Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Anuncie no Ei Táxi - Banner Superior

A maior lição da pandemia – Por Antônio Carlos Aquino de Oliveira

teste de covid-19
Foto: Marcelo camargo/Ag. Brasil

Sem dúvida nenhuma, a maior lição que essa pandemia tem dado ao planeta é que cuidar dos outros é cuidar de nós mesmos. A mais óbvia lição do universo aos seres humanos volta a ser dada, repetida de forma dura e cruel, para nunca mais ser esquecida: não existe e jamais existirá humanidade sem seres humanos, cidades sem habitantes, mercado sem consumidor, trabalho sem emprego, profissional sem cliente, escola sem aluno. Nossa interdependência é total, mesmo que em muitas circunstâncias isso possa parecer fantasia.

Ao se disseminar sem critérios, discriminação e preconceitos o vírus lembra a todos a igualdade das pessoas diante das leis da natureza, do imprevisível e imponderável que a todos une e iguala. A natureza mostra, a ciência tenta explicar e as pessoas precisam aprender de uma vez por todas que não existe inteligência e sabedoria no racismo, no preconceito generalizado, na discriminação irracional.

Os vírus relembram aos esquecidos que a melhor forma de se protegerem é cuidar também de todos em seu entorno, dos que lhes servem e dos que se servem. Quem consegue pensar com sensatez e racionalidade está aprendendo como nunca que não adianta se proteger se sua empregada doméstica, o frentista do seu posto de combustível, o entregador do delivery, o porteiro do prédio não estiverem protegidos. Estaremos ameaçados se recebermos visita de qualquer lugar do mundo contaminado, bem como colocamos o mundo em risco se viajamos doentes.

No reino animal, é o ser humano, ao nascer e nos últimos dias de sua vida, o mais dependente dos animais. Lição imperdível de dependência, de interdependência, de necessidade de amor e cuidado.

A violência que a todos coloca em risco é decorrência desse não aprendizado, dessa não prática, dessa não compreensão de que é na educação, na inclusão e na redução das desigualdades que reside a possibilidade de paz.

Enfim, está entre as lições óbvias do universo que alguns insistem em não aprender: alguns dos maiores problemas do mundo atual estão na falta de entendimento de que cuidar dos outros é cuidar de nós mesmos.

Ver o mundo como ele é, sem máscaras e fantasias, com verdade e realidade é um passo importante para melhorar as condições de vida no planeta, as relações entre pessoas.

Homenageamos os generosos seres humanos que usam a empatia como base de seu comportamento cidadão, a generosidade como filosofia de vida, a educação e inclusão como desafio individual, o respeito a todos como forma de viver em paz.

Antônio Carlos Aquino

 

 

 

 

Antônio Carlos Aquino de Oliveira

Administrador, Consultor, Palestrante e Empresário do setor de publicidade

(Visitas totais 183)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais