Por Daniel Júnior, do Recife – Responsável pelo monitoramento, controle e fiscalização do trânsito e do transporte no Recife, além do gerenciamento e fiscalização do Sistema Municipal de Transporte Público de Passageiros (SMTPP), que é explorado sob a forma de permissão ou autorização nos modais de táxi, transporte complementar e transporte escolar, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) até o momento não se pronunciou sobre a ‘onda’ de motoristas clandestinos que estão oferecendo corridas na capital pernambucana, sobretudo em pontos de táxi situados em supermercados e feiras, causando confusões.
O Portal Ei, Táxi solicitou ontem (12/02) à assessoria de imprensa da CTTU um posicionamento oficial do que seria feito para combater a prática do transporte clandestino de passageiros na capital pernambucana. Mas, até o momento, não houve nenhum retorno, e os taxistas estão sem respostas. Vale ressaltar que a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) não responde e-mails do Portal Ei, Táxi desde que foi publicado neste canal que a CTTU negou o convênio de Táxi Metropolitano com a Prefeitura de Jaboatão durante as festividades do último final de ano.
Enquanto a CTTU não se pronuncia e não toma nenhuma atitude, taxistas denunciam a presença constante de motoristas de transporte clandestino de passageiros em diversos locais da cidade. O destaque é para a loja do Novo Atacarejo no bairro da Várzea, na zona oeste, onde, segundo permissionários e auxiliares de táxi que trabalham no local, até agressões físicas já ocorreram, devido desentendimentos.
No Novo Atacarejo do bairro de San Martin, também na zona oeste do Recife, taxistas relataram que constantemente são alvo de ameaças. “Esses motoristas clandestinos tiram o passageiro do táxi, e ainda ameaçam. Eles não são Uber e nem trabalham com a 99. Eles dizem que se o carro deles for apreendido, eles metem bala nos táxis e taxistas”, afirmou um taxista que preferiu não se identificar para evitar perseguições.
“Já virou rotina. Esses clandestinos chegam na hora que a loja abre e ficam tirando corridas até a loja fechar, até fila eles fazem por ordem de chegada. Tem até um deles que o carro está cheio de multas e nem habilitação tem. Estão sempre ameaçando de morte os taxistas que denunciarem. No Centro Comunitário da Paz (Compaz) que fica bem próximo ao atacarejo de San Martin sempre tem duas ou três viaturas da CTTU com os agentes apenas descansando. Agora, se surgir alguma denúncia contra taxistas, rapidinho a CTTU aparece pra punir, só sabem perseguir a categoria”, disse outro taxista que preferiu sigilo.
De acordo com dados da CTTU, o Recife tem uma frota de mais de 6 mil veículos.
O Portal Ei, Táxi vai tentar mais uma vez contato com a assessoria de imprensa da CTTU para obter um posicionamento do órgão sobre o problema relatado. Será que a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, sabe o que está acontecendo? Caso não haja nenhum pronunciamento, faremos contato com o chefe do Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife, Gilberto Prazeres, na tentativa de resolver essa falta de comunicação.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 12
vejo na frente do aeroporto, virou uma rodoviária de veículos clandestinos, virou uma bagunça, carros ficam fazendo lotação, para os interiores.
sabe quando a cttu vai tomar alguma atitude sobre isso? nunca.
a cttu tem que fiscalizar é carro de aplicativo e o pessoal trabalha de todo jeito de sandália e camiseta regata de bermuda isso a população gosta a população gosta de preço não é de segurança não e nem de profissional não a população gosta de preço mas um dia a população ainda vai sentir falta do táxi aí vai ser tarde demais
Bom dia!
Nos dias de hoje, os profissionais de transportes passageiros de táxi são prejudicados com a falta de fiscalização e a presença das Leis Federais e Municipais dos Estados. Tendo que trabalhar todos os dias com a concorrência desleal. Por falta de competência dos órgãos responsáveis por garantir aplicação da Lei que rege a categoria sedo a 12.468/2011, sem acrescentar o CTB, que transporte clandestino é proibido em todo país.
taxista são iguinorante caros e brigões em frete do clientes ,e ainda querem ter direito territorial onde todos podem ganhar seu pão,a ambição não leva a nada ,olhe o lado do outro q também precisa ,a pessoa deve tá ali pra garantir seu pão não pra ficar rico ,Deus abençoe a todos .
existe aplicativo pra isso homem a lei é pra todos se não tem condições de ter uma praça ou Carro regularizado vende é vai pra outra área
taxista pagA impostos e são legalizado, ao contrário desses aplicativos clandestino que não tem nenhum controle.
Vc n sabe o que ta falando,se entendesse o codogo de transito n falava isso.
seu comentário é muito fraco,vc isso pq está outro lado vem pra o lado de cá, trabalhar regulamentado fiscalizado de acordo com a lei aí vc vai nos entender melhor.
é isso ai irmão
isso também está acontecendo em Água Fria em frente ao supermercado Belo Preço na Av Beberibe 2215 … São vários veículos particulares … muitos deles sem condições de estar atendendo clientes !
isso virou febre, está em todas as cidades e não tem fiscalização.