Na manhã desta segunda-feira (15), a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) realizou a entrega simbólica da primeira carta de crédito para financiamento de um táxi elétrico na cidade de Salvador. O evento contou com a presença da diretoria da Agência e do mais novo autorizatário, Antônio Carlos Neves, alvará A-2258, que foi taxista auxiliar durante 30 anos e, recentemente, foi contemplado com um alvará no processo seletivo promovido pela prefeitura.
Antônio, com 64 anos, esteve na sede da Desenbahia para registrar o momento de assinatura do contrato de financiamento de R$100 mil, que possibilitará a aquisição de um veículo 100% elétrico. João Adorno, que tem apoiado os colegas auxiliares durante o processo seletivo, destacou a importância deste marco: “Antônio foi contemplado pela prefeitura com um alvará no processo seletivo, mas não tinha os recursos suficientes para poder apresentar um carro comum. Então, ele está colocando um veículo 100% elétrico.”
Novidades no Programa Protáxi
Além da entrega da carta de crédito, João Adorno trouxe uma importante novidade para os taxistas em relação ao programa Programa de Renovação da Frota de Táxi (Protáxi) da Desenbahia. A partir de agora, os contratos de financiamento assinados a partir do dia 15 de cada mês terão até 60 dias para o pagamento da primeira parcela. Adorno explicou: “Se você der entrada no dia 15, você tem 60 dias; no dia 16, 59 dias; no dia 17, 58 dias; e assim sucessivamente.”
Essa iniciativa visa facilitar a vida financeira dos taxistas, oferecendo um período de respiro antes do início dos pagamentos. A Desenbahia continua a se destacar como uma importante aliada dos profissionais do setor de transporte individual de passageiros, incentivando a modernização e a sustentabilidade da frota de táxis de Salvador.