A tensão entre a categoria de taxistas do Recife e a prefeitura municipal aumentou nesta quarta-feira (29). Em reunião realizada na sede do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE), no bairro da Imbiribeira, cerca de 40 profissionais compareceram para discutir ações de pressão contra a gestão do prefeito João Campos (PSB), que ainda não concedeu o reajuste da tarifa de táxi em 2025.
Mesmo com baixa adesão — atribuída por parte dos presentes à falta de divulgação do encontro e à insatisfação com a condução do sindicato — foi decidido que os taxistas irão realizar uma carreata de protesto no dia 4 de novembro, com concentração às 9h na sede do SINDTAXI-PE e destino à sede da Prefeitura do Recife.
O presidente da Associação dos Taxistas Permissionários e Auxiliares de Pernambuco (ATPA-PE), Lúcio Mauro, afirmou que é hora de mobilizar toda a categoria e superar divergências internas:
“Vamos aguardar a convocação do presidente do sindicato, pois não houve para a reunião de hoje, para que a categoria possa comparecer em peso neste ato e a gente consiga o nosso reajuste. A categoria não está satisfeita com o presidente do SINDTAXI-PE, mas, agora, precisamos unir forças”, declarou Mauro.
A categoria reivindica que a prefeitura abra imediatamente negociação para reajustar a tarifa, que, segundo os profissionais, está defasada diante do aumento de combustível, manutenção de veículos, peças e custo operacional.
Nos últimos meses, entidades representativas dos taxistas protocolaram ofícios e pedidos de audiência com a gestão municipal, mas alegam que não foram recebidos pelo prefeito João Campos.










