Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Ipem-SP inicia hoje verificação de taxímetros em Itapecerica da Serra-SP

taxímetro
A ação, que se estenderá até o dia 11 de outubro, ocorrerá de terça a sexta-feira - Foto: Reprodução/Ipem-ES

Os taxistas de Itapecerica da Serra devem ficar atentos: o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) inicia hoje, dia 1º de outubro, a verificação anual dos taxímetros na cidade. A ação, que se estenderá até o dia 11 de outubro, ocorrerá de terça a sexta-feira, exceto aos fins de semana, conforme horários disponíveis no sistema de agendamento. O ponto de encontro será na rua Europa, nº 37, travessa da rodovia Armando Salles, km 30, no Jardim Imperatriz.

O Ipem-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, é o responsável pela verificação dos taxímetros e visa garantir a precisão das medições e a transparência nas relações de consumo. Durante o processo, os fiscais analisam se o valor cobrado corresponde ao percurso e ao tempo de deslocamento do táxi. A avaliação também inclui a verificação das condições gerais do veículo, como o estado dos pneus e a presença de lacres no taxímetro.

Como agendar a verificação

Os taxistas devem agendar a verificação pelo site do Ipem-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem a quitação da taxa e o agendamento prévio, o serviço não será realizado. No dia agendado, é necessário apresentar a seguinte documentação:

– Alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade;

– Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (categoria aluguel);

– Certificado da última verificação do Ipem-SP (2023);

– GRU devidamente quitada.

Penalidades por atraso ou não comparecimento

Os taxistas que não comparecerem dentro do prazo para a verificação ou que forem flagrados com o taxímetro irregular estarão sujeitos a penalidades e multas. Caso sejam autuados, têm até dez dias para apresentar defesa junto ao órgão regulador.

Como identificar um taxímetro regularizado

Os consumidores que utilizam táxi devem observar a presença do lacre amarelo e do selo do Inmetro no taxímetro. Esses dispositivos garantem que o equipamento não foi alterado após a verificação e que as medições estão de acordo com as normas vigentes. Caso o lacre esteja rompido, é recomendável não aceitar a corrida, já que a cobrança pode estar incorreta.

Outros serviços

Além da verificação anual, o Ipem-SP realiza outros serviços, como troca de titularidade, regularização após furto ou roubo, e baixa de taxímetro. Todos esses serviços devem ser previamente agendados pelo site do instituto, seguindo os mesmos procedimentos da verificação anual.

O objetivo do Ipem-SP é assegurar que o preço registrado pelos taxímetros seja justo, promovendo a confiança entre consumidores e motoristas.

(Visitas totais 52)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais