Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Editorial (PE): A Democracia que prevaleceu e ensinou

Urna, voto e transparência… Sindicato dos Taxistas de Olinda, no Grande Recife, acertou ao eleger nova diretoria, democraticamente

Por Daniel Júnior

O ano de 2019 ficou destacado na história do Sindicato dos Taxistas de Olinda, no Grande Recife. Por lá, aconteceu no último dia 06 de novembro a eleição para definir a nova diretoria que ficará na gestão do Sindicato até 2023. Esse processo eleitoral, por meio de voto, urna e transparência, foi pioneiro naquela instituição, ou seja, a primeira vez que aconteceu.

Dessa eleição pioneira, foi possível tirar aprendizados sobre as eleições democráticas que ocorrem pelo país: quem já está na administração tem mais chance de conseguir a reeleição ou eleger quem está apoiando. A Chapa 01 (A voz do taxista é a nossa voz), formada por integrantes da gestão anterior, conseguiu vencer com folga (191 votos) a Chapa 02 (Taxistas, a hora é agora), que teve 118 votos. Outros dois votos foram nulos.

A falta de interesse dos eleitores, no quesito participação na eleição, foi outro aprendizado. Nem metade dos associados do sindicato, mesmo aptos a votar, compareceram ao processo eleitoral. De um número de mil a 1.200 membros, apenas 311 tiveram a coragem de procurar a sede do sindicato e ir à urna defender a chapa que mais lhe agradou.

Os integrantes das duas chapas estão de parabéns. Cumpriram seu papel. Colocaram seus nomes à disposição. A transparência também marcou esse processo eleitoral. Assim como foi recomendada pela procuradora Gabriela Tavares Miranda Maciel da 6° Região do Ministério Público do Trabalho (MPT), a lista dos taxistas votante foi fornecida pela Secretaria de Transporte de Olinda. Além do mais, foi cumprida a determinação do MPT de que no local de votação teriam quatro fiscais, dois da Chapa 01 e dois da Chapa 02; além de um presidente de mesa e um secretário da mesa coletora.

No final do pleito, a Chapa 02, que não alcançou a diretoria, compreendeu a Democracia: reconheceu a eleição, a vitória da Chapa 01 e informou que iria dialogar com a nova gestão para entregar demandas dos taxistas. No final da eleição, todos saíram vitoriosos. A “Democracia prevaleceu e ensinou”.

Agora, a administração do Sindicato dos Taxistas de Olinda é da Chapa 01, que tem o dever de cumprir as promessas feitas na campanha. À Chapa 02 e seus eleitores, cabe uma oposição vigilante, mas acima de tudo, construtiva.

Deste processo democrático, o Ei, Táxi entende que cumpriu o seu papel informativo e imparcial, dando luz aos fatos. Esse é dos exemplos que mostram a importância da Imprensa independente. Taxista, faça a sua parte, colabore com o seu Ei, Táxi denunciando, fazendo críticas ou sugestões e compartilhando a sua ferramenta de comunicação entre os colegas, passageiros e familiares.

Entenda o que significa Democracia:

Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto, seja impresso ou na urna eletrônica.

Fonte: significados.com.br

(Visitas totais 112)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais