Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Anuncie no Ei Táxi - Banner Superior

ITPS convoca taxistas de Aracaju, Região Metropolitana e Lagarto para verificação periódica de taxímetros

vistoria de taxímetro do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe
Para agendar a verificação, os taxistas devem acessar o site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) - Foto: Gabriel Ribeiro

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), convoca os taxistas das cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Lagarto para realizarem a verificação periódica dos taxímetros de seus veículos. A verificação é obrigatória e deve ser efetuada antes do vencimento do certificado de verificação metrológica emitido pelo ITPS.

Para agendar a verificação, os taxistas devem acessar o site do Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE) e emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU). Alternativamente, o agendamento pode ser feito no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do ITPS, localizado na Rua Vila Cristina, bairro 13 de Julho. Informações adicionais estão disponíveis através dos telefones (79) 3198-8811 e 99191-3042, ou pelo e-mail [email protected].

A verificação dos taxímetros é fundamental para garantir que o equipamento está calculando corretamente a distância percorrida pelo veículo e o valor da corrida, assegurando tanto aos taxistas quanto aos passageiros um preço justo. Maria Inêz de Almeida Machado, gerente executiva de Metrologia e Qualidade Industrial do ITPS, ressalta a importância de observar a data de validade do certificado de verificação para evitar problemas. “É crucial que os taxistas gerem a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de serviço através do site do ITPS e realizem a verificação antes do vencimento do certificado”, orienta.

No dia e horário agendados, os taxistas devem comparecer à pista de verificação situada na Avenida Padre Arnóbio de Melo com Silvério Fontes, no bairro Aeroporto, em Aracaju. É necessário levar os comprovantes de pagamento da GRU, um comprovante de residência do proprietário do veículo, o último certificado de verificação e a guia de encaminhamento do órgão de trânsito.

Após a verificação, se aprovado, o taxímetro receberá uma marca de verificação, validando o instrumento conforme as legislações do Inmetro. Um novo certificado de verificação, com validade de um ano, será emitido e deve ser mantido no veículo para apresentação em casos de fiscalização ou solicitação por parte dos usuários.

Essa medida é essencial para garantir a integridade do serviço de táxi, proporcionando segurança e transparência tanto para os profissionais da categoria quanto para os passageiros. O ITPS reitera a importância de manter os taxímetros devidamente verificados para evitar quaisquer irregularidades que possam afetar a confiança no serviço de transporte.

(Visitas totais 43)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais