço querem vantagens, como valor baixo de km rodado, não pagar hr parada, entre outras, ficando no final um valor super baixo de faturamento as vezes chega mais de 30% a menos do valor final do taxímetro, tanto físico como digital. Outro fator, falo de SP, empresas e usuários comuns preferem o táxi, as vezes até mesmo pelos apps UBER, 99, IN DRIVE, por ter mais segurança, um profissional qualificado e legalizado, e pelo táxi circular no corredor, e não enfrentar o trânsito caótico, mas não querem pagar o valor real do sv. Infelizmente a classe não é unida para pleitear o verdadeiro valor que merece a profissão.

    1. querem de qualquer forma falar no taxi, porque não fala da uber, uma empresa clandestina operando de maneira irregular, qual é a fiscalização. as rua toda esburacada. este é seu trabalho amado.

    2. o taxímetro é o melhor meio de cobrança, cai chuva e faça sol o valor é o mesmo ,nem para o passageiro e muito menos p o motorista!

  27. Sr jornalista por favor assista a reportagem feita pelo ilustre Hermano Henning e espero que entenda o por que do taxímetro e a brilhante profissão de taxista

    1. provavelmente esse jornalista deve ser um daqueles que defendem a escravidão dos tempos modernos a exploração desses coitados que são explorados pelos aplicativos quer que o taxista trabalhe de graça como esse pessoal são explorados pelos Uber da vida

  28. Boa tarde! A muito tempo venho batendo nessa tecla, de que precisamos inovar também. Já imaginou, ter um taxímetro digital, que além de contar o valor da corrida, pudesse colocar-nos em contato com o cliente. Um aplicativo que todos os taxistas do Brasil, seria obrigado a ligá-lo toda vez que saírem de casa. ” APP NO LUGAR DO TAXÍMETRO FISICO JÁ “

    1. a sugestão é excelente pena que nunca vai ser posta em prática pois atrás do taxímetro tem empresas e despachantes que vivem sugando o pouco dinheiro do trabalhador taxista

    2. querem de qualquer forma falar no taxi, porque não fala da uber, uma empresa clandestina operando de maneira irregular, qual é a fiscalização. as rua toda esburacada. este é seu trabalho amado.

      1. Existe a tecnologia e entendo que já deveria ser atualizado remotamente, evitando despesas e tempo perdido. Taxímetro com Chip de dados e atualização anual, ou apenas um Taxímetro digital…

  29. Quem paga quer pagar o mínimo possível e quem recebe quer receber o máximo. No passado houve muito golpes usados por taxistas que fraudavam o taxímetro entre outros artifícios como pegar desvios, etc…, além da bandeirada. Isso sempre assustou os passageiros. Os apps eliminaram tudo isso, pois o passageiro pode escolher o carro e já sabe como e quanto vai pagar.

  30. boa tarde, me chamo Marcus Vinicius, sou taxista em Salvador – BA, sou contra a retirada do taxímetro que é a nossa forma de cobrança justa pela corrida, porém, principalmente em grandes festas, muitos passageiros nos perguntam quanto cobramos para tal destino mas, os mesmos já vem com o preço baseado nos aplicativos e muitos dizem ” no aplicativo está dando um valor mais barato”, forçando o taxista a aceitar a viagem.

    1. também sou taxista em João pessoa me parece que vai haver um aumento de tarifa na cidade e pelo que apurei vai ser cobrado 300,00$ para essa mudança no táximetro só temos dois despachantes credenciado então eles cobram o que querem com o taxímetro virtual acabaria com esse abuso

  31. mais uma vez a ei táxi aborda um assunto de grande importância para toda a classe taxista que mostra mais uma vez a falta de apoio das autoridades porque o que o táxi precisa é de apoio e se modernizar um app para o táxi seria um início de uma melhora para o táxi

  32. precisa é que a polícia prenda os motoristas de aplicativos que trabalha oferecendo fora do aplicativo, aqui no oba em Rio preto passageiro foi roubado em 3000 mil reais e deixaram ele no meio do mato

  33. verdade o passageiro quer saber quanto vai ficar o valor da corrida os taxímetro precisa urgentemente se modernizar eu sou a favor de um APP no smartphone temos de se modernizar urgentemente para não ficar pra trás nossa categoria é centenária.

