Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Editorial – Julho: comemoração, articulação e retomada

dscf4314
Salve São Cristóvão, padroeiro dos taxistas – Foto: Ei, Táxi

 

Dia do Taxista

 

Chegado mais um mês de julho, mês de comemoração do Dia do Taxista que é festejado no dia 25/7, mesmo dia em que se comemora o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

 

Enquanto alguns taxistas insistem em passar o dia focado no problema, outros correm e se articulam em busca de melhorias para a classe.

 

Em Brasília, representantes estaduais estiveram reunidos, no último dia 12, debatendo as estratégias a serem colocadas em prática. Além disso, eles visitaram os senadores a fim de conseguir a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 28/17. Representando os baianos, estiveram Vicente Barreto, presidente da Táxi Coometas, e Denis Paim, presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT).

 

PLC 28/2017

 

No dia 05/7, a Comissão Diretora do Senado Federal aprovou o Requerimento nº 486/17, do Senador Otto Alencar (PSD-BA), que solicitou a tramitação conjunta do PLC 28/2017, com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 530/2015, que já tramita em conjunto ao PLS 726/15.

 

Agora, o PLC 28/17, aguarda a definição sobre o Requerimento nº 19/2017, do Senador Pedro Chaves (PSC-MS), no dia 12/7, que requereu a realização de audiência pública conjunta entre as Comissões: de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Assuntos Econômicos (CAE); de Assuntos Sociais (CAS); e de Serviços de Infraestrutura (CI), para instrução da matéria.

 

Uber e seus reveses

 

A adesão indiscriminada de motoristas parceiros sem qualquer critério de controle de segurança fez da Uber uma personagem constante no noticiário policial do país. Motoristas envolvidos em crimes como assédio, estupro, tráfico de drogas, assaltos a mão armada e assassinatos mostra que não só a empresa não consegue manter o controle no quesito segurança como também não estar preocupada com isso. O negócio é faturar e se manter acima do poder público com o discurso de que é novidade e traz benefícios à sociedade. Um ano após o aplicativo começar a sua atividade na Bahia, o taxista já percebe o retorno de muitos passageiros ao táxi. A pergunta que fica no ar é: os senadores irão confirmar a aprovação do PLC 28/2017, pelos deputados, que imprime aos aplicativos a obrigatoriedade da identificação do veículo e de seu motorista?

 

Pouco mais de três anos após a sua chegada ao Brasil, em maio de 2014, a Uber tem despencado na avaliação dos usuários e até dos próprios “motoristas parceiros”.

 

Enfrentando diversos problemas, a empresa, hoje, é a nona mais reclamada, nos últimos doze meses, no site Reclame Aqui, segundo dados do próprio site em pesquisa feita no último dia 14. Eram cerca de 44 mil reclamações com uma média de avaliação de 4,2.

 

Por fim, a empresa entrou na mira do Ministério Público do Trabalho e deverá sofrer uma série de ações por parte do órgão que concluiu, após um ano de estudos, que existe vínculo empregatício entre a Uber e seus “motoristas parceiros”.

 

 

 

 

(Visitas totais 20)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais