Os táxis de Salvador já têm data marcada para iniciar a vistoria em 2023, dia 4 de abril. Secretaria de Mobilidade (Semob) divulgou o calendário da vistoria. Táxis especiais farão a vistoria a partir do dia 24 de julho. Profissionais já podem fazer agendamento pelo site.
Dia 4 de abril é a data marcada para começar a renovação do alvará em Salvador, que vai até o dia 21 de julho para os táxis convencionais. A vistoria dos táxis especiais começa no dia 24 e segue até o dia 28 de julho. Os procedimentos acontecerão das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30.
Os profissionais do sistema de táxi já podem acessar o site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br e realizar o agendamento. Outra alternativa é apontar a câmera do celular para o QRCode no calendário para ser direcionado até a página de agendamento.
A documentação necessária é: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (não serve a CNH digital), certificado da última aferição do taxímetro, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV (se for o caso), licenciamento atualizado e a licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi.
Além da documentação, o veículo precisa estar de acordo com a padronização exigida e em bom estado de conservação: As faixas paralelas horizontais pintadas/adesivadas na carroceria do veículo devem ser nas cores azul arara e vermelho ibérico, com 5,5 cm de largura e 1 cm de distância entre elas; O número do alvará deve ser pintado/adesivado nas laterais do veículo entre as faixas e na parte traseira no canto superior direito, ambos com 8 cm de altura, utilizando letras do tipo Futura Medium e toda numeração na cor azul arara; O veículo deve ter condições de tráfego, segurança, higiene e estar conservado; O táxi deve possuir equipamentos de segurança como extintor, triângulo, chave de roda e estepe.
O procedimento inclui verificação documental, emissão do Termo de Inspeção, realização da inspeção, com entrega do selo de vistoria para ser fixado no para-brisa, e emissão do alvará de circulação, com validade de 12 meses.
A taxa da vistoria será de R$ 107,30, enquanto que a taxa do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) será de R$ 52,18.
Imagem: DivulgaçãoCom informações da Comissão dos Taxistas