  34. Realmente é um assunto bem pertenente esse abordado pelo jornalista Daniel do (eitaxi). O órgão responsável pelo serviço de táxi não consegue enxergar novas inovações no seguimento. Deveriam se atentar a inserir novas tecnologias disponíveis no mercado e descentralizar do atendimento físico e acompanhamento entre taxistas e usuários do serviço de táxi. Mais isso sabemos que é um desejo utópico. Pois a prefeitura não dá importância e não tem interesse para melhorar o sistema. Fica aqui meu desabafo!!

  35. Bom Dia ! ótima reportagem, mas perdeu a oportunidade de esclarecer para população os valores cobrado pelo taxímetro. as associações e sindicatos de todo país precisa produzir campanha pra desmentir os app’s que colocou na cabeça da população que táxi é caro. foi assim que eles ganharam para o táxi .

    1. boa tarde eu me chamo Lívio Capinam sou de Salvador BA e trabalho na profissão de taxista a 19 anos parabéns pelo assunto abordado mas no meu ponto de vista as autoridades de trânsito e as prefeituras são coniventes com toda essa situação que vem ocorrendo em nosso país, a Uber veio para o Brasil com uma proposta bonita corrida Barata mas hoje ela cobra o mesmo preço de bandeira 1 para o passageiro e paga pouquíssimo ao motorista e nos horários de pico ela chega a cobrar mas caro que o táxi na bandeira 2 mas os passageiros não reclama do preço.
      no meu ponto de vista o app Uber veio e legalizou a clandestinidade no Brasil.

    2. Táxi é mais caro que app e isso é um fato. Mas não é só isso, pois os app tem outras vantagens como já mostrar o valor da corrida e não precisar um táxi passar bastando apenas solicitar a corrida no app, não ter bandeirada, ter mais segurança já que a corrida pode ser monitorada, etc…

      1. sim mas quando o aplicativo cobra na dinâmica todo mundo corre para taxi ,, vocês passageiros tem que se decidir ,,, hoje é um maior vilão o taxímetro mas eu vejo que os aplicativo cobra um preço surreal aos seus passageiros.

  36. me chamo: João Batista sou taxista há 25 anos em Brasília DF sou de acordo com mudança desde que seja pra melhoria da profissão que se encontra enfraquecida devido os aplicativos e na maioria das vezes o transporte pirata ☠️ que as autoridades nada fazem.

    1. boa tarde eu me chamo Lívio Capinam sou de Salvador BA e trabalho na profissão de taxista a 19 anos parabéns pelo assunto abordado mas no meu ponto de vista as autoridades de trânsito e as prefeituras são coniventes com toda essa situação que vem ocorrendo em nosso país, a Uber veio para o Brasil com uma proposta bonita corrida Barata mas hoje ela cobra o mesmo preço de bandeira 1 para o passageiro e paga pouquíssimo ao motorista e nos horários de pico ela chega a cobrar mas caro que o táxi na bandeira 2 mas os passageiros não reclama do preço.
      no meu ponto de vista o app Uber veio e legalizou a clandestinidade no Brasil.

  37. sou taxistas a 11 anos e não concordo com a retirada do TAXÍMETRO, com esse aparelho tenho a certeza e segurança do valor que tenho direito de cobrar, sem isso não saberei se estou sendo correto com o cliente, sem dizer que tbm abre mais brechas prós piratas cobrarem da mesma forma.

    1. Não concordo em retirar o taxímetro dos táxis ou qualquer outra forma de cobrança fora do equipamento.
      o Taxímetro é a essência dos táxis, com os novos nichos de mercado, querem descaracterizar o serviço que há anos serve com excelência a população, veja que até os pedágios estão passando por transformações, onde será cobrado pela quilometragem percorrida, assim como o taxímetro……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. 

