Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

No Recife-PE, SINDTAXI-PE diz que reajuste sai ainda março; ATPA-PE cobra e é questionada pelo Sindicato

site taxistas do recife fariam manifestação no dia 9 de março de 2024, em busca do reajuste da tarifa
Taxistas fariam manifestação no dia 9 de março, em busca do reajuste da tarifa, mas foi cancelado após anúncio de que a B2 valeria também em março - Foto: Divulgação/SINDTAXI-PE

Após sete anos sem reajuste da tarifa de táxi em Recife-PE, os taxistas estão mobilizados em busca de melhores condições para a categoria. Enquanto a Associação dos Taxistas Permissionários e Auxiliares de Pernambuco (ATPA-PE) cobra ação da prefeitura, o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXI-PE) afirma que o reajuste sairá ainda em março, gerando um embate entre as entidades representativas. A prefeitura do Recife implementou a bandeira 2, durante o mês de fevereiro e estendeu para o mês de março.

O presidente da ATPA-PE, Lúcio Mauro, diz que falta sensibilidade da prefeitura em relação à situação dos taxistas recifenses. Segundo ele, diversas tentativas de diálogo foram feitas, mas até o momento não houve avanços. Mauro destaca a importância do reajuste para a categoria e critica a prorrogação da bandeira 2 como solução temporária. Ele afirma que os taxistas esperam um reajuste de pelo menos 25%, sem mexer no valor da bandeirada, destacando a perda acumulada de cerca de 36% ao longo desses sete anos sem reajuste.

“Estamos há sete anos lutando, implorando, humilhando-se diante da prefeitura, diante dos órgãos competentes para que o reajuste saia, mas até agora, nada feito. Houve um chamamento do Sindicato para decidirmos se faríamos ou não uma manifestação em frente à prefeitura do Recife, mas mesmo a maioria sendo favorável ao manifesto, o presidente do Sindicato recuou”, disse Lúcio Mauro.

Ele também disse que a bandeira 2 não substitui o reajuste da tarifa, “Empurraram a bandeira 2, novamente, pra que fosse utilizada. Os companheiros que rodam à noite continuam na mesma. Ouvimos rumores de que o reajuste sairá na segunda quinzena de março, mas a gente não acredita mais nessa gestão. Também ouvimos rumores de que a bandeira 2 permanecerá até que saia o reajuste, mas bandeira 2 não é reajuste. O prefeito acha que o reajuste não é necessário”, bradou Lúcio.

Por outro lado, o presidente do SINDTAXI-PE, Flávio Fortunato, assegura que o reajuste da tarifa está previsto para sair ainda em março, conforme garantia da prefeitura. Fortunato explicou que a prorrogação da bandeira 2 foi uma medida para dar tempo à prefeitura de avaliar os diferentes cenários da proposta de tarifa da categoria. “Eu vinha pedindo para a prefeitura o reajuste e no dia 9 de fevereiro houve a publicação de que a bandeira 2 valeria por todo o mês, durante todo o dia. No dia 29, eu tentei falar com a prefeitura, mas não consegui. Então, fiz uma reunião no mesmo dia e chamei uma assembleia pra segunda, dia 4, pra realizarmos uma manifestação. Na segunda pela manhã, na assembleia, compareceram 80 taxistas que decidiram que se não houvesse uma resposta da prefeitura, nós faríamos a manifestação. Então, ainda no fim da manhã, do dia 4, após a assembleia, recebi uma ligação pouco antes de iniciarmos a manifestação, informando que a bandeira 2 seria estendida e que o reajuste sairia no decorrer do mês de março. Foi aí que a prefeitura oficializou a B2 no último dia 5.”

O embate entre as entidades ganha ainda mais força quando Fortunato desafia Mauro a apresentar resultados práticos para a categoria, questionando a eficácia da ATPA-PE em defender os interesses dos taxistas.

