A Associação dos Profissionais do Táxi de Maceió (ASPROTAM) apresentou ao Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) algumas propostas de alteração no edital de credenciamento de novos taxistas, lançado recentemente pela prefeitura de Maceió. O edital visa a abertura de mil novas autorizações de táxi na capital alagoana.
Entre as sugestões feitas pelo presidente da ASPROTAM, Everaldo Jr., está a mudança no requisito relacionado à idade do veículo. Ele propõe que a idade máxima dos carros siga a legislação municipal vigente, que permite veículos com até 8 anos de fabricação, diferentemente do proposto pelo edital de 5 anos. Além disso, a associação sugere que a apresentação do veículo não seja obrigatória no momento da inscrição, mas que os candidatos tenham um prazo de até 90 dias para cumprir esse requisito. Segundo Everaldo Jr., essa flexibilização daria melhores condições aos candidatos para adquirir sua autorização de táxi e preparar o veículo conforme as exigências do edital.
As propostas foram formalizadas e entregues ao DMTT, e agora aguardam parecer do departamento. O link para o credenciamento dos novos taxistas só será divulgado após a análise das sugestões da ASPROTAM.
O edital de credenciamento da prefeitura de Maceió visa ampliar o número de táxis na cidade, oferecendo novas oportunidades de trabalho para motoristas interessados em ingressar na profissão. Com as sugestões da ASPROTAM, a expectativa é que o processo se torne mais acessível e adequado às condições dos candidatos, garantindo mais viabilidade para aqueles que pretendem ingressar no sistema de táxis da capital alagoana.