Por Daniel Júnior, da Redação do Ei, Táxi – O presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (SINPETAXI), Sued Silvio Souza, cobra da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF e do Departamento de Trânsito do DF para demarcar espaços destinados para táxi nas imediações do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, do Estádio Nacional Mané Garrincha e também no entorno do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), todos em Brasília.
“Teve o encontro de novos prefeitos e novas prefeitas lá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães durante os dias 11 e 13 deste mês e os taxistas não tiveram espaço para trabalhar. O Sindicato solicitou à Secretaria de Transporte e Mobilidade. A Secretaria encaminhou a solicitação para o Detran, que por sua vez não atendeu. Outro local que também solicitamos um espaço é em frente ao Estádio Mané Garrincha. Está vindo jogos importantes pra cá, mas os taxistas não têm um local reservado para trabalhar”, ressaltou Sued Sílvio Souza.
Tanto o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, quanto o Estádio Mané Garrincha e o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) são instituições privadas.
“Queremos que o Governo do DF providencie um espaço nas imediações desses locais para os taxistas. As ruas são públicas. E temos esse direito, pois o táxi é um transporte público. É obrigatório a demarcação do espaço para táxi em locais públicos. A sociedade tem que ter uma segunda opção de mobilidade. Sem espaço para o táxi, as empresas de aplicativo são privilegiadas. Colocam tarifa dinâmica, os preços que querem”, finalizou Sued Silvio.
A reportagem do Ei, Táxi está tentando contato com o Governo do Distrito Federal (GDF) para obter um posicionamento, mas até o fechamento desta matéria ainda não foi recebido nenhuma reposta. Assim que chegar, publicaremos neste canal.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 6
Os passageiros ficaram na chuva esperando os táxis ,um desrespeito com a categoria e com as leis.
“Precisamos de mais pontos de táxi! A falta de vagas está prejudicando quem depende desse meio de transporte e fazendo com que o serviço demore muito mais do que deveria.”
Eu mesmo não trabalhei devido a dificuldade q estava o local…
bom dia, isso e uma vergonha, um local como esse não ter vagas de táxi, hoje o que importa e só o dinheiro, não se respeita mas um trabalhador pai de família, mas Deus é justo, do jeito que essas pessoas só pensam em dinheiro, no dia que for embora, tudo isso vai ficar aqui. obrigado
“É mais do que justo que os taxistas tenham vagas exclusivas demarcadas em locais de grande fluxo de pessoas, como o Centro de Convenções Ulisses Guimarães e o Estádio Mano Garrincha. Isso não apenas facilita o acesso dos passageiros, mas também garante uma maior organização e segurança para todos.
Além disso, é importante lembrar que os taxistas são profissionais que contribuem significativamente para a economia local e merecem ser apoiados e valorizados pelo governo e têm esse direito garantido legalmente.
Espero que o Governo do DF atenda a essa solicitação e demarque vagas exclusivas para os taxistas em todos os locais de grande demanda. Isso é um passo importante para melhorar a qualidade do serviço de táxi em Brasília.”