Mais resultados

Generic selectors
Somente correspondências exatas
Pesquisar no título
Pesquisar no conteúdo
Post Type Selectors
post

Carnaval 2019 do Recife promete facilidade para taxistas que circularem no polo da folia

Passageiro sairá ganhando com os corredores exclusivos para táxis. Foto: Daniel Tavares
Passageiro sairá ganhando com os corredores exclusivos para táxis. Foto: Daniel Tavares

 

Por Rodrigo Malveira

 

Entre os dias 1° e 6 de março acontece uma das datas mais aguardadas pelos taxistas da Região Metropolitana do Recife por conta do turismo no estado, o carnaval. A festividade, porém, também é motivo de preocupação para a categoria no quesito organização do trânsito e segurança, principalmente nos grandes polos localizados no Bairro do Recife, que tem como atrações confirmadas nos dias de folia nomes como Alcione, Leci Brandão, Gaby Amarantos, Alceu Valença, Roberta Sá e Marcelo Jeneci, além de bandas como Monobloco, Jota Quest e Paralamas do Sucesso.

 

Para 2019, algumas novidades devem ser implementadas pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no centro da cidade. A principal delas é a designação de um corredor exclusivo para táxis no trecho que vai da sede do Grande Recife, no Cais de Santa Rita, até a Ponte Giratória. Além disso, nos grandes polos será permitida, apenas, a circulação de táxis, carros por aplicativos não terão acesso.

 

As mudanças são elogiadas pelo Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SINDTAXIPE), que acredita que esse esquema inaugurará um novo momento para os táxis, pois, terão o protagonismo no transporte e tornarão as viagens mais rápidas por evitarem engarrafamentos. “Sempre questionamos porque vivíamos no congestionamento, então é o primeiro ano desse sistema do táxi estar no corredor sozinho. Ganhamos muito tempo para atender o folião com rapidez”, exalta o presidente Flávio Fortunato.

 

No polo da folia, os taxistas ainda poderão contar com pontos fixos na ponte Giratória e na Rua Mariz e Barros. Na ponte Giratória, a pedidos do vereador Aerto Luna (PRP), a fila de táxi ganhará uma infraestrutura de apoio com toldo, banheiros químicos e um balão de identificação (blimp) do ponto de táxi, facilitando a vida do folião. O sindicato também pretende ter um “quartel-general” próximo à ponte Limoeiro.

 

Entre os taxistas, além do trânsito outra preocupação é a segurança e, devido à experiência adquirida em outros carnavais, o taxista Manoel Santos, 21 anos de profissão, tem a certeza de que essa é uma data em que ele não roda. “Não gosto de rodar no carnaval. Saio, vou para praia ou sítio com a família. Acho um risco sair no carnaval, tem seus prós, mas também tem seus contras”, comenta.

 

Essa visão, entretanto, é pouco compartilhada entre a categoria, que observa como uma grande oportunidade de aumentar a receita. O taxista Luiz Ferraz pretende rodar onde tiver folia. “Vou trabalhar em todo canto, Olinda, Marco Zero e onde for ponto de carnaval”, projeta. Há 10 anos com seu carro, o motorista diz que nunca teve preocupação no período da festividade. “Nunca tive problemas. No Marco Zero tem a fila só para táxi e isso ajuda muito”, ressalta.

 

O taxista Luiz Ferraz pretende rodar onde tiver folia. Foto: Rodrigo Malveira
O taxista Luiz Ferraz pretende rodar onde tiver folia. Foto: Rodrigo Malveira

 

Ao longo do período momesco, comumente o trânsito do Bairro do Recife funciona com bloqueios de toda área, exceto na avenida Cais do Apolo, até altura da Caixa. A ponte Giratória é bloqueada na tarde da sexta de carnaval, operando apenas tráfego de táxis e expresso da folia, até a manhã da quarta de cinzas. As demais pontes adotam o seguinte esquema: exclusiva para pedestres (Maurício de Nassau), com tráfego misto (Limoeiro) e aberta a circulação apenas de ônibus e motos (Buarque de Macedo e Princesa Isabel).

 

Programação do Carnaval

Para 2019, a prefeitura do Recife apostou em nomes conhecidos do folião pernambucano para comandar os cinco dias de festa no principal polo da capital, o do Marco Zero. Abrem o período momesco, os homenageados deste ano, Gerlane Lops e Belo Xis. Nos demais dias segue a tradição do domingo do samba, a segunda do pop/rock e o encerramento na terça com o arrastão do frevo até o amanhecer. Confira a programação:

 

Sexta (01/03)

 

Abertura do carnaval – Início às 19h;

 

Gerlane Lops – 20h40 até 21h55;

 

Maestro Forró, Nena Queiroga e Almir Rouche – 22h15 até 0h;

 

Belo Xis – 0h20 até 1h20;

 

Sábado (02/03)

 

Lula Queiroga, Pedro Luís, Roberta Sá e Marcelo Jeneci – 20h até 21h30;

 

Fafá de Belém – 21h50 até 22h50;

 

André Rio com Quinteto Violado, Banda de Pau de Corda e Som da Terra – 23h10 a 0h30;

 

Paralamas do Sucesso – 0h50 até 2h10;

 

Domingo (03/03)

 

Samba no Recife, com Adriana B e convidados locais – 20h até 21h;

 

Leci Brandão – 21h20 até 22h40;

 

Alcione – 23h até 0h10;

 

Monobloco – 0h30 até 2h;

 

Segunda (04/03)

 

Gustavo Travassos, Beto Hortis, Luciano Magno e Coral Edgar Moraes – 20h até 21h;

 

Jota Quest – 21h30 até 23h00;

 

Cascabulho, Zezé Mota, Daúde e Tony Tornado – 23h20 até 0h30;

 

Cordel do Fogo Encantado – 0h50 até 2h20;

 

Terça (05/03)

 

Alceu Valença – 20h30 até 22h;

 

Gaby Amarantos – 22h20 até 23h50;

 

Elba Ramalho – 0h10 até 1h40;

 

Spok Frevo Orquestra + Tânia Alves – 2h até 5h;

 

Orquestrão – 5h.

(Visitas de hoje 1 | Visitas totais 161)

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa Lista de Transmissão

Siga nossas Redes Sociais

Siga nossas Redes Sociais