Na última segunda-feira, dia 3, João Adorno, representante da Comissão dos Taxistas, liderou um ato em frente à Câmara Municipal de Salvador. O objetivo principal da mobilização era pedir a ampliação da idade dos veículos que serão adquiridos pelos taxistas auxiliares contemplados no recente processo seletivo para novos taxistas na cidade.
O ato estava marcado para coincidir com uma sessão da Câmara, mas foi impactado pelo adiamento da sessão devido ao lançamento da pré-candidatura do prefeito Bruno Reis, evento que contou com a presença de diversos vereadores. Apesar dessa mudança, a mobilização não perdeu sua força. “O ato ocorreu em frente à Câmara, porque a sessão foi adiada já que os vereadores que são pré-candidatos à reeleição estavam no lançamento da pré-candidatura do prefeito Bruno Reis”, explicou Adorno.
Mesmo sem a presença de todos os vereadores esperados, Adorno e os taxistas conseguiram dialogar com alguns parlamentares presentes, resultando em uma resposta positiva. “Conversamos com os vereadores Isnard Araújo (PL) e o líder do governo na Câmara Municipal, Kiki Bispo (UB). Além disso, também falamos com Igor Domingues, secretário particular do prefeito Bruno Reis, que solicitou que a gente organizasse uma comitiva de aproximadamente dez taxistas para conversar com ele na sala de reunião da prefeitura. A conversa foi muito positiva, saímos de lá com uma direção. Ele ficou de agendar um encontro nosso com o prefeito,” relatou Adorno.
Além dos diálogos na Câmara, João Adorno também se reuniu com o secretário da Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fabrizzio Muller, para tratar especificamente da pauta da ampliação da idade dos carros para os taxistas vencedores do processo seletivo e da situação dos candidatos que foram inabilitados. “Conversei com o secretário de mobilidade, exclusivamente sobre essa pauta da ampliação da idade dos carros para os vencedores do processo seletivo e da habilitação daqueles que foram inabilitados. Estou aguardando as instruções para poder passar para os motoristas auxiliares,” disse Adorno.
A mobilização foi um passo importante para os taxistas auxiliares de Salvador. Com a perspectiva de uma reunião agendada com o prefeito Bruno Reis, há um otimismo cauteloso de que suas reivindicações serão atendidas, melhorando assim as condições de trabalho e facilitando a entrada de novos profissionais no mercado de táxi da cidade.
Os taxistas agora aguardam as próximas etapas das negociações e as orientações da prefeitura para seguir adiante com suas demandas.