Por Daniel Júnior
Um total de 26 navios de cruzeiro vão atracar no Porto do Recife (PE), até abril de 2020. A temporada de navios 2019/2020, que começou em novembro deste ano, trará mais de 40 mil turistas a Pernambuco.
Os números da temporada 2019/2020 são animadores para o setor. A expectativa é um aumento de 69,31% no número de passageiros e de 36,84% na quantidade de navios que atracarão no Porto do Recife, em relação à temporada passada. Para 2019/2020, estão previstos 26 navios de passageiros contra 19 na temporada 2018/2019. A quantidade de cruzeiristas deve saltar de 23.794, número registrado na temporada passada, para quase o dobro: 40.285 visitantes.
Pesquisa realizada pela Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) aponta que os turistas de cruzeiros ficam, em média, quatro horas e meia em solo pernambucano, com um gasto médio individual de R$ 202,14. “Considerando esse gasto médio e a expectativa de o estado receber mais de 40 mil turistas, temos expectativa que a nova temporada de navios de cruzeiros movimente cerca de R$ 8 milhões na economia pernambucana”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Bruno Schwambach. Uma das pautas constantes do secretário com o governo federal tem sido a liberação de recursos para a dragagem do ancoradouro recifense, o que aumentará ainda mais a competitividade do porto e a capacidade para recebimento de novas embarcações.
O estudo da Empetur aponta ainda outros dados bastantes interessantes. Os cruzeiros são uma porta de entrada importante de estrangeiros a Pernambuco: 74% dos cruzeiristas de 2018 vieram de fora do País. O dado confirma ainda a prevalência de argentinos (20%), seguidos pelos ingleses (18%) e norte-americanos (11%). “A grande maioria é de viajantes com mais de 65 anos, com bom poder aquisitivo e que chegam à capital pela primeira vez; 63% deles nunca haviam estado no Recife. Eles saem daqui com uma impressão muito boa, pois 86% revelaram que indicariam a cidade a outras pessoas, e 71% voltariam ao Estado”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e presidente da Empetur, Rodrigo Novaes. Uma das novidades desta temporada é a previsão de dois navios, na segunda e terça-feira de Carnaval.
OPERAÇÃO
Para atender bem aos turistas e tripulantes que chegam ao Terminal Marítimo de Passageiros (TMP), o Porto do Recife trabalha em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, Empetur, Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Defesa Social, CIATUR, CTTU e Guarda Municipal.
A Empetur disponibiliza, durante toda a temporada, um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) dentro do TMP, com atendentes bilíngues para recepcionar e orientar os passageiros nos passeios e visitas aos atrativos turísticos, como também nas informações e utilização dos serviços disponíveis na Cidade, como mobilidade, atrativos gastronômicos e culturais. Serão distribuídos mapas do Recife, Olinda, Litoral Sul e Norte, além das Rotas e Roteiros Turísticos, em português, inglês e espanhol.
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, montou um esquema com “walkmídias”, que estarão distribuindo materiais específicos para a temporada 2019/2020.
“O Recife está preparado para receber bem o visitante que vai poder degustar um pouco da nossa cidade, passear pelo Recife Antigo, nossos museus e principais atrativos turísticos. A Prefeitura do Recife monta uma operação, em parceria com o Governo de Pernambuco, para que o turista receba informações adequadas por atendentes bilíngues, além do serviço de entrega de folheteria e, claro, receptivo para que eles já tenham um gostinho de toda a diversidade cultural da nossa cidade”, afirmou Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esportes e Lazer.
SEGURANÇA
A CIATUR e o 16º Batalhão, responsáveis pela segurança do Bairro do Recife e do Centro da Cidade, planejaram um esquema de reforço na segurança para a temporada de cruzeiros, incluindo o apoio da RPMONT, CIPCÃES e ROCAM. Haverá o emprego de patrulhamento com policiais motorizados, montados a cavalos, a pé, e acompanhados de cães, não apenas no Bairro do Recife, onde os visitantes desembarcam, mas também nos principais destinos turísticos da área central da cidade, como a Casa da Cultura, Capela Dourada, Mercado de São José e Praça da Independência.
TAXISTAS PRONTOS PARA O VERÃO
Praias, restaurantes que oferecem comidas típicas, museus, igrejas centenárias, mercados públicos, entre outras alternativas de fazer turismo estão à disposição para quem vem passar férias no Estado de Pernambuco. E o tradicional táxi é um dos meios de transporte que mais circula nesse patrimônio turístico local e, na maioria das vezes, proporciona um roteiro de viagem bem diversificado e sem contratempos, além de uma locomoção segura.
Experientes, grande parte dos taxistas, conhecem bem os destinos solicitados pelos passageiros e, em alguns casos, são quem propõem o ‘melhor trajeto’ da viagem. No Recife e na Região Metropolitana do Recife (RMR) é onde se concentram famosas praias, como a de Boa Viagem (Zona Sul da capital), Porto de Galinhas (Ipojuca), praia de Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Gaibu (Cabo de Santo Agostinho) e outras que são bastante frequentadas pela população local e por quem vem visitar a região. Com tantos destinos assim, é necessário que o passageiro escolha praticidade e comodidade para se locomover, tanto no Recife, como em cidades da RMR e até mesmo do interior do Estado.