Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

As imperdíveis lições do primeiro animal de estimação – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Família mais seu cão

Pais e Mães verdadeiramente conscienciosos e educadores sabem que quando seus filhos lhes pedem um animal de estimação, especialmente o primeiro, abre-se uma imperdível oportunidade da primeira grande lição de responsabilidade, cuidado, atenção, empatia e respeito, perdas e danos, alegrias e tristezas que pode ser dada às suas crianças.

Nessas fantásticas oportunidades, Mães e Pais comprometidos com a melhor formação do caráter dos seus filhos lhes informam os direitos e deveres, cuidados e responsabilidades, obrigações e privilégios, custos e benefícios de ter um animal de estimação, cuidar dele. Não negociam o assunto antes de estabelecer as regras do “ter e cuidar”.

As crianças aprendem nessas oportunidades que as escolhas têm consequências, custos, aprendem valores fundamentais para toda a vida.

Quando as crianças quebram os pactos e condições estabelecidos, os Pais e Mães devem ser rigorosamente exemplares no fundamental ensinamento de que todas as escolhas pressupõem renúncias e sacrifícios, por todo o sempre. Não podem abrir mão do exemplo e cobrança.

Sem dúvida, para quem sabe aproveitar, os animais de estimação podem ser grandes fontes de ensinamentos, formação de caráter e valores para a infância e juventude para toda a vida.

Antônio Carlos Aquino de Oliveira, Colunista, Falando Sério

 

 

 

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade

(Visitas totais 63)

Compartilhe

Uma resposta

  1. Muito bom!
    Cuidar de um ser vivo pode ser uma grande experiência: traz alegrias e ensina responsabilidades. Também é uma grande oportunidade de cultivar respeito e empatia pelo próximo, que pode ser um cão, um gato, uma criança, um idoso, uma árvore…
    Afinal, somos partes do Todo. Viemos da mesma Fonte Criadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais