A Prefeitura de Curitiba anunciou no dia 27 de fevereiro a prorrogação por seis meses do prazo para pagamento da taxa de outorga referente à exploração do serviço de táxi na cidade. O vencimento, que começaria em março, foi adiado para setembro, quando os taxistas também terão acesso a um desconto de 50% no valor da outorga anual, atualmente fixado em R$ 1.950.
O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel durante evento no Parque Barigui, acompanhado pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e pelo presidente do Sinditaxi-PR, Djalma Rodrigues. A iniciativa faz parte de uma política de valorização da categoria, oferecendo melhores condições de pagamento para os cerca de 2,2 mil autorizatários de táxi na capital paranaense.
“Era uma promessa de campanha que estou cumprindo hoje. O taxista não vai pagar nada nos próximos seis meses e, em setembro, quando for pagar sua outorga, ela terá desconto de 50%”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou que a medida atende a uma demanda antiga dos taxistas e se alinha com outras mudanças que estão sendo implementadas na cidade. “Estamos atendendo a um pedido antigo da categoria, que terá muitas novidades neste ano, com a nova lei do Táxi, que vai estabelecer o táxi 4.0 na nossa capital, inclusive com a possibilidade de frota elétrica”, disse.
A nova regra também permitirá que o pagamento da taxa seja realizado por cartão de crédito, com parcelamento em até quatro vezes, desde que a última parcela seja quitada ainda em 2025, explicou o gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, Alessandro César de Souza Alves.
A Prefeitura e a Urbs estão alinhando novas estratégias para fortalecer o serviço de táxi na cidade, com foco na modernização, sustentabilidade e melhores condições para os profissionais. Entre as mudanças previstas na nova legislação estão a introdução de veículos elétricos na frota e a permissão para que os autorizatários possam atuar como Microempreendedores Individuais (MEIs).
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei, Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei, Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).