Por Daniel Júnior
Jaboatão dos Guararapes (PE) – Mesmo após procurar o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SindtáxiPE) para firmar uma parceria, a Cooperativa de Táxi da Área Sul (Coopersul), situada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ainda não recebeu nenhuma resposta. Integrantes da Coopersul afirmam que o Sindicato dos Taxistas de Jaboatão não representa a categoria e não faz esforços para trazer melhorias à categoria e, por esse motivo, buscam aproximação com o SindtáxiPE.
O principal objetivo da Cooperativa de Táxi da Área Sul com a parceria, segundo os membros, é ter uma instituição que a represente e que articule com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para que o taxista de Jaboatão dos Guararapes seja autorizado circular no Recife em dias de eventos.
“Enviamos um Termo de Cooperação Técnica e, em seguida, fomos conversar com o advogado do SindtáxiPE, inclusive o presidente Flávio Fortunato estava na hora. Traçamos alguns pontos para ser colocado no termo. Deram um prazo de uma semana e disseram que iriam fazer uma alteração no documento e encaminhar para o nosso e-mail. Mas até agora estamos aguardando. Essa reunião ocorreu no início de novembro. Nenhuma novidade até o momento. Estamos no mês de dezembro. Período das festas de final de ano e queremos muito conseguir articular, junto ao SindtáxiPE, para que a CTTU autorize o taxista de Jaboatão a circular na cidade do Recife, onde se concentra grande parte dos eventos”, afirmou Pedro Paulo, advogado da Coopersul.
O Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SindtáxiPE) informou que “o pedido está sendo analisado pelo jurídico da instituição e que uma nova reunião será agendada ainda este mês”.
Procurado pela reportagem, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, Carlos Campelo, garantiu que “enviou um ofício à Prefeitura de Jaboatão solicitando que a gestão entre em contato com a Prefeitura do Recife, para que seja feito um convênio no qual permita que os taxistas de Jaboatão circulem durante todo o mês de dezembro na capital pernambucana”.
ARQUIVO
Em reportagem publicada na edição de outubro do jornal Ei, Táxi, o advogado da Coopersul, Pedro Paulo, disse que a parceria ainda não havia sido firmada porque “faltava sentar e conversar com os representantes do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco para saber o que será feito em benefício dos taxistas de Jaboatão dos Guararapes”. Confiante na parceria com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SindtáxiPE), Pedro ainda falou que “acredito que essa parceria com o SindtáxiPE, que será o nosso porta-voz, realmente vai oferecer muitos benefícios. Já vamos conversar para saber como será a liberação dos táxis de Jaboatão para circular no Recife durante as festividades de fim de ano, como no Natal e Réveillon. Vamos solicitar essa autorização. Queremos mostrar até para os taxistas que rodam lá em Jaboatão, que uma cooperativa, uma entidade pequena, está sendo um representante maior que o próprio sindicato da cidade”.
Citado, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Jaboatão dos Guararapes, Carlos Campelo, respondeu que “o intuito da Coopersul é tomar o Sindicato, como tomaram a cooperativa. Chegaram a colocar o Sindicato na Justiça. Prestamos contas no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e foi constatado que tudo está certo aqui. Os representantes da Coopersul são causadores de confusão, querem sugar os taxistas de Jaboatão e usam de todas as artimanhas para isso”.
Saiba Mais:
A Coopersul foi inaugurada há oito anos e possui 115 cooperados. Jaboatão dos Guararapes possui mais de mil táxis, segundo a Coopersul e o Sindicato da categoria.