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

17 0 instagram icon
A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país. 

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês. 

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

18 1 instagram icon
A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos. 

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas. 

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria. 

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT
...

5 0 instagram icon
O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano. 

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão. 

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim. 

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades. 

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim.

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF
...

10 2 instagram icon
Nos últimos meses, diversas prefeituras e veículos de imprensa têm divulgado diferentes datas para o fim do prazo de transferências e sucessões de alvarás de táxi no Brasil. Algumas cidades, como São Paulo e Recife, estabeleceram limites em 10 de abril e 31 de março, respectivamente. No entanto, de acordo com a decisão oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo final é 20 de abril de 2025. 

A confusão ocorre porque cada município tem autonomia para organizar seus processos administrativos, mas nenhum pode restringir a janela temporária concedida pelo STF antes do prazo estabelecido. A decisão que modulou os efeitos da inconstitucionalidade das transferências foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) em 20 de abril de 2023. O Supremo determinou que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade só seriam aplicados após dois anos, ou seja, a partir de 20 de abril de 2025. 

O que diz o STF? 

O item 5 da ementa do acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5337, relatada pelo Ministro Dias Toffoli, estabelece que: 

“Embargos de declaração dos quais se conhece e aos quais se dá provimento para modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, conferindo-se a eles efeitos pro futuro, para que a decisão de mérito só produza seus efeitos a partir de dois anos, a contar da data da publicação da ata do julgamento dos presentes aclaratórios.” 

Ou seja, a decisão do STF permite que os municípios continuem realizando transferências e sucessões até 20 de abril de 2025, e qualquer limitação imposta antes dessa data pode ser contestada por taxistas que desejam exercer seu direito dentro do prazo concedido...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #STF #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Nos últimos meses, diversas prefeituras e veículos de imprensa têm divulgado diferentes datas para o fim do prazo de transferências e sucessões de alvarás de táxi no Brasil. Algumas cidades, como São Paulo e Recife, estabeleceram limites em 10 de abril e 31 de março, respectivamente. No entanto, de acordo com a decisão oficial do Supremo Tribunal Federal (STF), o prazo final é 20 de abril de 2025.

A confusão ocorre porque cada município tem autonomia para organizar seus processos administrativos, mas nenhum pode restringir a janela temporária concedida pelo STF antes do prazo estabelecido. A decisão que modulou os efeitos da inconstitucionalidade das transferências foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) em 20 de abril de 2023. O Supremo determinou que os efeitos da declaração de inconstitucionalidade só seriam aplicados após dois anos, ou seja, a partir de 20 de abril de 2025.

O que diz o STF?

O item 5 da ementa do acórdão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5337, relatada pelo Ministro Dias Toffoli, estabelece que:

“Embargos de declaração dos quais se conhece e aos quais se dá provimento para modular os efeitos da declaração de inconstitucionalidade, conferindo-se a eles efeitos pro futuro, para que a decisão de mérito só produza seus efeitos a partir de dois anos, a contar da data da publicação da ata do julgamento dos presentes aclaratórios.”

Ou seja, a decisão do STF permite que os municípios continuem realizando transferências e sucessões até 20 de abril de 2025, e qualquer limitação imposta antes dessa data pode ser contestada por taxistas que desejam exercer seu direito dentro do prazo concedido...

Acesse e leia a matéria completa. Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #STF #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
...

13 2 instagram icon
Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa.Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi

Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa.Link na Bio📲

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi
...

