Por Aurélio Pereira
O impacto dos carros elétricos nos microclimas urbanos, como o de São Paulo, é uma questão que merece destaque. Embora não resolvam os problemas ambientais globais, veículos elétricos podem contribuir significativamente para melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas densamente povoadas, reduzindo problemas respiratórios causados por poluentes.
Tecnologias que fazem a diferença
A Nissan tem liderado o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como veículos movidos a biometano, um gás renovável produzido a partir de resíduos orgânicos. Essa solução reduz emissões de gases de efeito estufa em até 90%, além de oferecer baixo custo operacional e menor dependência de combustíveis fósseis. Modelos como o Nissan NV400, NT400 e e-NV200 já utilizam essa tecnologia, destacando-se como alternativas sustentáveis.
Além disso, os carros híbridos combinam diferentes sistemas de propulsão, como motores a combustão e elétricos, oferecendo vantagens como redução de emissões e menor consumo de combustível. Modelos como o Toyota Corolla Hybrid e o Nissan Leaf já estão disponíveis no Brasil, mostrando que a transição para uma mobilidade mais sustentável está ao nosso alcance.
Crescimento no Brasil
A venda de carros elétricos no Brasil cresceu exponencialmente em 2024. A BYD, por exemplo, registrou um aumento de 290% em vendas, liderada pelos modelos Dolphin Mini e BYD Song. Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado nacional de veículos elétricos e híbridos continua em ascensão, reforçando a importância de investimentos em infraestrutura e conscientização da população.
Desafios e oportunidades
Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados, como os altos custos iniciais, a infraestrutura limitada de recarga e a complexidade técnica dos veículos híbridos e elétricos. No entanto, os benefícios em termos de sustentabilidade, eficiência e qualidade de vida urbana são inegáveis.
Conclusão
Como taxista há 30 anos em São Paulo, vejo com otimismo o futuro da mobilidade urbana. A substituição gradual de frotas por veículos elétricos e híbridos, especialmente em segmentos como táxis e ônibus, pode transformar nossas cidades, tornando-as mais limpas e saudáveis para todos.
Se queremos um futuro melhor, é hora de acelerar a transição para tecnologias sustentáveis.
Aurélio Pereira
Taxista, atuando há 30 anos em São Paulo.
Respostas de 3
A questão que carros elétricos não são exatamente ecologicamente corretos quando se analisa toda a cadeia produtiva. Para a produção de bateria estima-se revolver 2 toneladas de terras para extração de minério. Com pesadas máquinas a diesel. As baterias não são recicláveis. Penso que por questões externas, fechamos os olhos para soluções, melhores, mais amigas da natureza, como etanol, combustível renovável, com menos emissões de carbono que os combustíveis fósseis e que consegue anular o carbono durante o ciclo de crescimento da cana-de-açúcar.
si a tecnologia foce reamente cofiavel seria maravilhoso mas nao da pra cofia nos carro e empresa que os fabrica tanto carro como as bateria vai ser a mesma coisa dos carro 3 cilindro que estao ai uns verdadeiro lixo como onix correia banhada a oleo os logan descartavel com series de pobremas eletrico e mecanico as spincom os probrema cronico de cambio automatico e esse carro novo caro demais sureal os preço so doido nao enchega a safadesa dessa montadora com os brasileiro acorda brasil
que matéria horrível de ler, doeu até meus olhos, retornei ao taxi tem 4 ou 5 anos e des de quando eu voltei você já não atuava mais no taxi, você já foi taxista, você não trabalha ou vive na rua como nos pra sabermos que a economia de um carro elétrico não aguenta um terço do que a gente trabalha, tirando que nem todos tem o mesmo estilo de vida pra poder tá entrando em uma divida tão alta assim, e com o movimento caindo (graças a todos que fizeram o L) não dá pra arriscar dessa forma. Tudo bem que você tá pensando pelo lado da poluição, mais para de pensar em si mesmo e pensa um pouco nos outros, pq voce sabe sim que existem muitos que nao tem condicao de financiar um carro caro desse pra poder rodar tao pouco por conta da economia.