Os taxistas de Campinas têm até o dia 18 de outubro para realizar a verificação dos taxímetros, conforme calendário publicado no site do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). A ação acontece de segunda a sexta-feira, exceto em feriados, na Rua Lazaro Marchette, localizada no bairro Swiss Park. Os motoristas devem agendar o horário para a inspeção por meio do site oficial do órgão [www.ipem.sp.gov.br].
A verificação dos taxímetros é obrigatória e garante que o valor cobrado durante as corridas esteja correto, aumentando a confiança entre consumidores e profissionais. O Ipem-SP, autarquia ligada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado, é responsável por essa fiscalização, que inclui a análise de elementos como a distância percorrida e o tempo de trajeto, além das condições gerais dos equipamentos.
Documentos obrigatórios
Para realizar a verificação, os taxistas devem apresentar alguns documentos no local da inspeção, como:
– Alvará de estacionamento emitido pela prefeitura e dentro da validade;
– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), categoria aluguel;
– Certificado da última verificação do Ipem-SP, referente ao exercício de 2023;
– GRU (Guia de Recolhimento da União) quitada para o pagamento da taxa de verificação.
Além disso, é importante que os motoristas façam o agendamento pelo site e emitam a GRU antes de se dirigirem ao local. A verificação não será realizada sem o comprovante de pagamento e o horário previamente marcado.
Consequências em caso de irregularidade
Os taxistas que não comparecerem ao agendamento ou deixarem de realizar a verificação anual estarão sujeitos a penalidades. Da mesma forma, quem for flagrado operando com o taxímetro irregular terá até dez dias para apresentar defesa junto ao órgão regulador.
Atenção para o consumidor
O Ipem-SP orienta também os passageiros a ficarem atentos aos lacres dos taxímetros durante as corridas. A existência de um lacre amarelo e o selo do Inmetro garantem que o aparelho foi aferido e está em conformidade com as normas estabelecidas. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor deve recusar a corrida e comunicar o problema aos canais de denúncia do Ipem-SP, como a Ouvidoria no telefone 0800 013 05 22 ou pelo e-mail [email protected].
O valor das bandeiras é estabelecido pela prefeitura de cada município, e é fundamental que tanto taxistas quanto passageiros respeitem os horários de uso das bandeiras um e dois, evitando cobranças indevidas.
Verificação periódica para segurança e confiança
A inspeção é realizada pela equipe de fiscalização do Ipem-SP da regional de Campinas e busca assegurar que o preço registrado pelo equipamento seja calculado de forma justa. Para isso, a verificação considera fatores como o tempo e a distância percorrida, garantindo a regularidade no uso do equipamento.
Além disso, a manutenção e reparo dos taxímetros devem ser feitos apenas em oficinas autorizadas pelo Ipem-SP para garantir a precisão e segurança do equipamento.
Mais informações sobre a verificação dos taxímetros e outros serviços estão disponíveis no site [www.ipem.sp.gov.br] ou por meio dos canais de comunicação com o órgão.