A prefeitura de Salvador vai lançar, até dezembro deste ano, um novo edital de credenciamento para ampliar o número de taxistas em atividade na capital baiana. A informação foi confirmada pelo secretário de mobilidade, Pablo Souza, em entrevista ao Portal Ei Táxi. Serão disponibilizadas 100 novas vagas para alvarás de táxi, com possibilidade de ampliação em 2026.
Segundo o secretário, o edital será baseado no primeiro credenciamento lançado em janeiro de 2024 — que abriu 500 vagas, mas teve cerca de 100 preenchidas. Assim como no anterior, o novo processo será aberto a todos os cidadãos residentes em Salvador (que atendam as normas do edital) e poderá contar com critérios especiais:
- Veículos 100% elétricos;
- Motoristas auxiliares com tempo comprovado de atividade;
- Candidatas do sexo feminino.
No entanto, Pablo Souza destacou que esses critérios adicionais ainda estão em estudo e dependem de definições técnicas e jurídicas.
A idade máxima do veículo para ingresso será de 5 anos de fabricação, e o tempo de vida útil em até 10 anos, conforme alteração recente no regulamento do Serviço de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (SETAX).
Oportunidade para quem tem pendências na Cotae
O secretário afirmou que o edital também permitirá o retorno de profissionais que enfrentam pendências com a Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae):
“Se você tem alguma pendência como taxista, sem conseguir atuar, poderá dar baixa na sua situação e recomeçar uma vida nova como taxista, inclusive aqueles que foram vítimas de qualquer golpe”, reforçou Pablo Souza.
Sem intermediários
Ele fez ainda um alerta aos candidatos:
“Não é necessário despachante, não ceda a sua senha do gov.br para terceiros, isso é um risco grave. Aqui, na Semob, temos uma equipe disponível para atender a todos e tirar todas as dúvidas, de segunda à sexta, das 8h às 17h.”
Em 2024, muitos candidatos chegaram a denunciar supostos intermediários que cobravam valores para “garantir” vagas, prática considerada ilegal e sem qualquer ligação com a prefeitura.
O edital deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) ainda neste ano. Assim que divulgado, o Portal Ei Táxi trará todos os detalhes sobre etapas, prazos e documentos necessários para participação.










