Para melhorar as condições de trabalho e debater pautas da categoria de táxi em Salvador, representantes de cooperativas e empresas participaram de uma reunião no último dia 3 de outubro com o Secretário de Mobilidade da cidade, Fabrizzio Muller. A iniciativa foi intermediada pela Comissão dos Taxistas, liderada por João Adorno.
Dentre as pautas discutidas, destacam-se a inclusão de veículos 1.0 turbo nas cooperativas especiais do aeroporto; a reposição da tarifa de táxi em 2024; a garantia dos pontos de táxi durante as festas populares do verão 2023/2024; o início do processo seletivo de distribuição de alvarás; a criação de novos pontos de táxi na cidade; a disponibilização de novos crachás sem custo para taxistas que teriam vencimento em 10/11/23; a adequação para que os inventariantes continuem realizando suas vistorias; e a possível abolição da declaração de regularidade.
Participaram da reunião representantes de cooperativas e empresas, incluindo Ligue Táxi, Elitte Táxi, Use Táxi, Táxi Comtas, além do Sindicato de Taxistas de Salvador. João Adorno, porta-voz da Comissão dos Taxistas, ressaltou a importância da união da categoria, afirmando: “Comum ou especial, as nossas dores e dificuldades são as mesmas. Nós estamos aqui para debater e apresentar alternativas para que a Semob possa melhorar a nossa condição de trabalho. Os frutos dessa discussão serão para toda a categoria”.
Os participantes elogiaram a postura solícita do secretário Fabrizzio Muller, que se mostrou receptivo às demandas apresentadas. Reginald Cohim, taxista da Táxi Comtas, afirmou: “A reunião foi proveitosa, em vários aspectos que estão por vir, em especial a mudança de motorização dos veículos da Comtas e Coometas e as ações de combate ao transporte clandestino no aeroporto”.
Eduardo Silva, presidente de Táxi Comtas, acrescentou: “O secretário sempre muito solícito às nossas demandas, por isso a reunião foi muito produtiva”. Vitor Alban, presidente da Ligue Táxi, enfatizou que também foram discutidos assuntos específicos de cada rádio e cooperativa, mas que o encontro teve impacto positivo para toda a categoria.
Alan Gondim, da Elitte Táxi, agradeceu o espaço concedido pelo secretário para ouvir as demandas e destacou o apoio de Adorno na viabilização desse encontro. “Foi uma reunião proveitosa para toda a categoria”, concluiu Gondim. O encontro demonstra a importância da colaboração entre taxistas e autoridades para encontrar soluções que beneficiem a categoria como um todo.