Por Daniel Júnior
Recife (PE) – O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SindtáxiPE), Flávio Fortunato, informou hoje, 3, que aguarda uma iniciativa da Prefeitura do Recife para ajudar os permissionários e condutores auxiliares neste momento de crise sanitária e econômica, causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Dois ofícios foram encaminhados para o gestor municipal no mês março.
“Quero dizer a categoria que fizemos e encaminhamos dois ofícios para o prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), dia 26/03. Nesses ofícios solicitamos ajuda para todos os profissionais do ramo de táxi. Um desses documentos partiu do gabinete do vereador Aerto Luna (PSB) e o outro, do Sindicato em conjunto com o parlamentar. A situação está difícil não só aqui em Pernambuco, mas em todo mundo, e estamos fazendo de tudo para ajudar os taxistas”, revela Fortunato.
Questionado sobre o que sindicato tem feito para ajudar a categoria neste momento, o presidente do sindicato foi enfático ao dizer que “estão brincando com o desespero dos taxistas e de suas famílias. Tem uma turma aí que está se aproveitando desse momento para fazer politicagem. Fiquem de olho! Todos sabem que não sou o prefeito, não sou o governado, muito menos o presidente do país, não tenho a caneta pra mandar pagar um auxílio para os taxistas. A única coisa que está ao meu alcance é pedir, clamar pelo taxista, que os governantes nos ajudem. Infelizmente, não consigo fazer mais do que isso”. Prosseguiu Fortunato, “o que esses aproveitadores estão fazendo em gerar polêmicas em grupos de WhatsApp é criar uma esperança falsa na cabeça das pessoas, como se o sindicato não estivesse lutando, mas é um grande engano. Estamos implorando diariamente, é a única coisa que podemos fazer. Estamos trabalhando todos os dias, quem quiser vir no sindicato pra conferir ou pra ajudar, as portas continuam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Agora, que esses irresponsáveis e inconsequentes parem de brincar com o sentimento das pessoas”, desabafou Fortunato.
A reportagem fez contato com a Prefeitura do Recife para obter um posicionamento, mas até o fechamento desta matéria não foi enviada nenhuma resposta.
O Ei, Táxi teve acesso aos dois ofícios encaminhados. Entre as demandas solicitadas estão:
1 – Auxiliar a intermediação junto às instituições financeiras, solicitando a suspensão do financiamento do veículo, vinculado à permissão do município, por 90 dias;
2 – Fornecimento de uma cesta básica mensal;
3 – Realizar treinamento mais específico na prevenção do motorista e higienização do veículo;
4 – Fornecimento de álcool em gel para os taxistas;
5 – Realizar o transporte dos profissionais que estão ligados diretamente para o combate ao novo coronavírus por táxi, evitando que esses profissionais utilizem ônibus;
6 – Autorizar ao permissionário ou condutor auxiliar poder realizar viagens na modalidade compartilhado e/ou lotação com no máximo três passageiros.
Uma resposta