Em um esforço conjunto para melhorar as condições de trabalho e desburocratizar processos, os presidentes das cooperativas de táxi especial de Camaçari se reuniram nesta terça-feira (30) com Fausto, chefe de gabinete do Presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos. O encontro, que ocorreu às 11h, teve como objetivo acompanhar o andamento das pautas protocoladas na Superintendência de Trânsito e Transporte de Camaçari no início deste mês.
Durante a reunião, foram discutidas diversas questões cruciais para os taxistas, destacando-se:
- Renovação de Permissões: Estender o prazo de renovação das permissões, que é de cinco anos, para dez anos, igualando-se ao tempo de permanência do veículo no sistema de táxi.
- Desburocratização dos Documentos: Redução dos 14 tipos de documentos solicitados na renovação das permissões.
- Flexibilização de Veículos: Permissão para o ingresso de qualquer modelo de veículo leve, com 4 portas, no sistema de táxi.
- Atualização de Documentos: Atendimento exclusivo aos cooperados que apresentarem a carta da cooperativa atualizada e original.
- Aceitação de Cursos do Sest/Senat: Reconhecimento do Curso de Taxista do Sest/Senat, além dos cursos privados.
- Parada de Táxis Especiais: Autorização para que táxis especiais possam parar nos pontos de táxi do município para embarque e desembarque de passageiros.
- Negociação com a Semob de Salvador: Contato com a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob) para negociar pontos de parada para táxis da Região Metropolitana na região do aeroporto de Salvador.
Os taxistas também destacaram alguns avanços já conquistados, incluindo:
- Ingresso no Sistema: Agora é permitido ingressar no sistema de táxi com veículos de até quatro anos de uso.
- Diversidade de Cores e Equipamentos: Táxis podem ser na cor branca ou prata e utilizar bagageiros no teto.
Compromissos e Próximos Passos
O chefe de gabinete, Fausto, se comprometeu a apresentar uma redação preliminar do texto que será produzido para um Projeto de Lei, visando alinhar os interesses das cooperativas de táxis especiais do município. Além disso, uma reunião com o Superintendente de Trânsito e Transporte de Camaçari, Coronel Castro, também trouxe boas expectativas. Coronel Castro prometeu a publicação de um decreto que atenderá às pendências apontadas pelos taxistas.
Participação Ativa das Cooperativas
Participaram da reunião representantes das cooperativas Cootrasem, Coopercan, Coomtec, Coopertaxi e Transcoop. Os taxistas esperam que as autoridades municipais considerem suas demandas e implementem as mudanças necessárias para facilitar e melhorar o trabalho dos profissionais das cooperativas de táxi em Camaçari.
Para mais informações e atualizações, acompanhe o Portal Ei Táxi.