A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP), publicou portarias que homologam novos modelos de veículos para a prestação de serviço de transporte individual de passageiros na modalidade táxi. A decisão amplia as opções para taxistas interessados em modernizar sua frota, com veículos que atendem tanto categorias básicas quanto premium.
Modelos aprovados
- HYUNDAI/TUCSON TURBO LTD
– Propulsão: Combustão
– Categorias: Comum, Comum Rádio, Especial e Executivo
– Observação: Aprovado para operação em quatro categorias, trazendo flexibilidade para diferentes perfis de taxistas.
- I/VOLVO C40 8 ULTIMATE
– Propulsão: Elétrica
– Categorias: Comum, Comum Rádio, Especial, Executivo e Luxo
– Observação: Com foco na sustentabilidade, o modelo é uma das opções para o segmento de luxo e veículos com menor impacto ambiental.
- I/FORD TERRITORY TIT
– Propulsão: Combustão
– Categorias: Comum e Comum Rádio
– Observação: Homologado para categorias básicas, com design robusto e moderno.
- FORD/KA TRAIL 1.0 HA B
– Propulsão: Combustão
– Categorias: Comum e Comum Rádio
– Observação: Uma opção econômica e prática para taxistas que buscam eficiência.
- I/VOLVO XC90 T8 ULTIMATE
– Propulsão: Híbrida
– Categorias: Comum, Comum Rádio, Especial, Executivo e Luxo
– Observação: Combina luxo e eficiência energética, atendendo às demandas do mercado de transporte executivo.
Padrões obrigatórios
Os veículos aprovados devem atender a requisitos técnicos e regulamentares, como:
– Pintura uniforme, sem envelopamentos ou cores bicolores.
– Utilização de caixa luminosa em categorias específicas, com instalação acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Benefício para a categoria
As novas homologações oferecem maior diversidade na escolha de veículos, permitindo que os taxistas adaptem suas frotas às demandas do mercado, seja para passageiros do dia a dia ou serviços de luxo. Além disso, os modelos híbridos e elétricos reforçam o compromisso com a sustentabilidade no transporte urbano.
Com estas adições, São Paulo segue modernizando sua frota de táxis, oferecendo melhores experiências aos passageiros e ampliando as oportunidades para os profissionais do setor.
Uma resposta
A maioria destes veículos não possuem isenção de IPI, ICMS e IPVA. o serviço de táxi na cidade de São Paulo foi destruído pelo próprio órgão que o criou a quase 70 anos na cidade. A maioria dos taxistas estão endividados e grande parte dos veículos rodam sem seguro básico. Enfim, entrar em uma dívida com um veículo deste é dar um tiro de 12 no próprio pé.