Por Daniel Júnior, do Ei, Táxi – Após o Ei, Táxi publicar que o presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxis e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (SINPETAXI), Sued Silvio Souza, cobra por espaços para taxistas nas imediações do Centro de Convenções Ulysses Magalhães, do Estádio Nacional Mané Garrincha e também no entorno do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semobi) informou, por meio de nota, que “a definição de áreas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros por táxis e veículos do Serviço de Transporte Individual Privado (STIP’s) em eventos ocorre mediante reuniões prévias de planejamento. Essas reuniões consideram aspectos operacionais, de mobilidade e segurança, visando garantir a fluidez do tráfego e o atendimento adequado ao público”.
No caso específico do Estádio Nacional Mané Garrincha e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a pasta esclareceu que as áreas foram privatizadas e ainda não atenderam às solicitações da Secretaria para destinar espaço aos táxis. A Semob garantiu que segue acompanhando e cobrando providências para viabilizar soluções para essas demandas, ressaltando mais uma vez que a gestão dessas áreas agora é do setor privado.
A Semob comunicou, ainda, que está realizando um levantamento da situação de todos os pontos de táxi do Distrito Federal, sejam eles edificados ou não, para fazer parcerias com outros órgãos para a revitalização e a sinalização dos locais.
Matéria relacionada:
Sued Silvio, presidente do SINPETAXI, cobra demarcação de espaços para taxistas em Brasília
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).
Respostas de 12
Boa noite! Eu achei uma falta de respeito um descaso,com o Taxista e também com o passageiro,esse evento no Ulisses Guimarães sem um local apropriado para embarque e desembarque.
Bom dia,
meu nome é Elisio Oliveira Costa sou taxista desde 1987 e tenho visto como a nossa categoria está sendo massacrada, em Taguatinga demoliram dois pontos de táxi um na vila dimas e o outro da vila Matias, pontos tradicionais da cidade, e em relação ao ao estádio e o centro de convenções que foram privatizados se não pode ter o ponto de táxi na área interna tudo bem, mais na área externa é outra coisa que comanda é o governo local então organiza um espaço nas vias próximas ao evento faz a demarcação com cones e policiamento para que seja respeitado a fluidez da fila e do trânsito.
Bom dia,
meu nome é Elisio Oliveira Costa sou taxista desde 1987 e tenho visto como a nossa categoria está sendo massacrada, em Taguatinga demoliram dois pontos de táxi um na vila dimas e o outro da vila Matias, pontos tradicionais da cidade, e em relação ao ao estádio e o centro de convenções que foram privatizados se não pode ter o ponto de táxi na área interna tudo bem, mais na área externa é outra coisa quem comanda é o governo local então organiza um espaço nas vias próximas ao evento faz a demarcação com cones e policiamento para que seja respeitado a fluidez da fila e do trânsito.
É uma triste realidade o que o táxi está vivendo hoje em Brasília , trabalho há 17 anos ,e semana passada 11/02/2025 quando estava acontecendo um grande evento político com a presença do Presidente da república ,Luiz Inácio Lula da Silva , no centro de convenções Ulisses Guimarães com todos os prefeitos do Brasil , e muitas reclamações dos passageiros por falta de ponto de táxi , e mais uma vez o ponto do Anexo IV estava tomado por carros particulares , e mesmo pedindo o apoio do DETRAN e a polícia militar fomos ignorados com sucesso com ameaças de que o táxi é que seria multado .
Somos uma categoria que diariamente somos fiscalizados, não que eu ache ruim pois aumenta a qualidade do serviço prestado , enquanto os app andam com carros em péssimas condições .
Segundo alguns taxistas a polícia está multando táxi em ponto de táxi onde roubaram e apagaram as faixas e placas identificadoras .
Será que seria difícil para os órgãos competentes perceberes o tanto que é importante ter ponto de taxi nesses grandes centros de eventos como por exemplo,
Cento de evento Ulysses Guimarães
Centro de evento CICB
ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA ANTIGO NILSON NELSON,
A população precisa disso, e os taxista também
José Pinheiro taxista desde 2007 em Brasília Distrito Federal
rapaz eu pensava que o descaso era só aqui em Candeias na Bahia mais haja vista é o país como todo, muito descaso com as fiscalizações dos Clandestinos. sem ordenamento nos pontos de táxis muitos carros particulares parando nas vgas de táxis e por aí vai. é uma verdadeira vergonha
Boa tarde! Táxi em Brasília está jogado as traças! Um transporte público individual que um dia já foi respeitado por atender a população com qualidade, segurança, carros novos vistoriados periodicamente e etc…Porém uma grande parte dá população prefere o mais barato sem qualidade e sem segurança… O carro particular estaciona em vagas de táxi na cara dura… Fiscalização faz vista grossa, como se fosse normal.Multam taxistas em vaga de táxi nós ministérios por alguém ter tirado a placa de vaga de táxi… E por aí vai! Enquanto isso os ubers e piratas fazem o que querem , não dá nada…Claro, muitos agentes públicos devem ter carros alugados ou mesmo rodando em pirataria… Uma vergonha o descaso ….
Semob está fazendo uma varredura nos pontos de táxi para ver se estão sendo ocupados por taxista, mas não, a maioria está sendo ocupada por particulares, piratas e uber! Isso tudo debaixo do nariz das autoridades q fecham os olhos para a pirataria que toma conta da Capital Federal! Nós taxistas que estamos dando a cara a tapa no enfrentamento a pirataria, as autoridades só vão tomar providências quando a mãe de um ou de outro estiver chorando à beira de um caixão….
Boa tarde, puxei nesse último evento dos prefeitos uma vergonha não tinha aonde estacionar prefeito no meio da rua ,pegando chuva ☔️ o rapaz q cuida do estacionamento tô centro de convenções tirando fotos dos carros para manda pro Detran…pra resumir é uma vergonha trabalha assim e na macha dos prefeitos no cicb vai ser do mesmo modelo sem nenhum lugar pro taxi.
É uma vergonha o governo não se preocupar com o espaço para o taxista, parece que querem acabar com essa categoria!!
boa tarde,me sinto constrangido para puxar fila nesses locais indicados pois ao embarcar um passageiro corremos o risco de sermos multados por embarcar em locais não autorizados.
boa noite isso e uma vergonha a capital do Brasil, não ter ponto de táxi em eventos, com grande movimento de pessoas, já passou da hora do governo da uma ajuda a esses trabalhadores e pais de família.