Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

GNV: uma economia que ainda vale a pena para o bolso do taxista

Bahiagás de Inovação - Gás Natural na Bahia Foto: Roberto Viana/Agecom
O GNV ainda representa economia para os taxistas – Foto: Roberto Viana/Agecom

 

Por Pedro Souza

 

Antigo conhecido pelos motoristas, o Gás Natural Veicular – popularmente conhecido como GNV – ainda é um forte aliado para quem quer economizar um dinheiro no fim do mês. Diante da realidade dos taxistas, a situação não é diferente. Para quem roda muito com o carro, o GNV é uma aposta bem acertada.

 

“O GNV vem crescendo a cada ano. Com os elevados preços dos combustíveis líquidos, a procura pelo GNV é grande. Em Pernambuco a companhia de gás, Copergás, sempre apostou nesse segmento, fazendo campanhas para instalação de GNV, reduzindo imposto, mantendo um preço atrativo para os usuários”, comenta Rodrigo Aguiar, proprietário das instaladoras Auto Gás.

 

Matematicamente, a instalação do kit GNV representa uma economia de 50% no bolso do motorista. “É visivelmente um investimento que vale a pena para nós. A imensa maioria dos taxistas usa esse tipo de abastecimento em seus veículos”, comentou o taxista Ademar Miranda.

 

Na Região Metropolitana do Recife não é difícil encontrar postos disponíveis para fazer o abastecimento com GNV. A quantidade de postos existentes atende bem aos usuários e, sempre que é preciso, há gás disponível para o abastecimento. “Agora há estudos com o objetivo de aumentar a oferta de postos de GNV para o interior de Pernambuco”, menciona Rodrigo Aguiar.

 

Rodrigo Aguiar é revendedor de GNV - Foto: Divulgação
Rodrigo Aguiar é revendedor de GNV – Foto: Divulgação

Entretanto, há o medo de que o GNV danifique o veículo. É preciso estar atento às devidas manutenções que o gás precisa para que aconteça o bom funcionamento. De acordo com Rodrigo Aguiar, “é muito importante que o interessado procure empresas sérias, com experiência e que estejam atestadas pelos órgãos competentes. Procurem no site do Inmetro as oficinas homologadas, pois existem muitas oficinas clandestinas no mercado que não tem critérios”.

 

Embora seja uma recomendação de que os postos cobrem o selo de veículo vistoriado para fazer o abastecimento com o gás, essa não é uma realidade vivenciada no Recife e Região Metropolitana. A maioria dos estabelecimentos não exige nenhuma comprovação de que o carro esteja regularizado. Um alerta para motoristas e passageiros é jamais permanecer dentro do veículo durante o abastecimento, assim como não fumar ou fazer uso do aparelho celular próximo à ilha de abastecimento.

 

Por isso, é preciso estar sempre atento. O GNV é uma realidade favorável ao taxista, mas a instalação bem feita e a manutenção preventiva são fundamentais. Se a vistoria não é realizada, os danos futuros podem ser graves para a segurança do motorista e de seus passageiros.

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 185)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais