Por Helton Carlucho
Os problemas com mudanças, implantação e retiradas de pontos de táxi em Salvador devem acabar. A informação é do Coordenador de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), Clemilton Santos. Segundo ele, reuniões de alinhamento entre os órgãos acontecerão mensalmente para discutir essa e outras demandas relacionadas à categoria, que entrem na competência dos órgãos.
“Todo o processo de implantação de ponto de táxi, a viabilidade vai ser analisada primeiro pelo pessoal de operação da Cotae. Dado o veredito positivo, será encaminhado à Transalvador que também analisará a viabilidade técnica da área, da via, se é possível ou não a quantidade de vagas, dentro das normas técnicas”, explica.
O alinhamento acontece após sucessivos desentendimentos entre a categoria e a Transalvador. Apesar da Coate administrar temas relacionados ao táxi, é o órgão de trânsito o responsável pela organização das filas na capital.
“A polêmica era que se tirava o ponto e não comunicava à Cotae. Nós solicitamos que qualquer mudança tivesse esse alinhamento”, explica Denis Paim, presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), que se reuniu com as instituições no final de julho.
Pautas como filas em eventos também foram debatidas.