Na noite desta quarta-feira (25), o taxista e candidato a vereador, João Adorno, lançou oficialmente a sua campanha para uma vaga na Câmara Municipal de Salvador. O evento, realizado no Porto Belo Hotel, em Ondina, reuniu diversos representantes da categoria e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, da vice-prefeita Ana Paula Matos, do secretário de mobilidade Fabrizzio Muller, além de lideranças de cooperativas, empresas e do sindicato dos taxistas.
Durante o encontro, Bruno Reis destacou que trabalhará para garantir aos táxis o direito de circular nas vias exclusivas do Sistema Rápido de Ônibus (BRS), uma demanda antiga da categoria. Segundo ele, as faixas exclusivas do BRS, que vão integrar a Orla, o Subúrbio Ferroviário e outras regiões da cidade, poderão ser compartilhadas com os táxis, diferentemente das vias do BRT, que terão acesso restrito.
“Táxi nas ruas do BRT, não dá. Agora, vai ter o BRS, que vai pela Conselheiro Pedro Luiz, no Rio Vermelho, e se estende por parte do Itaigara até a Praça Nossa Senhora da Luz, chegando até Itapuã. Naquelas vias, dá pra ser compartilhada”, explicou Bruno Reis, sinalizando a intenção de atender a uma das principais demandas apresentadas pela categoria durante o evento.
O prefeito também elogiou a candidatura de João Adorno e ressaltou a importância de a categoria ter um representante na Câmara Municipal. “Tem aqui, na figura de João Adorno, um representante de vocês. Política é a arte de somar, e estão aqui todas as cooperativas, associações e o sindicato, que representam vocês. É importante a Câmara Municipal ter um representante taxista. Pra acabar esse debate da ampliação da idade da frota pra 10 anos, é importante ter alguém lá para defender essa bandeira, e João Adorno está qualificado pra isso, porque conhece os problemas de vocês”, afirmou.
Em seu discurso, João Adorno destacou algumas das propostas que pretende levar adiante, caso eleito. Ele também disse que, após o período eleitoral, a prefeitura lançará um novo edital de credenciamento para táxis em Salvador, ampliando o tempo de vida dos veículos para cinco anos, atendendo a uma solicitação que ele fez ao prefeito.
“Os novos taxistas poderão comprar um carro com até cinco anos de uso, além disso, haverá um prazo maior para apresentação do veículo, de no mínimo 70 dias. Isso permitirá que mais profissionais possam se adequar ao sistema e entrar no mercado, garantindo mais oportunidades para os taxistas auxiliares”, disse Adorno.
Como gesto simbólico, João Adorno entregou um crachá de taxista e um luminoso de teto ao prefeito e à vice-prefeita. “Isso daí tem uma força representativa muito grande pra gente. Todo auxiliar e permissionário sabe o que isso significa. Queremos entregar ao senhor também um dispositivo luminoso, que é o acrílico do táxi, para que o senhor possa colocar em sua sala”, completou Adorno, emocionado.