“A gestão pública sabe que nós estamos alinhados, mas não em causa própria, pensamos na categoria. Trabalhamos com responsabilidade, transparência e resultados práticos para o taxista. Não ficamos em redes sociais, criando animosidade entre os colegas e jogando palavras ao vento. A propósito, gostaria que o Ei Táxi perguntasse para esse cidadão sobre o trabalho dessa associação e sobre a função dele, porque a gente não ver ele conseguir nada para o taxista, passa o dia todo jogando conversa fora, mas algo de concreto, eu desafio que ele apresente”, rebateu Fortunato.

Diante desse cenário, os taxistas do Recife aguardam ansiosamente por uma definição sobre o reajuste da tarifa, esperando que a prefeitura e as entidades atuem em prol dos interesses da categoria. Enquanto isso, o embate entre ATPA-PE e SINDTAXI-PE coloca em evidência as diferentes abordagens e estratégias adotadas pelas entidades dos taxistas na busca por melhores condições de trabalho.

(Visitas totais 516)

Compartilhe

23 respostas

  1. maior vergonha todos fazendo política com a classe centenária e sofrida

    quando eu walmir vivia linha de frente brigando por essa classe levei nome de ladrão e fui julgado e condenado por alguns manipuladores que se acovarda com ela mesmo cada um tem aquilo que merece

    sobre o sindicato faz seus acordos políticos com vereadores por cargos comissionados
    o atual presidente do sindicato Flávio Fortunato até hoje não prestou conta de um dinheiro onde a PF prendeu ele em Salvador na época ele era diretor do sindicato e hoje ele é presidente
    bem parecido com a situação do Brasil hoje

    faz acordo com alguns motoristas auxiliares para ficarem manipulando em grupos de WhatsApp

    declaração essa que o sindicato da com arrumadinho político para que taxistas desculpa com a lei da obrigação de pagar o INSS e com uma declaração fajuta amarra muitos babões

    sobre o reajuste já se faz 7 anos não temos

  2. a categoria de táxi tem sofrido muito, com os aplicativos que andam sem fiscalização
    enquanto isso a 7 que não tem um aumento,somos orfãos de pai vivo ,quem era para nós representar não representa não representa os aplicativos agora estão adesivando os carros com pano de porta e miador e agora quem poderá nos ajudar

  3. esse presidente, flavio fortunato, foi detido com uma mala de 700 mil reais em vitoria da conquista, voltando de brasilia, quando todos os taxistas do brasil estavam protestando contra os apps, em brasilia.

  4. A questão do aumento na bandeira 2 faz com que o passageiro pense que o aumento é um absurdo sem saber quanto custa justamente a porcentagem da bandeira 2 precisando do aumento justo Claro e oficial

    1. A associação ATPAPE, está na luta pela categoria, pois o sindicato há muito tempo não más nos representa. Só serve para arrecadar dinheiro, bajular a gestão da CTTU e tirar fotos e inclusive com integrantes dos sem terra. A bandeira dóis só aumenta a desconfiança dos clientes, pois por falta de informação acha que é o dobro do valor da corrida.

  5. Fico me perguntando, até quando o sindicato e a prefeitura do Recife vai agir com todo esse descaso?
    Isso é um absurdo, estamos sem nenhum reajuste de tarifa há 7 anos, estamos pleiteando desde 2022 um reajuste, passamos 2022/2023 TB pleiteando o uso da B2 ( que não é reajuste ) e nada aconteceu, além de promessas e mais promessas.
    conseguimos através da associação ATPA-PE, fazer com que o sindicato se manifestasse e fizemos o uso da B2 no mês de fevereiro, com a promessa do reajuste após o carnaval. Nada aconteceu!.
    Já estamos em março ( passamos do meio do mês ), e mais uma vez estamos sob outra promessa.
    B2 em fevereiro, B2 em março! Me sinto que o ano de 2024 só terá 2 meses, Janeiro e Dezembro.
    Isso é uma verdadeira falta de respeito com a categoria 100tenaria e principalmente com todos os usuários do táxi.
    Prefeito João Campos tome uma atitude favorável tanto a categoria quanto aos usuários do táxi.
    #B2nãoéreajuste
    Reajuste já, é nosso direito!!

