Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Carnaval: Portais de controle de veículos começam a funcionar a partir dessa quinta (16); táxis ganham novos pontos e via exclusiva

Portais_acesso_transito
Táxis terão via exclusiva na Av. Centenário - Foto: Ascom/Transalvador/PMS

A partir dessa quinta-feira (16), data que marca o início oficial do Carnaval 2023 na capital baiana, começa efetivamente o controle de veículos pelos portais montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Até a Quarta-feira de Cinzas (22) quem não tiver devidamente cadastrado para acessar os pórticos poderá ser notificado nos períodos de controle. Esse ano, os táxis terão novos pontos e via exclusiva na Av. Centenário.

A ativação dos 15 portais será feita diariamente, sempre das 13h às 6h do dia seguinte. Um pouco antes do acionamento do controle, agentes de trânsito vão ficar posicionados nessas barreiras para orientar os condutores. Fora deste período, ou seja, das 5h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares.

Táxis – Além da estrutura e organização feita no último carnaval, em 2020, as novidades para os táxis estão na criação de dois novos pontos (na Rua Afonso Celso, esquina da Rua Prof. Lemos Brito e na Fonte Nova, região do Dique do Tororó e na via exclusiva na Av. Centenário.

Tecnologia – O carnaval continua com as cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais são numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão terá acesso livre ao portal específico da sua subárea.  Estará passando de maneira irregular pelos portais quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada.

Este ano, letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar.

Concomitantemente, a tecnologia da Transalvador transmitirá informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais emitidas pela Transalvador, que devem ser colocadas no para-brisa em algum local de fácil visualização, fora do degradê que há em alguns vidros. As credenciais para moradores e prestadores de serviço contêm a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação.

Um QR Code auxiliará na identificação do proprietário do veículo e a subzona a qual ele estará credenciado a circular. O uso irregular do adesivo sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, Art.299).

Locais dos Portais de Controle Eletrônico

Avenida Oceânica, Travessa Bartolomeu de Gusmão (Curva da Paciência – Rio Vermelho)

Avenida Milton Santos, próximo portão da UFBA, após ponto de ônibus

Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira (Calabar)

Rua Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos

Rua Manuel Barreto x Rua Doutor Antônio Rocha x Rua Rio São Pedro

Avenida Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres (Praça)

Avenida Centenário x Retorno compartilhado

Avenida Centenário x Rua Professor Sabino Silva (Shopping Vitória Center)

Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro

Avenida Centenário x Acesso ao Shopping Barra

Ladeira da Barra, próximo Aliança Francesa

Avenida Princesa Isabel x Rua Oscar Carrascosa, sentido Barra

Rua Cezar Zama x Rua Professor Lemos de Brito

Rua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa Cima – Rotatória

Rua Djalma Ramos x Rua Manoel Barreto – Acesso Shopping Barra

(Visitas totais 147)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais