Quase seis meses após o lançamento da plataforma Salvador Digital, a Secretaria de Mobilidade (Semob) continua enfrentando problemas no atendimento aos taxistas da capital baiana. A plataforma, lançada em 29 de abril, foi prometida como uma solução digital para agilizar a prestação de serviços, permitindo que os autorizatários solicitassem e recebessem documentos, além de agendar serviços de forma prática. No entanto, o que se observa é uma série de reclamações da categoria sobre a ineficiência do sistema.
Muitos taxistas relatam que, além de não conseguirem concluir os serviços de maneira ágil, também não recebem retorno satisfatório, seja online ou até presencialmente na Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae). A situação preocupa os profissionais, já que os atrasos impossibilitam muitos de trabalharem, afetando diretamente o orçamento mensal.
A Secretaria retirou da plataforma o prazo para conclusão dos serviços, após inúmeras reclamações de que o tempo divulgado inicialmente não estava sendo cumprido. “Meu processo é mudança de alvará. Dei entrada dia 10, mas até agora, nada. Você não consegue falar presencialmente ou por telefone. E o pior é que os dias passam e temos compromissos”, relata um taxista que preferiu não se identificar.
O acesso ao Salvador Digital se dá por meio da plataforma [salvadordigital.salvador.ba.gov.br]. É necessário que o usuário tenha uma conta no portal [gov.br] para utilizar os serviços, mas até agora, a experiência tem sido frustrante para parte da categoria.
Os atrasos e a falta de retorno por parte da Semob estão se tornando um grande problema para os taxistas, que seguem aguardando por uma solução que torne o serviço verdadeiramente eficiente e digital.
Uma resposta