30 1 instagram icon
Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-da-frennataxi-intensificam-mobilizacao-em-brasilia-contra-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi

Com o prazo final para transferências e sucessões de alvarás de táxi se aproximando, membros da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI) estão em Brasília nesta semana para uma série de reuniões e encontros com parlamentares. O principal objetivo da mobilização é buscar apoio político para tentar ampliar o prazo das transferências, que se encerra em 20 de abril de 2025, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do STF, proferida em 31 de março de 2023, criou uma janela temporária permitindo que as prefeituras realizassem as transferências até abril deste ano. Antes disso, em 2021, a Corte havia considerado inconstitucionais os dispositivos da Lei da Mobilidade Urbana que garantiam esse direito aos taxistas. Agora, com a data-limite se aproximando, milhares de profissionais pelo Brasil estão apreensivos, temendo perder a possibilidade de passar a outorga para seus herdeiros ou de realizar negociações dentro do setor.

Muitos taxistas relatam dificuldades em realizar a transferência devido à burocracia imposta por algumas prefeituras, que têm atrasado a análise dos processos e dificultado a conclusão das solicitações. A preocupação é que, mesmo tendo iniciado o pedido antes do prazo, muitos profissionais fiquem impossibilitados de concluir a transferência até a data estipulada.

Diante desse cenário, os representantes da FRENNATÁXI buscarão apoio parlamentar para tentar alguma medida junto à Suprema Corte, visando uma prorrogação do prazo.

Audiência pública e reuniões no Congresso

Além dos encontros com deputados e senadores, os taxistas também participarão de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, onde poderão expor suas demandas e discutir possíveis soluções para a categoria. Confira a agenda da semana:

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-da-frennataxi-intensificam-mobilizacao-em-brasilia-contra-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SenadoFederal #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #FrenteParlamentardoTaxi
...

11 0 instagram icon
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mudanças no ponto de espera dos táxis bandeira que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A medida foi tomada após solicitação da Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal.

Segundo o diretor de Transportes Públicos da SMTT, coronel José Carlos Cruz, a alteração foi necessária porque o antigo local de espera dos táxis estava interferindo nas operações do aeroporto. “Os caminhões que abastecem as aeronaves enfrentavam dificuldades para manobrar devido à presença dos táxis próximo à entrada principal. Com isso, a reorganização se tornou essencial para garantir mais fluidez e segurança no local”, explicou.

Ainda de acordo com Cruz, o espaço utilizado pelos taxistas não correspondia ao determinado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal, a Infraero (antiga administradora do aeroporto) e a SMTT. O TAC estabelece que os táxis bandeira devem ter um ponto de embarque com três vagas em frente ao terminal e um ponto de espera na avenida Júlio César Leite, próximo à parada de ônibus.

Para regularizar a situação, a SMTT instalou novas placas proibindo o estacionamento no espaço anteriormente ocupado pelos taxistas e reforçou a sinalização no local correto para o ponto de espera. Além disso, a Aena Brasil informou que refez toda a sinalização do aeroporto, seguindo os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nos próximos dias, a SMTT realizará uma vistoria para garantir que todas as adequações foram implementadas corretamente.

O Sindicato dos Taxistas foi informado sobre as mudanças e orientado a respeitar a nova organização. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e organizado para taxistas, passageiros e demais operadores do aeroporto”, finalizou Cruz.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #PrefeituradeAracaju #SMTT #PontoTaxiAeroporto

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou mudanças no ponto de espera dos táxis bandeira que operam no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. A medida foi tomada após solicitação da Aena Brasil, concessionária responsável pela administração do terminal.

Segundo o diretor de Transportes Públicos da SMTT, coronel José Carlos Cruz, a alteração foi necessária porque o antigo local de espera dos táxis estava interferindo nas operações do aeroporto. “Os caminhões que abastecem as aeronaves enfrentavam dificuldades para manobrar devido à presença dos táxis próximo à entrada principal. Com isso, a reorganização se tornou essencial para garantir mais fluidez e segurança no local”, explicou.

Ainda de acordo com Cruz, o espaço utilizado pelos taxistas não correspondia ao determinado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público Federal, a Infraero (antiga administradora do aeroporto) e a SMTT. O TAC estabelece que os táxis bandeira devem ter um ponto de embarque com três vagas em frente ao terminal e um ponto de espera na avenida Júlio César Leite, próximo à parada de ônibus.

