Infraestrutura para os táxis no Carnaval
Os táxis desempenham um papel fundamental na mobilidade dos foliões durante o Carnaval de Salvador, e, para 2025, a Prefeitura manterá uma estrutura especial para facilitar o transporte. A principal mudança anunciada pelo novo secretário de mobilidade, Pablo Souza, é que os táxis com passageiros não precisarão utilizar as faixas exclusivas segregadas com gradis nas vias de acesso aos circuitos, o que deve facilitar a fluidez do trânsito e evitar congestionamentos nesses corredores.
Os taxistas contarão com 17 pontos estratégicos de embarque e desembarque, distribuídos em locais de grande movimentação próximos aos circuitos. Além disso, a Bandeira 2 estará autorizada a partir das 18h do dia 27 de fevereiro até às 12h da Quarta-feira de Cinzas, 5 de março.
Confira os pontos de táxi durante o Carnaval:
– Vale do Canela (Viaduto Menininha do Gantois)
– Politeama de Cima (antigo Colégio Ideia)
– Joana Angélica (Colégio Central)
– Praça Cairu (em frente ao Elevador Lacerda)
– Rua do Tijolo (ao lado do Viaduto da Sé)
– Av. da França (próximo ao Hub Salvador)
– Ladeira do Taboão (próximo à Praça do Pelourinho)
– Rua Gabriel Soares (perpendicular à Ladeira dos Aflitos)
– Terminal da Barroquinha (ao lado do posto policial)
– Centenário (retorno próximo à Rua Airosa Galvão)
– Estação da Lapa (parte interna)
– Porto da Barra (próximo ao Barra Hotel)
– Rua Edgar da Mata (perpendicular à Av. Ademar de Barros)
– Garibaldi (esquina com a Rua Agnelo de Brito)
– Oceânica em Ondina (em frente à Pós-Graduação Faresi)
– Rua Afonso Celso
– Rua Nossa Senhora de Fátima (em frente à Pós-Graduação Faresi), onde ficarão os táxis especiais das cooperativas Comtas e Coometas.
Faixas exclusivas e corredores
Nos circuitos do Carnaval, os táxis sem passageiros deverão respeitar as faixas exclusivas nas avenidas Oceânica e Centenário. A criação de corredores especiais ajudará a melhorar a mobilidade e a circulação dos veículos durante os dias de festa.
Portais de acesso e fiscalização
Os táxis que estiverem com pendências junto à Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) poderão ser multados caso acessem os circuitos através dos portais de vias exclusivas. O presidente da Associação Geral dos Taxistas (AGT), Denis Paim, reforçou a necessidade de regularização.
“Os portais, quem passar por lá e não tiver regular com o crachá, qualquer coisa atrasada, vai ter o carro multado. Por isso, adiantem, montem o carro de vocês pra ficar em dia, crachá e alvará na mão, liguem o acrílico, cobrança só no taxímetro e evitem qualquer tipo de estresse”, alertou Paim.
Com essas medidas, a expectativa é que os taxistas consigam atender com mais eficiência os foliões, garantindo um transporte seguro e organizado durante a maior festa popular do Brasil.
Apoie o jornalismo independente do Portal Ei Táxi!
Contribua para que continuemos trazendo informações relevantes e imparciais. O Portal Ei Táxi não aceita publicidade governamental ou de campanhas eleitorais, garantindo total independência editorial. Apoie com qualquer quantia através do Pix: [email protected] (titular: Web Tech Digital Solutions Ltda, CNPJ 53.653.786/0001-02).