A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) irá manter o benefício de bonificação contratual para a obtenção do crédito do Programa de Renovação da Frota de Táxis (Protáxi), mesmo para taxistas que atrasaram parcelas durante o período de 1º de abril a 31 de dezembro de 2020. A informação foi repassada ao Ei Táxi por Gilberto e Silva da Cooperativa Associativa de Assistência aos Taxistas (Coastaxi).
Os taxistas baianos que já financiaram o seu veículo com a Desenbahia, sabem que o pagamento das parcelas, em dia, gera benefícios para o contrato seguinte com a Agência. Ou seja, quando um profissional deseja o crédito máximo do Protáxi, que é de R$ 35 mil, normalmente, ele passa por uma avaliação em seu histórico de pagamento.
No entanto, devido à crise ocasionada pela covid-19, o órgão resolveu que esta regra será flexibilizada para os clientes que atrasaram suas parcelas entre 1º de abril e 31 de dezembro do ano passado.
Segundo informação da própria Desenbahia, que foi repassada por Gilberto da Coastaxi, a diretoria aprovou esse novo entendimento a fim de não prejudicar aquele taxista que tem um histórico positivo, mas que foi afetado pela crise. “Foi aprovado pela diretoria, devido à Pandemia, que para efeito das regras de Bonificação e Impedimentos previstos nos normativos do programa Protáxi, serão desconsiderados os atrasos e renegociações ocorridos no período de 01/04/2020 até 31/12/2020. Antes quem renegociava, também perdia direito à Bonificação. Não vamos considerar os atrasos desse período quando formos verificar se o cliente tem ou não direito aos R$ 35 mil”, diz a nota.