Para regularizar a situação, a SMTT instalou novas placas proibindo o estacionamento no espaço anteriormente ocupado pelos taxistas e reforçou a sinalização no local correto para o ponto de espera. Além disso, a Aena Brasil informou que refez toda a sinalização do aeroporto, seguindo os padrões do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Nos próximos dias, a SMTT realizará uma vistoria para garantir que todas as adequações foram implementadas corretamente.

O Sindicato dos Taxistas foi informado sobre as mudanças e orientado a respeitar a nova organização. “Nosso objetivo é proporcionar um ambiente mais seguro e organizado para taxistas, passageiros e demais operadores do aeroporto”, finalizou Cruz.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #PrefeituradeAracaju #SMTT #PontoTaxiAeroporto
...

3 0 instagram icon
O presidente do Sindicato dos Taxistas de Paulista, no Grande Recife, Pedro Paulo Torchia, informou ao portal Ei, Táxi que dois veículos que estavam realizando transporte clandestino de passageiros na feira livre, no centro da cidade, foram rebocados pela Prefeitura, na última semana.

A fiscalização iniciou no local, após o Ei, Táxi publicar denúncias de que na feira livre é comum motoristas ilegais oferecerem corridas. Alguns, inclusive, se passam até por taxistas.

Há relatos de desentendimentos entre os taxistas que trabalham no local e esses motoristas ilegais. Taxistas também relatam que constantemente são alvos de ameaças.

O secretário executivo de mobilidade de Paulista, Murilo Vieira, garantiu que está sendo realizada fiscalização constantemente para combater os motoristas clandestinos. "Estamos executando a fiscalização na feira de forma sigilosa para não atrapalhar. Além disso, estamos de olho também em quem estaciona em espaços proibidos", afirmou Murilo Vieira.

Quando um motorista é flagrado realizando transporte remunerado de passageiros sem a devida autorização, ele comete uma infração gravíssima, conforme o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As penalidades incluem multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #ApreensaoTransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Paulista, no Grande Recife, Pedro Paulo Torchia, informou ao portal Ei, Táxi que dois veículos que estavam realizando transporte clandestino de passageiros na feira livre, no centro da cidade, foram rebocados pela Prefeitura, na última semana.

A fiscalização iniciou no local, após o Ei, Táxi publicar denúncias de que na feira livre é comum motoristas ilegais oferecerem corridas. Alguns, inclusive, se passam até por taxistas.

Há relatos de desentendimentos entre os taxistas que trabalham no local e esses motoristas ilegais. Taxistas também relatam que constantemente são alvos de ameaças.

O secretário executivo de mobilidade de Paulista, Murilo Vieira, garantiu que está sendo realizada fiscalização constantemente para combater os motoristas clandestinos. "Estamos executando a fiscalização na feira de forma sigilosa para não atrapalhar. Além disso, estamos de olho também em quem estaciona em espaços proibidos", afirmou Murilo Vieira.

Quando um motorista é flagrado realizando transporte remunerado de passageiros sem a devida autorização, ele comete uma infração gravíssima, conforme o artigo 231, inciso VIII, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As penalidades incluem multa de R$ 293,47, acréscimo de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemPaulista #TaxistasdoPaulista #PrefeituradoPaulista #SecretariadeTransporte #ApreensaoTransporteClansdestino #SindicatodosTaxistasdoPaulista
...

8 2 instagram icon
Após dez anos sem reajustes, a tarifa dos táxis bandeira em Aracaju foi finalmente atualizada. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (11) com a publicação no Diário Oficial do Município. 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), o reajuste foi solicitado pela categoria durante uma Assembleia Geral e aprovado após reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o conselho responsável pela regulação do serviço. 

Com a nova tabela tarifária, a bandeirada permanece em R$ 5,30, enquanto a hora parada sobe para R$ 20. Já o quilômetro rodado foi reajustado para R$ 3,50 e a bandeira II, aplicada em horários especiais, passa a custar R$ 4,20. 