  6. e lamentável o que o poder público está fazendo com os taxistas não fiscalizar os carros de aplicativo que anda com luminosos miador com o nomes dos aplicativos sem contar que o nosso Reajuste já faz sete anos que não temos e faz dois anos que estamos cobrando o Reajuste

  7. boa tarde a todos eu ficou me perguntando porque e tão difícil as pessoas ser sincera com ela mesmo vive na mentiras ninguém ta perdido empréstimo nao so um aumento

  8. infelizmente uma categoria centenária deveria ser tratada com mais respeito para que os profissionais trabalha-se com dignidade. A decepção é grande com o descaso do poder público.

  9. É impressionante o discaso que a CTTU junto com o prefeito João Campos, tem com os taxistas.
    Há 7 anos que não temos reajuste, nos últimos 2 dois anos estamos correndo atrás desse reajuste, do outro lado temos o sindicato que aparentemente
    Não faz a sua parte, defender realmente os taxistas, fica fazendo política.
    REALMENTE, O AMIGO ALEXANDRE SOARES.
    Está certo quando fala que somos ÓRFÃOS de país VIVOS. senhor prefeito os taxistas voto e suas familiares também!!!

  10. Fico extremamente envergonhado com a situação da classe que nunca consegue ter seus direitos atendidos de forma comum! pois Perseguição por órgãos de fiscalização tem mais apoio dos órgãos competentes Não. #ReajusteJá

  11. nós meus 15 anos de táxi nunca vi isso na vida, quase dois anos lutando pelo reajuste e o sistema lutando contra a categoria !

  12. Foi e, é constrangedor a forma como o sindicato tem agido em relação a solicitação do aumento de tarifa. Desde o ano passado vem fazendo a categoria acreditar que o aumento está as portas, porém, assim também vem junto com seus pares enrolando e enrolando os pais de família taxistas de Recife, como também das outras cidades, já que Recife serve de espelho aos outros municípios. Uma hora faz-se críticas a administração da gestão municipal e assim também a CTTU, na outra hora como que num passe de mágica uma harmonia entre todos como se os companheiros não estivessem sentindo as dificuldades de 7 anos, isso mesmo, 7 anos sem reajuste.

  13. 07 anos sem reajuste, tudo estar mais caro combustivel , pecas acessorios , pneus , o custo estao muito alto , mais nao deichamos de pagar nossos impostos , para andamos ntodos legalizados , e vistoria, detran , impecao veicular , reteste , ipem , antecendentes crimina , vistoria das prefeituras , vistorias das coperativas , vistorias das radio taxis , para nao cair nosso padrao cair, Somos taxistas , Somos profissao centenaria com muito orgulho

    1. Queria saber onde vc vive depende do Taxi pq dizer isso lamentável 7 anos sem reajuste tudo aumentou

  14. Tá bom demais bandeira 2 até próximo ano,a categoria de taxista tá precisando mesmo é de passageiros,maioria desse pessoal taxista que quer reajuste trabalha em rádios e dao 10% de desconto em algumas corridas!

  15. Lamentável tudo isso que estamos passando tivemos que fazer um protesto,para chamar atenção , do prefeito e do sindicato que estamos a 7 anos sem alimentos passando por dificuldades para manter nossos carros regulares e sem condições de trocar por um mas novo mesmo com os descontos tá muito difícil todo mês tem reajuste dos fabricantes.

  16. Infelizmente nós taxistas aqui de Recife somos órfã de pai vivo. os interesses em ajudar a nossa classe são poucos, estamos a mais d 7 anos sem o reajuste por conta de um sindicato que não tem competência em trabalhar a favor da classe. vamos continuar sim lutando e vamos conseguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais