Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Câmara de Curitiba apresenta sugestões à Prefeitura para fortalecer o serviço de táxi  

táxi de curtiba
Entre os pontos debatidos, destaca-se a solicitação de redução em 50% da taxa de outorga do táxi - Foto: Bruno Spessato/CMC

Na sessão desta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou 11 indicações de sugestão ao Executivo, sendo 5 dedicadas à melhoria do serviço de táxi na capital paranaense. As propostas foram articuladas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Taxistas, presidida pelo vereador Alexandre Leprevost (União), que destacou a importância do segmento: “É um serviço seguro e com grande potencial de crescimento”. 

vereador Alexandre Leprevost (União)
Segundo Leprevost, o desconto é essencial para aliviar a pressão financeira sobre os taxistas diante da concorrência com motoristas de aplicativos – Foto: Bruno Spessato/CMC

Embora não sejam impositivas, as sugestões buscam facilitar a atuação dos taxistas e foram submetidas ao plenário em votação simbólica. Entre os pontos debatidos, destaca-se a solicitação de redução em 50% da taxa de outorga do táxi. Segundo Leprevost, o desconto é essencial para aliviar a pressão financeira sobre os taxistas diante da concorrência com motoristas de aplicativos.  

A proposta está sendo discutida com a atual gestão municipal e será levada ao prefeito eleito, Eduardo Pimentel, que assumiu o compromisso de implementar a medida.  

Outro destaque foi a sugestão de ampliação do tempo máximo permitido para que táxis estacionem nas vagas do EstaR, de 15 para 30 minutos, sem a obrigatoriedade de o motorista permanecer no veículo. Leprevost justificou que muitos taxistas utilizam o tempo para realizar entregas ou buscar encomendas.  

Além disso, foi proposto que a Prefeitura amplie a publicidade sobre o serviço de táxi, especialmente em campanhas de turismo, enfatizando que o táxi curitibano é reconhecido por sua organização e visual característico.  

Outras sugestões incluem a revisão do decreto 1208/2019, que regula a publicidade nos táxis, permitindo o pagamento da taxa de alvará de forma bimestral, e ajustes no sistema de fiscalização de vias exclusivas para ônibus, a fim de evitar multas injustas para táxis executivos, que têm direito à circulação nesses espaços.  

Apesar de caber exclusivamente ao Executivo decidir sobre a implementação, as sugestões reforçam o compromisso da Câmara em apoiar a categoria e buscar soluções para fortalecer o serviço de táxi em Curitiba.

(Visitas totais 644)

Compartilhe

Respostas de 3

  1. Parabéns Alexandre leprevost como sempre escutando as necessidades da categoria e buscando a melhoria para classe e desempenho por cento como um excelente vereador

  2. O veículo elétrico veio pra contribuir com a questão MEIO AMBIENTE, e para a prestação do serviço de TÁXI é essencial.
    portanto é muito importante incluir a pauta do desconto dos impostos para aquisição por TAXISTAS.

  3. parabéns, muito bom as proposições apresentado, espero ter êxito total no que foi exposto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Anuncie no Banner Ampliado do Portal Ei Táxi 1140x560px

Siga nossas Redes Sociais