A resolução entrou em vigor imediatamente após a publicação, revogando quaisquer disposições anteriores. Agora, os taxistas devem procurar oficinas credenciadas para realizar a alteração tarifária em seus taxímetros e, em seguida, passar pela verificação obrigatória no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Fonte: Infonet

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #ReajusteTarifaTaxi #ITPS

Após dez anos sem reajustes, a tarifa dos táxis bandeira em Aracaju foi finalmente atualizada. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (11) com a publicação no Diário Oficial do Município.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Táxi de Sergipe (Sintax-SE), o reajuste foi solicitado pela categoria durante uma Assembleia Geral e aprovado após reunião entre a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o conselho responsável pela regulação do serviço.

Com a nova tabela tarifária, a bandeirada permanece em R$ 5,30, enquanto a hora parada sobe para R$ 20. Já o quilômetro rodado foi reajustado para R$ 3,50 e a bandeira II, aplicada em horários especiais, passa a custar R$ 4,20.

A resolução entrou em vigor imediatamente após a publicação, revogando quaisquer disposições anteriores. Agora, os taxistas devem procurar oficinas credenciadas para realizar a alteração tarifária em seus taxímetros e, em seguida, passar pela verificação obrigatória no Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

Fonte: Infonet

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #SintaxSe #ReajusteTarifaTaxi #ITPS
...

5 0 instagram icon
A história de Jaeliton Aureliano Salazar, de 41 anos, é um exemplo de perseverança e superação. Depois de quase duas décadas trabalhando como taxista em Maceió, ele finalmente conquistou um sonho antigo: ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Formado em Direito pela faculdade Estácio, Jaeliton enfrentou uma rotina intensa, dividindo o tempo entre corridas e os estudos, sem nunca desistir do seu objetivo. 

“Foi uma batalha diária. Depois de um dia inteiro no táxi, eu chegava em casa e ainda precisava encontrar disposição para estudar. Mas sempre soube que valeria a pena”, conta Jaeliton, emocionado com a conquista. 

Agora, com a carteira da OAB em mãos, ele se prepara para trilhar um novo caminho na advocacia. No entanto, ele não esquece as lições que aprendeu ao longo dos anos transportando passageiros pela cidade. “O táxi me ensinou muito sobre paciência, sobre escutar as pessoas e entender diferentes realidades. São experiências que levarei para minha atuação como advogado”, ressalta. 

A trajetória de Jaeliton serve de inspiração para muitos colegas taxistas e para todos que enfrentam desafios para transformar suas vidas. Sua história prova que com determinação, foco e esforço, qualquer meta pode ser alcançada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemMaceio #TaxistasdeMaceio #TaxistaAdvogado #TaxistaPassaOAB

A história de Jaeliton Aureliano Salazar, de 41 anos, é um exemplo de perseverança e superação. Depois de quase duas décadas trabalhando como taxista em Maceió, ele finalmente conquistou um sonho antigo: ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Formado em Direito pela faculdade Estácio, Jaeliton enfrentou uma rotina intensa, dividindo o tempo entre corridas e os estudos, sem nunca desistir do seu objetivo.

“Foi uma batalha diária. Depois de um dia inteiro no táxi, eu chegava em casa e ainda precisava encontrar disposição para estudar. Mas sempre soube que valeria a pena”, conta Jaeliton, emocionado com a conquista.

Agora, com a carteira da OAB em mãos, ele se prepara para trilhar um novo caminho na advocacia. No entanto, ele não esquece as lições que aprendeu ao longo dos anos transportando passageiros pela cidade. “O táxi me ensinou muito sobre paciência, sobre escutar as pessoas e entender diferentes realidades. São experiências que levarei para minha atuação como advogado”, ressalta.

A trajetória de Jaeliton serve de inspiração para muitos colegas taxistas e para todos que enfrentam desafios para transformar suas vidas. Sua história prova que com determinação, foco e esforço, qualquer meta pode ser alcançada.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemMaceio #TaxistasdeMaceio #TaxistaAdvogado #TaxistaPassaOAB
...

