Integrante da Cooperativa de Táxi da Área Sul da Região Metropolitana (Coopersul) afirma que o Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes não tem iniciativa e esforços para trazer melhorias à classe
Por Daniel Júnior
Jaboatão dos Guararapes – Com o objetivo de obter uma representatividade eficiente, a Cooperativa de Táxi da Área Sul da Região Metropolitana (Coopersul), situada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, busca parceria com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE). Um dos integrantes da Coopersul afirmou ao Ei, Táxi que o Sindicato dos Taxistas de Jaboatão não tem iniciativa e esforços para trazer benefícios à classe.
“Através dessa parceria, o nosso intuito é obtermos um porta-voz perante os órgãos da Prefeitura Municipal do Recife, tendo em vista que grande parte dos eventos que são realizados na Região Metropolitana acontecem no Recife, capital do estado como, por exemplo, o show de Bon Jovi que aconteceu no estádio do Arruda, no dia 22 de setembro. O Sindicato dos Taxistas de Jaboatão não moveu uma palha para interceder junto à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) [órgão de fiscalização de trânsito da capital pernambucana] para que os 1.022 mil táxis do município de Jaboatão fossem liberados para rodar na capital no dia do evento. O Sindicato aqui não fez nada”, retrucou Pedro Paulo, advogado da Coopersul sobre a finalidade de firmar a parceria.
Paulo também disse que a parceria ainda não foi firmada porque “falta sentar e conversar com os representantes do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco para saber o que será feito em benefício dos taxistas de Jaboatão dos Guararapes”. “Não buscamos só melhorias para os cooperados, mas também para todos os 1.022 táxis da cidade. É de suma importância termos uma entidade que de fato represente a classe taxista, que esteja do nosso lado. Acreditamos que essa parceria com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, que será o nosso porta-voz, realmente vai trazer muitos benéficos. Já vamos conversar para saber como será a liberação dos táxis de Jaboatão para circular no Recife durante as festividades de fim de ano, como no Natal e Réveillon. Vamos solicitar essa autorização. Queremos mostrar até para os taxistas que rodam lá em Jaboatão Centro, que uma cooperativa, uma entidade pequena, está sendo um representante maior que o próprio sindicato da cidade”, concluiu Pedro Paulo. A Coopersul foi inaugurada há oito anos e possui 115 cooperados.
Procurado pelo Ei, Táxi, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, Carlos Campelo, informou que “o intuito da Coopersul é tomar o Sindicato, como tomaram a cooperativa. Chegaram a colocar o Sindicato na Justiça. Prestamos contas no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e foi constatado que tudo está certo aqui. Os representantes da Coopersul são causadores de confusão, querem sugar os taxistas de Jaboatão e usam de todas as artimanhas para isso”, respondeu.