Casos de assaltos voltam a subir em 2025
Os dados mostram que, em 2023, o número de assaltos a taxistas era elevado, com 102 ocorrências apenas nos meses de janeiro e fevereiro. Em 2024, esse número caiu drasticamente para 35 no mesmo período, uma redução significativa. No entanto, em 2025, os crimes voltaram a crescer, com 70 casos já registrados nos dois primeiros meses do ano, o dobro do ano anterior.
Diante desse cenário, Denis Paim, presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), reforçou a necessidade de medidas urgentes. Entre as propostas apresentadas à SSP-BA, estão a implementação de uma delegacia especializada, a revista de passageiros durante as corridas e maior fiscalização nos circuitos do carnaval. Ele também denunciou a falta de apoio dos agentes da Polícia Militar, que muitas vezes alegam não ter combustível para atender chamados de taxistas vítimas de crimes.
Os agentes informaram que, durante o carnaval, haverá um reforço nas abordagens a passageiros de táxis.
Dificuldades nos registros de ocorrências
Segundo Paim, a demora no registro de boletins de ocorrência (BOs) é um problema para os taxistas. Muitos profissionais desistem de registrar assaltos por conta do tempo perdido nas delegacias e a baixa taxa de recuperação dos bens roubados. No entanto, os representantes da SSP-BA afirmaram que os BOs são fundamentais para criar políticas de segurança, incluindo a possibilidade de uma delegacia especializada no futuro.
Botão do pânico nos táxis
Outro tema da reunião foi a implementação do botão do pânico nos táxis. Inicialmente, Paim era contrário à medida, mas mudou de opinião após entender que, sem os registros formais de crimes, a criação de uma delegacia especializada ainda não seria possível. Agora, ele defende a adesão da AGT ao termo de acordo técnico para a instalação do sistema de emergência nos veículos.
Resultado do encontro
Denis Paim classificou a reunião como positiva, destacando que encontros como esse ajudam a manter o alinhamento entre a categoria e as forças de segurança. “Essas reuniões são importantes, porque reforçam a atenção da polícia sobre a nossa situação. Sabemos que não dura por muito tempo, mas já melhora a abordagem de táxis com passageiros e reduz os assaltos”, afirmou.
Em 2023, foram registrados 419 assaltos e 60 carros roubados. Em 2024, os números caíram para 401 assaltos e 33 veículos tomados. Já em 2025, até o momento, houve 70 assaltos e 2 roubos de táxi.
Participaram da reunião o Capitão Bruno Menezes, responsável pelo Policiamento Tático e pelo Comando de Operações, o Capitão Leandro, responsável pela Delegacia de Furtos e Roubos, entre outros.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).