18 0 instagram icon
A temporada de cruzeiros segue movimentando o Porto de Salvador, trazendo novas oportunidades para os taxistas que atuam na região. Nos próximos dias, três grandes embarcações chegam à capital baiana, trazendo milhares de turistas que podem precisar do serviço de táxi para conhecer a cidade. 

No domingo, 16 de março, o MS Seven Seas Splendor atraca no porto às 8h, trazendo cerca de 746 passageiros. A embarcação segue viagem às 17h, com destino a Maceió. 

Já na terça-feira, 18 de março, dois navios chegam simultaneamente: o Norwegian Star, com 2.847 passageiros, e o MSC Grandiosa, um dos maiores cruzeiros da temporada, com 6.300 turistas a bordo. Ambos chegam às 8h, mas a partida do Norwegian Star está prevista para as 16h, enquanto o MSC Grandiosa deixa a cidade às 17h. 

Os taxistas devem estar atentos para atender à demanda dos visitantes que desembarcam em busca de passeios e deslocamentos pela cidade. Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas de cruzeiros, reforçando a importância do bom atendimento e da receptividade dos profissionais.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025

A temporada de cruzeiros segue movimentando o Porto de Salvador, trazendo novas oportunidades para os taxistas que atuam na região. Nos próximos dias, três grandes embarcações chegam à capital baiana, trazendo milhares de turistas que podem precisar do serviço de táxi para conhecer a cidade.

No domingo, 16 de março, o MS Seven Seas Splendor atraca no porto às 8h, trazendo cerca de 746 passageiros. A embarcação segue viagem às 17h, com destino a Maceió.

Já na terça-feira, 18 de março, dois navios chegam simultaneamente: o Norwegian Star, com 2.847 passageiros, e o MSC Grandiosa, um dos maiores cruzeiros da temporada, com 6.300 turistas a bordo. Ambos chegam às 8h, mas a partida do Norwegian Star está prevista para as 16h, enquanto o MSC Grandiosa deixa a cidade às 17h.

Os taxistas devem estar atentos para atender à demanda dos visitantes que desembarcam em busca de passeios e deslocamentos pela cidade. Salvador continua sendo um dos destinos mais procurados pelos turistas de cruzeiros, reforçando a importância do bom atendimento e da receptividade dos profissionais.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #AgendaNavioCruzeiro2025 #TemporadaCruzeiros2025
...

3 0 instagram icon
Comments Box SVG iconsUsed for the like, share, comment, and reaction icons

Posts do Facebook

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.  

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

Os taxistas de todo o Brasil que não puderam comparecer a Brasília terão a oportunidade de acompanhar ao vivo a reunião da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), que ocorre nesta terça-feira (18), no Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados. O encontro servirá para alinhar estratégias antes da audiência pública desta quarta-feira (19), que discutirá o fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025.

A transmissão está sendo feita pelo canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube. Para acompanhar a reunião em tempo real, basta acessar o link na matéria [link na Bio📲].

A mobilização dos taxistas segue intensa, e lideranças da categoria reforçam a importância de acompanhar os debates para entender os próximos passos da luta pela manutenção das transferências.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.  

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.  

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-se-preparam-para-reuniao-decisiva-em-brasilia-sobre-fim-das-transferencias-de-alvaras/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi

A mobilização dos taxistas em Brasília segue a todo vapor, e dentro de instantes terá início uma reunião fundamental para alinhar as estratégias que serão levadas à audiência pública desta quarta-feira (19). O encontro acontece na Sala de Comissões, Plenário 8 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, e reunirá lideranças da Frente Nacional do Táxi (FRENNATÁXI), parlamentares e representantes da categoria de diversas cidades do país.

