Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Taxistas do DF reivindicam melhorias durante comissão geral na Câmara Legislativa

Taxistas do DF durante comissão geral na Câmara Legislativa
Uma das principais pautas foi o reajuste tarifário, congelado há cerca de oito anos - Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Nesta quinta-feira (31), os taxistas do Distrito Federal tiveram um espaço para expor suas demandas na Câmara Legislativa, durante uma comissão geral organizada a pedido do deputado João Cardoso (Avante). Com mais de 3.200 veículos autorizados na capital, a categoria busca maior equilíbrio nas condições de trabalho em relação aos motoristas de aplicativos, com destaque para questões de fiscalização e tarifas.

Uma das principais pautas foi o reajuste tarifário, congelado há cerca de oito anos. Os taxistas apresentaram uma planilha detalhada que justifica um aumento de 30% para compensar o acúmulo de custos. A necessidade de combater o transporte clandestino em áreas movimentadas, como aeroporto e rodoviária, também foi amplamente discutida.

Os profissionais ainda solicitaram acesso às faixas exclusivas do BRT e uma revisão das sanções aplicadas por infrações às regras de trânsito, que hoje podem incluir até 90 dias de suspensão da licença e multa de R$ 1.500. Outra demanda foi a inclusão de veículos mais robustos, como picapes, na frota de táxis do DF, uma sugestão levantada pelo presidente do Sinpetaxi, Sued Silvio Souza.

Taxistas do DF durante comissão geral na Câmara Legislativa
Os profissionais ainda solicitaram acesso às faixas exclusivas do BRT e uma revisão das sanções aplicadas por infrações às regras de trânsito – Foto: Carlos Gandra/Agência CLDF

Para mitigar os efeitos da defasagem tarifária, Erik Eduardo Rodrigues, representante dos taxistas que operam no aeroporto, sugeriu o uso da Bandeira 2 durante todo o mês de dezembro, para simular um “décimo terceiro” para os motoristas, prática já adotada anteriormente na capital.

Sérgio Aureliano e Silva, presidente da Coobrás Táxi, ressaltou os requisitos adicionais que os taxistas precisam cumprir em comparação aos motoristas de aplicativo, o que envolve custos significativos. Por sua vez, José Araújo de Carvalho Lima, da Associação dos Taxistas do DF (ASTDF), enfatizou a importância das taxistas mulheres e criticou a falta de suporte por parte do governo local, mencionando até a ausência de banheiros nos pontos de táxi.

Representando o governo, Walisson Perônico, subsecretário de Serviços da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, garantiu que as reivindicações serão analisadas, incluindo o pedido de reajuste e a utilização da Bandeira 2 em dezembro. Já o deputado João Cardoso comprometeu-se a acompanhar de perto as próximas etapas, buscando soluções junto à Câmara Legislativa.

Fonte: Agência CLDF

(Visitas totais 475)

Compartilhe

Respostas de 2

  1. Nos taxistas de Brasília clamamos por socorro, a mais de 8 anos sem reajuste da tarifa, a pirataria está correndo solta em Brasília inteira, com uma pessoa que se diz representante da categoria e que anda preocupado com a arrecadação da fila do aeroporto em vez de procurar melhorias pra categoria, nós taxistas de Brasília ja andamos revoltados com tudo isso.

  2. precisamos urgente desse reajuste , pois são 08 anos abandonados por representatividade, e tivemos apenas perdas. chegou a hora da categoria de taxistas do DF voltarem a ter espaço juntos as autoridades, agradecemos ao Portal pela oportunidade de apresentar essas demandas. e cremos na vitória da categoria .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Anuncie no Banner Ampliado do Portal Ei Táxi 1140x560px

Siga nossas Redes Sociais