Por Daniel Júnior
No dia 15 de novembro, ocorrerá o primeiro turno das eleições municipais. Vamos eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores, que vão ficar no ‘comando’ da cidade nos próximos quatro anos. Enviamos perguntas todos os candidatos à prefeitura de Salvador para que divulgassem suas propostas para o setor de táxi, mas apenas Major Denice e o Pastor Sargento Isidório responderam até o fechamento desta matéria. Dentre tantos temas, optamos por alguns. Confira!
Qualificação e Fomento para o Setor de Táxi
Major Denice (PT): Vamos oferecer acesso a cursos sobre a história da cidade, atendimento, línguas estrangeiras e empreendedorismo. A Prefeitura pode e deve retomar a relação com o Governo Estadual e juntos promoverem uma ampla capacitação e qualificação com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes e ao bem estar dos profissionais. Vamos incluir o táxi no protocolo de medidas restritivas, viabilizando aos lojistas de shoppings a contratação de táxis e vans como meios de transportes dos funcionários, incentivar dos tributos às operadoras de turismo e de receptivos, que utilizem o táxi, deixando de utilizar veículos particulares.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): Vou trabalhar para fortalecer a COTAE dando a ela status de superintendência. Abrir de vez o diálogo com a categoria e buscar as melhores soluções para o segmento do táxi e visar também o melhor atendimento aos passageiros.
Transporte Clandestino
Major Denice (PT): Havia um convênio entre a Prefeitura e o Governo, mas finalizou em 2009. Esse convênio auxiliava no combate ao transporte clandestino. A Polícia Militar atua em apoio quando é demandada, mas atualmente essa fiscalização não faz parte da atuação da instituição. Vê-se que a legislação possibilita que os motoristas particulares realizem o serviço através de solicitações de usuários previamente cadastrados em aplicativos. A forma como tem sido feita, abordando pessoas nas entradas da cidade, no aeroporto, rodoviária, entre outros, viola a legislação e prejudica o transporte regular. Temos que combater esse tipo de transporte.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): Vamos atuar na prevenção para não permitir a multiplicação desse modelo irregular. Quem paga os tributos, deve ter prioridade. Não é justo que pessoas venham tumultuar o trabalho dos taxistas. Iremos trabalhar junto à Câmara de Vereadores para não permitir a desorganização da cidade.
Vistoria e Fiscalização do Transporte por Aplicativos
Major Denice (PT): A necessidade de planejamento e atuação para vistoria e fiscalização é responsabilidade da SEMOB. Promoveremos contratação, um chamamento público, para credenciar empresas para realizar o serviço de vistoria e reduzir o tempo médio de espera.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): A Prefeitura conversando com os técnicos da Transalvador e demais autoridades, engenheiros de trânsito, haverá de achar os mecanismos legais para solucionarmos este problema. Ouvindo sempre a sociedade.
Aplicativo para Táxi
Major Denice (PT): Para disputar com o que já existe, utilizar um aplicativo exclusivo para táxis pode ser interessante. É estar acessível ao cliente. Se a opção é de aplicativos públicos ou privados, isso precisa ser avaliado com prudência, mas que o taxista precisa ingressar em uma plataforma para assim disponibilizar suas funcionalidades, é fato.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): Temos que analisar as ações e propostas feitas lá e analisarmos as especificidades daqui para se for o caso adequarmos este sistema aqui em Salvador. Tudo que for bom para os taxistas e para os passageiros deve ser colocado em prática em nossa capital.
Alvarás para Taxistas Auxiliares
Major Denice (PT): Taxista Auxiliar é uma alternativa para motoristas autônomos. Eles alugam o alvará para ter uma renda, contudo, acabam pagando valores altos para as locadoras. Essa modalidade faz com que percam direitos a alguns descontos no IPI e ICMS, por exemplo. É uma parte da categoria que precisa de um olhar especial, muitas vezes trabalham em condição estressante. Na nossa gestão daremos importância a essa demanda.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): Vamos promover estudos técnicos da frota para tomar as decisões necessárias sobre o aumento das licenças, priorizando sempre pessoas físicas e não as empresas.
Campanhas de Vacinação
Major Denice (PT): A definição do grupo de risco para vacinação é uma decisão respaldada em bases técnicas, científicas, conhecimentos sobre a transmissão da doença em cada região e faixa etária. Essa análise observa diversas questões como onde grupos podem ser mais afetados, frequência e proporção de casos, mortalidade, gravidade dos casos, entre outros aspectos. Como não há aglomeração no transporte utilizado por taxistas, essa demanda precisa ser discutida com os setores técnicos da Saúde.
Pastor Sargento Isidório (AVANTE): Os taxistas devem abrir toda e qualquer campanha de vacinação. E assim será na nossa gestão. Trata-se de um público que se expõe a todo tipo de enfermidade e não apenas ao coronavírus, por seu veículo ser coletivo atendendo a todos. Por isso, precisamos ter cuidados especiais com esses valorosos profissionais para além da pandemia da COVID-19.
Respostas de 2
O jornal EITAXI antes , quando recebíamos o link para acesso às notícias, bastava tocar em cima e já abria para acesso, agora não está ocorrendo mais esta facilidade. Precisaria corrigir isto.
Na gestão atual, houve um descaso total com os taxistas. Precisamos de mais pontos, principalmente nas estações do metrô. A GETAX é uma vergonha, tanto na parte de estrutura e no atendimento. Hoje os taxistas são perseguidos, enquanto os motoristas de aplicativos vem tomando nossos espaços.