Os debates de hoje servirão como preparação para a audiência pública de amanhã, um momento crucial para buscar uma solução diante do fim das transferências de alvarás de táxi, previsto para 20 de abril de 2025. A expectativa dos taxistas é que as discussões ajudem a construir um caminho para a continuidade do direito à sucessão e transferência das outorgas, barrado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e modulado em 2023 para vigorar até o próximo mês.

Lideranças da categoria já estão no plenário e destacam a importância deste momento. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, reforçou que os debates de hoje darão um norte sobre o que poderá acontecer com a categoria...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/taxistas-se-preparam-para-re…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #CamaradosDeputados #SetordeTaxinoBrasil #TaxistasdoBrasil #Frennataxi #PrazoTransferenciasAlvarasTaxi
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.  

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.  

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.  

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/sindicato-dos-taxistas-de-aracaju-critica-mudanca-no-ponto-de-taxi-do-aeroporto-e-promete-lutar-contra-decisao/

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT

A mudança no ponto de espera dos táxis no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, realizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) a pedido da administradora do terminal, a Aena Brasil, segue gerando insatisfação entre os taxistas da capital sergipana. O Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax-SE) se manifestou oficialmente contra a alteração e promete lutar para que o ponto seja mantido no local onde estava há mais de 20 anos.

De acordo com José Airton dos Santos, diretor de comunicação do Sintax-SE, a decisão da SMTT prejudica os taxistas, que agora precisam aguardar as corridas em um local mais distante, sem estrutura e segurança adequadas.

“O sindicato não tem nada a ver com isso. Essa foi uma medida tomada pela SMTT que está prejudicando os taxistas de Aracaju. O sindicato não está de acordo. Em frente ao aeroporto, no ponto de embarque, há três táxis e uma reserva para abastecer o ponto de embarque. Isso não incomoda ninguém. Mas a Aena quis tirar os táxis dessa localidade e deslocar o estoque para uma avenida mais distante, o que coloca os taxistas em risco”, afirmou o representante da categoria.

A principal preocupação dos taxistas é com a segurança. Segundo Airton, o novo local é isolado, oferecendo risco tanto para os trabalhadores quanto para seus veículos...

Acesse e leia a matéria completa em: https://eitaxi.com.br/sindicato-dos-taxistas-de-ar…

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemAracaju #TaxistasdeAracaju #PontoTaxiAeroporto #SintaxSe #SMTT
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.  

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.  

Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!, declarou Paim.  

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.  

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF

O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT) de Salvador, Denis Paim, denunciou uma fiscalização realizada nesta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek. A ação foi conduzida por fiscais da Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (SUFISA), órgão vinculado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF), e gerou indignação no taxista baiano.

Paim acusa os agentes de direcionarem a fiscalização exclusivamente para os taxistas, enquanto motoristas clandestinos seguem atuando livremente no terminal aéreo, aliciando passageiros sem qualquer repressão.

"Estou aqui em Brasília, como nós sabemos, buscando melhorias para nossa categoria. E aqui no aeroporto, estou vendo a fiscalização da Semob. Fiscalização da Semob de Brasília só em cima dos taxistas, pedindo crachá e alvará. Mas, quando entrei no aeroporto, vi clandestinos oferecendo transporte por aplicativo, abordando passageiros sem serem incomodados. Isso acontece em todo o Brasil: fiscalização pesada em cima do taxista e vista grossa para os clandestinos. Temos que nos unir contra essa perseguição!", declarou Paim.

A denúncia reacende o debate sobre a atuação dos órgãos fiscalizadores nos aeroportos brasileiros, onde motoristas irregulares têm tomado espaço dos taxistas legalizados sem que haja um controle rigoroso por parte das autoridades.

O espaço segue aberto para posicionamento dos órgãos responsáveis.

#Noticias #EiTaxiNoticiaseOfertas #SetordeTaxiemSalvador #TaxistasdeSalvador #DenisPaimOficial #AgtGeralTaxista #AeroportodeBrasilia #FiscalizacaoSemobDF
... Ver maisVer menos

0 ComentáriosComentar no Facebook

Siga nossas Redes Sociais