Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post
Anuncie no Ei Táxi - Banner Superior

40 anos da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT – Por Roberto Rodrigues

Igualdade racial
Movimento por Igualdade racial - Foto: Divulgação

Carta de parabenização da Secretaria Estadual do Movimento Negro PDT/BA

O 27 de junho é especial para a história do movimento negro no Brasil. Nesse dia, em 1981, o Partido Democrático Trabalhista criou em sua estrutura uma Secretaria Nacional do Movimento Negro, o que era inaugural na realidade político-partidária do país. Depois da iniciativa do PDT, outros partidos deram o devido espaço político, em suas estruturas, às reivindicações do povo negro, revestindo de importância a ação inaugural lá de 27 de junho de 1981, realizada por um PDT que fervia em ideias e ações, sob o comando de Leonel Brizola e a fundamental assessoria de Darcy Ribeiro.

O ano de 1981 foi realmente especial. Foi nele que Carlos Alberto Caó Oliveira dos Santos se filiou ao PDT e também Abdias do Nascimento seguiu em viagem histórica, junto com militantes e admiradores, para a Serra da Barriga, local onde se ergueu, a partir do final do século 16, o Quilombo dos Palmares, em Alagoas.

Naquele 1981, também, dava-se o planejamento da que seria a campanha vitoriosa de Leonel de Moura Brizola ao governo do Rio de Janeiro, quando, eleito, fez uma administração inovadora, com grande ênfase na educação pública, o que diretamente toca a população negra e periférica. Logo que assumiu o governo do Rio de Janeiro, em 1982, Brizola inclui ao seu secretariado Carlos Alberto Oliveira (Caó), que é o autor da lei referencial para o racismo no Brasil, e a médica Edialeda Salgado do Nascimento, que também foi presidenta da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT.

Por tudo isso, ao comemorarmos esses 40 anos de atuação contínua e construtiva da SNMN-PDT estamos lembrando também de um tempo de afirmação de convicções de nosso partido.

Hoje temos, em vários estados do Brasil, estatutos da igualdade racial, e isso é em muito devido à atuação de Abdias do Nascimento, Caó, Edialeda Salgado…, todos parte da história do PDT, personagens que inspiraram e inspiram companheiros das secretarias nacionais, estaduais e municipais do movimento negro do partido.

O Partido Democrático Trabalhista teve, no comando de um Leonel Brizola e de um Darcy Ribeiro, seu tempo de fundamentação de um pensamento progressista e inovador para a política. E isso sempre entendendo a diversidade que compõe nossa sociedade e trabalhando para respeitá-la e para que ela seja respeitada e legitimada. Queremos construir um mundo diferente, um mundo melhor. E isso desde a fundação do PTB, com Aguinaldo Camargo e Solano Trindade, dentre outros valorosos abolicionista contemporâneos.

Essa devida atenção está explicitada no Estatuto do PDT, onde se registra, como o quarto Compromisso Programático, a luta em favor da causa negra brasileira. Uma luta na qual, sabemos, nossos presidentes das secretarias estaduais e municipais do Movimento Negro do PDT seguem com determinação, tendo nosso estatuto como lei garantidora, dentro do partido, da legitimidade de nosso empenho.

Nesses 40 anos de SNMN, que se completam dentro da Década Mundial das Comunidades Negras (ONU), a Secretaria Estadual do Movimento Negro do PDT/BA deseja vida longa e de boas lutas em prol do povo. E a SEMN-PDT/BA faz isso chamando a atenção das nossas executivas para que haja um maior empenho, cooperação, oportunidades de empregabilidade para nossa gente, que nossas secretarias sejam ouvidas e assentadas nas mesas das decisões.

A SEMN-PDT/BA, acreditamos e por isso lutamos, precisa estar nos espaços do PDT, ter seus militantes integrados à estrutura de empregabilidade do partido, para que possamos melhor desenvolver administradores públicos que ajam na máquina pública na direção dos ensinamentos de nossas lideranças referenciais pedetistas, aquelas que nos propiciaram, agora, estarmos a comemorar um marco tão importante na história das lutas reivindicatórias do Brasil, que seja, os 40 anos da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT.

Salve, movimentos sociais do PDT!

Salve, nossa Secretaria Nacional do Movimento Negro!

Salve, Abdias, Edialeda, Ivan Carvalho, Professor Agnaldo Oliveira e todos e todas que construíram esse legado para as novas gerações!

Seguimos na luta.

 

 

 

 

 

Roberto Rodrigues

Presidente da Secretaria Estadual do MN-PDT

Edson Rodrigues

Diretor de Comunicação da SEMN-PDT

(Visitas totais 125)

Compartilhe

Uma resposta

  1. Parabéns Presidente Roberto Rodrigues, Diretores e Militantes da SEMN PDT BA!!! Que Deus continue nos abençoabdo, nos dando força, foco e fé para continuarmos enfrentando todos os obstáculos da vida!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais