Por Helton Carlucho
O deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) apresentou no dia 12/04, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Projeto de Lei nº 24.519/2022, que propõe a instituição da Política de Estímulo à utilização de Gás Natural Veicular para taxistas e motoristas de aplicativo, denominada GNV Social. O objetivo do projeto é promover melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no território baiano.
“Essa é uma forma de atenuar os impactos do aumento do preço dos combustíveis, reduzindo custos aos motoristas que utilizam o carro como fonte de renda, e fomentar o uso de uma fonte alternativa menos agressiva ao meio ambiente”, justificou.
Caso a lei seja aprovada, cada profissional terá direito a 500 m³ (quinhentos metros cúbicos) de Gás Natural Veicular concedidos pelo governo estadual. O projeto não detalha se o benefício será mensal, anual ou cota única.
Segundo o mais recente levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Bahia é, atualmente, o estado brasileiro com o litro mais caro da gasolina comum, levando-se em conta o preço médio praticado no país. Por outro lado, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o Gás Natural Veicular é cerca de 43% a 66% mais eficiente que o etanol.
“O crescimento exponencial do preço da gasolina, faz-se necessário a propositura de soluções, inclusive por este Parlamento, de alternativas que possam dar melhores condições de trabalho à categoria dos motoristas de aplicativos e dos taxistas, que possuem a utilização do veículo como fonte de renda, contribuindo, também, com o incentivo ao uso de um combustível menos agressivo ao meio ambiente”, defendeu o parlamentar.
Uma resposta
Parabéns , deputado a
Estadual Angelo almeida,pela iniciativa de abaixar o preço do GNV, para taxista.Sou taxista de B.H. M.G.e não viu nenhum comentário a respeito,de abaixar o combustível p quem sobre vive ,desta modal.fiquei surpreso ,em ler,sua matéria,em se importar com o sofrimento desta classe , queestá enfrentando atualmente.. muito obrigado! dep. Angelo Almeida.a classe agradece.
. Abraço aos irmãos taxista.